O presente de Carl Sagan

Exatos 78 anos atrás nascia no distrito de Brooklyn, Nova Iorque, Carl Edward Sagan.

Poderia escrever um longo texto sobre todas suas colaborações para áreas como ciência, astronomia e cosmologia. Mas tudo isso já foi muito abordado aqui, no AstroPT. Em quantidade e qualidade. Diante disso, prefiro ressaltar outra enorme virtude de Sagan: ele foi um comunicador fantástico. Capaz de tornar complicados temas científicos em assuntos extremamente acessíveis ao entendimento dos não-especialistas.

Um grande exemplo dessa condição é o vídeo abaixo, onde aborda, com muito bom humor, as dimensões espaciais. Se preferir, procure pela versão original, em inglês, no Youtube; contudo a dublagem em português está fiel, não deixa em nada a desejar.

Esse trecho foi extraído de Cosmos, série de TV criada pelo astrofísico Steven Soter, Sagan e sua esposa, Ann Druyan. O programa, que conta com 13 episódios, foi produzido em 1980. Apesar disso, parece extremamente atual e é parada obrigatória aos entusiastas por astronomia.

O aniversário é de Carl Sagan. Mas o presente nos foi concedido por ele.

2 comentários

  1. Ótimo artigo, Rafael. 😉

    Este menino, o Sagan, sempre deixará saudade a todos nós. Comunicador da ciência como poucos.

    Abraços.

    1. É verdade, Cavalcanti. Homens como Sagan deveriam viver 500 anos. Imagine quantas colaborações não poderia prestar à astronomia em um período desses…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.