A Imagem mais detalhada de Plutão (visto da Terra)

Imagem reconstruída de Plutão e da sua Lua Caronte (Gemini Observatory/NSF/NASA/AURA)

Eis a melhor imagem tirada alguma vez a Plutão, o planeta mais distante do sistema solar… ou, melhor, o planeta anão… ou será o simples objecto da cintura de Kuiper?

Bem, independentemente da sua recente despromoção a planeta anão pela União Astronómica Internacional (mais precisamente a 24 de agosto de 2006), a verdade é que este pequeno, longínquo e misterioso corpo celeste continua a ser um dos objectos que mais curiosidade desperta entre amantes da astronomia. Ás vezes paixão: é raro não ser questionado sobre Plutão pelos mais novos que, lembre-se, são demasiado novos para referências entre o planeta e a personagem da Disney.

Talvez haja tanta curiosidade à volta desta “planeta” devido ao mistério que o envolve, (porque, afinal, sabe-se tão pouco dele) ou mesmo pela consciência que ele nos entrega sobre as dimensões do Universo e os limites do nosso conhecimento. Afinal, nem o menos sensível pode ficar indiferente a um vizinho que vive em média 40 vezes mais longe da Terra que o Sol.

Esta imagem, que se celebra como a mais detalhada de sempre de Plutão, capturada a partir do nosso planeta, comprova a enorme distância a que ele se encontra. Sendo um corpo rochoso e frio que não tem luz própria, pouca da longínqua luz solar chega a Plutão para que possa ser reflectida de volta para o nosso olhar. E ali está Plutão e a sua Lua Caronte: pixelizados pela distância e escondidos na bruma dos confins do sistema solar.

Mesmo assim, esta é a imagem mais detalhada de sempre. Foi possível através da conjunção de várias imagens rápidas tiradas a Plutão e Caronte, utilizando a recentemente desenvolvida câmara DSSI (Differential Speckle Survey Instrument) montada no Telescópio de 8 metros Gemini North, no Hawaii. Após a conjunção das imagens numa só, foi removido o ruído causado pela aberração óptica e pela turbulência da nossa atmosfera.

Revelada, a imagem espelha a frustração de quem pede se é possível ver Plutão por um humilde telescópio de 8 polegadas. Resta-nos esperar a aproximação da sonda ‘New Horizons’ para ver um pouco mais deste distante vizinho.