Foi detectada uma enorme quantidade de vapor de água em Lynds 1544

Imagem em infravermelho feita pelo Herschel da nuvem molecular que se encontra na direcção da constelação do Touro. No canto inferior esquerdo encontra-se a parte denominada L1544 e que irá formar uma estrela como o Sol. Crédito: ESA/Herschel/SPIRE

Lynds 1544 é um segmento de uma nuvem molecular de gás e poeira que se encontra a cerca de 450 anos-luz de distância da Terra.
Lynds 1544 irá em breve colapsar e formar uma estrela similar ao Sol.
O observatório espacial Herschel (ESA) descobriu em Lynds 1544 um enorme reservatório de vapor de água – poderia-se encher mais de 2000 vezes os oceanos terrestres com a quantidade de vapor de água detectada.
Um pouco deste vapor de água será usado na formação da estrela, enquanto que a grande maioria será incorporado no disco proto-planetário que rodeará a estrela e que mais tarde poderá formar planetas (se calhar alguns com água líquida como a Terra).

Esta foi a primeira vez que se detectou vapor de água numa nuvem molecular nos momentos anteriores à formação de uma estrela.
Antes pensava-se que toda a água estivesse congelada nos grãos de poeira da nuvem molecular. Com esta descoberta, pensa-se agora que deverá existir muito mais gelo na nuvem molecular – provavelmente mais de 3 milhões de vezes que os oceanos gelados da Terra.

Leiam no site da ESA.

Vapor de água detectado em L1544. Crédito: ESA/Herschel/SPIRE/HIFI/Caselli et al.

1 ping

  1. […] Cometas de água. Estrela L1448-MM. Quasar APM 08279+5255. Água na atmosfera de 5 exoplanetas. Lynds 1544. Chuvas noutros […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights