Buraco Negro a devorar uma estrela, com som

Em Agosto do ano passado, tínhamos dado esta notícia:

“O satélite Swift, da NASA, “viu” um buraco negro a engolir uma estrela, a 3.9 mil milhões de anos-luz de distância da Terra. Um gigante, “acordou”.
O fenómeno, conhecido como Swift J1644+57, está localizado na direção da constelação do Dragão.
A estrela aproximou-se demais de um buraco negro supermassivo, duas vezes maior que o buraco negro no centro da nossa galáxia. Esta aproximação fez com que os gases da estrela fossem puxados, e ficassem a girar em volta do buraco negro. Os gases, ao serem “engolidos”, enviam um feixe de partículas, em raios-X, que veio mesmo na direcção da Terra, permitindo a detecção por parte do Swift.”

Agora, uma equipa de astrónomos liderada por Jon Miller, da Universidade de Michigan, decidiu converter a frequência dos sinais capturados em ondas de som.
Desta forma, poderemos saber o que ouviríamos caso estivéssemos lá perto (caso o som se propagasse no espaço, o que não acontece; e caso não fossemos também puxados pelo buraco negro, o que provavelmente aconteceria).

Para ouvirem o som, cliquem aqui (a partir dos 4 minutos):

• ismael de sousa gomes on 28/03/2018 at 06:20

1. “porque se e que esse som e real” – se ler o texto, percebe que o som não é real…

1. “nao ouvi nada (…)”

Então está a precisar de um bom aparelho auditivo.

“(…) e se o som é aquilo que aparece no final … bem …”

Estava esperando qual tipo de som? Produção cinematográfica “a la” Star Wars?

1. Eu próprio esperava mais 🙂