Água no Sistema Solar

Água é o composto químico mais abundante no Universo; é constituída pelo mais abundante (hidrogénio) e pelo terceiro elemento mais abundante (oxigénio). Água no estado líquido é abundante na Terra, mas nos outros corpos do sistema solar está normalmente no estado sólido (gelo) ou no estado gasoso (vapor de água).

Após o sistema solar se formar, a maior parte da água ficou como gelo na superfície ou no interior dos planetas (e luas) mais distantes. Na verdade, a Terra tem relativamente pouca água, e a que tem está maioritariamente à superfície.

Água no estado líquido também se encontra presente nos oceanos interiores de Europa e Titã, luas de Júpiter e Saturno. Também poderá haver bastante água em Marte e em Enceladus, lua de Saturno.

Crédito: PHL @ UPR Arecibo, NASA.

A imagem mostra uma comparação do volume de água no estado líquido na Terra, em Europa e em Titã.
Europa, lua de Júpiter, deverá ter um oceano interior com 2 vezes mais água no estado líquido que a Terra.
Titã, lua de Saturno, deverá ter um oceano interior com 11 vezes mais água no estado líquido que a Terra.
Somente água no estado líquido é considerada nesta imagem, mas tanto Europa como Titã deverão ter também muita água no estado sólido (gelo).
A imagem assume que o oceano terrestre tem em média uma profundidade de 4 kms, que o oceano em Europa deverá ter 100 kms, e que o oceano em Titã deverá ter 200 kms de profundidade.

A imagem original, e as explicações, encontram-se no site do PHL.

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Acho que Ganymedes e Calisto também devem ser interessantes nesse aspecto *oceano global subsuperficial*. Recentemente vi notícias de que até os planetas anões Plutão e Ceres também podem ter. 🙂

  2. Olá Filipe,

    Na fase de acrecção dos planetas, o sistema solar interior era demasiado quente para que a água e outros compostos voláteis se condensassem. Os planetesimais que cresceram nesta região formaram-se a partir de materiais com um elevado ponto de fusão, como os metais e os silicatos. Na Terra, a água surgiu depois, quando a migração dos quatro gigantes começou a destabilizar a Cintura de Asteróides e a enviar planetesimais ricos em água para o interior do Sistema Solar.
    Sabemos que noutros sistemas planetários existem cinturas de asteróides e que muitos exoplanetas estão actualmente em órbitas instáveis (e possivelmente numa fase transitória de migração pelo sistema), pelo que é normal que outros exoplanetas nas chamadas zonas habitáveis tenham recebido água da mesma forma que a Terra.

    1. Ah, ok. Mas nesse caso, Marte deveria ter recebido mais água que a Terra (assumindo que este esteve sempre na quarta posição planetária e a Terra na terceira). Qual a explicação para Marte ter perdido quase toda a água à superfície? (Sei que alguma está gelada nos pólos, mas, nesse caso, atualmente deveriam existir rios e mares de água líquida ou então que esta estivesse completamente congelada noutras partes do planeta. A que existe à superfície parece pouca).

      1. Para haver água à superfície é necessário haver uma atmosfera.
        Marte tem pouca massa, o que fez com que não conseguisse reter a atmosfera, a não ser por alguns milhares de milhões de anos. Sem atmosfera, a água evaporou e alguma terá congelado, devido à diminuição de temperatura (devido à falta de atmosfera).

        • Filipe on 10/09/2012 at 14:53

        Pensei que tivesse algo a ver com o tamanho, mas não tinha a certeza. Obrigado pela explicação.

  3. Segundo a teoria mais falada sobre a origem de água na Terra é que a água “chegou” congelada em meteoritos. Pois não era possível a água resistir ao planeta primordial. Não é mesmo possível a água sobreviver à fase de acreção ou evaporava e desaparecia do planeta completamente? É que nesse caso, as probabilidades de se encontrar água à superfície de um planeta na zona habitável de uma estrela seria muito menores, não?

  4. Provavelmente Jupter e Saturno e talvez ainda Netuno e Urano tenham mais agua que a Terra também.
    Afinal agua é fácil de encontrar e estes planetas são bem grandes deve ter muito de tudo.
    A agua nestes planetas estaria diliúda por dentre os vários tipos de núvens pode milhares de km de altura.

    1. Olá Xevious,

      Os gigantes têm alguma água na sua composição mas sob a forma de cristais de gelo e vapor. O post refere-se à água em estado líquido. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights