2012: Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X

Tendo em vista os diversos alertas e notícias falsas sobre tragédias a ocorrer no ano de 2012  alegando o  suposto ‘fim do calendário Maia’ em 2012, vamos postar uma série de artigos para desmistificar esses cenários apocalípticos impossíveis. Primeiro falaremos sobre a suposta vinda do alegado cometa de 2012.

2012: No Comet (2012: Não Haverá Cometa)

[ Tradução do artigo escrito por Ian O’Neill na Universe Today ]

De acordo com os defensores do apocalipse em 2012, algo bem grande chegará até nós. Por “algo grande” quero dizer uma entidade cósmica incontrolável (por exemplo: o Planeta X, Nibiru ou uma tempestade solar “assassina”), e por “nós” me refiro a todo o planeta Terra. Dar apoio a cenários apocalípticos em 2012 baseando-se no antigo calendário Maia parece estar tomando velocidade entre autores, sites web, documentários e (pessoalmente meu favorito) os vídeos no Youtube. De acordo com eles, algo de mal se sucederá em torno da data de 21 de dezembro de 2012. Provavelmente a diferença mais interessante entre os cenários apocalípticos de 2012 e as profecias apocalípticas do passado é que quase todos os possíveis portadores do apocalipse (e os impossíveis… ou implausíveis) se auto-proclamam assassinos do planeta.

Ilustração mostra o Impacto de um cometa sobre a Terra!

Ilustração mostra o Impacto de um cometa sobre a Terra!

Por isso, neste artigo vamos abordar outro cenário apocalíptico astronômico, passaremos em revista a teoria de que um cometa atualmente vindo do espaço profundo fará sua lenta aproximação final em sua órbita parabólica até a Terra. Mas, antes que você fique preocupado, alegre-se em saber que a teoria do impacto cometário em 2012 é tão sólida como um saco vazio – não existe nenhum objeto observado lá fora e certamente não existe nenhuma evidência sugerindo que poderá haver um impacto cometário em 2012…

Vejamos aqui a razão…

Vendendo o apocalipse

A 21 de dezembro de 2012, o mundo chegará ao seu fim de acordo com alguns indivíduos equivocados. Os apocalípticos sempre começam seus argumentos usando um antigo calendário (além de uma alta dose de Códigos da Bíblia, I Ching e antigas escrituras cuneiformes sumérias) para apoiar suas novas e engenhosas formas em que o mundo acabará. Desgraçadamente, a maior parte das teorias está baseada em má interpretação científica super promovida e simples mentiras. Normalmente há algum livro à venda ou algum site da web querendo se promover. Além disso, sabemos que não há nada mais rentável que o medo.

Antiga profecia maia (mistério) + má interpretação científica (mentira) = medo + potencial para ganhar dinheiro

Antiga profecia maia (mistério) + má interpretação científica (mentira) = medo + potencial para ganhar dinheiro

É interessante destacar que Ian O’Neill começou a escrever para Universe Today há justamente um ano, exatamente cinco anos antes do dia final do calendário Maia. Embora tal fato trata-se de uma mera coincidência, essa data é propícia para escrever-se um artigo sobre o ano de 2012 expondo os mitos em volta dessa idéia.

Provavelmente você dever ter visto a proliferação de anúncios do “Cometa de 2012″ em um amplo conjunto de web sites, assim decidi-me investigar esta teoria em particular para ver se há algo de verdade atrás das afirmações de que um cometa (ou “planeta-cometa”) está se aproximando da Terra em uma rota de colisão. Para encurtar uma longa história, posso dizer categoricamente que não há nenhum impacto cometário iminente. Qualquer acusação de sonegação de informação por parte do governo serve para esconder a ciência podre que citam os apocalípticos (igual a conexão Planeta X/Nibiru). Se realmente querem conhecer a história toda, continuem a ler…

Ameaça do cometa?

Antes de observar as afirmações por conta deste cenário apocalíptico, primeiro devemos estudar qual o risco do planeta Terra sofrer realmente um impacto de um cometa. Sabemos que a Terra já passou por choques e é praticamente certo que teremos novos impactos no futuro. Mas o horizonte está limpo por pelo menos algumas décadas para um novo cometa ou asteróide ofensor. De fato, os meteoróides em forma de pedaços de rocha são muito mais numerosos que os cometas gelados no sistema Solar. A Terra recebe impactos de vários meteoróides rochosos de tamanho consideráveis a cada ano (tomamos como exemplo o 2008 TC3, o primeiro impacto de meteoróide atmosférico previsto e que foi acompanhado).

A sonda da NASA Deep Impact pousou no comet Tempel 1 (NASA)

A sonda da NASA Deep Impact pousou no comet Tempel 1 (NASA)

Embora raros, os impactos planetários por cometas realmente ocorrem. Como já nos demonstrou o cometa Shoemaker-Levy 9 em 1994 quando fragmentos de 2 km de diâmetro desse objeto bombardearam a atmosfera de Júpiter, não devemos ser complacentes ao considerar um grande evento de impacto por cometas ou asteróides. O deslumbrante espetáculo de luz do cometa Shoemaker-Levy 9 na realidade estimulou os esforços para incrementar as pesquisas no céu vasculhando-o em busca de possíveis eventos de impactos catastróficos. Embora já se tenha identificado um vasto número de objetos próximos à Terra (NEOs), um número muito pequeno  de NEOs tem sido considerado como de algum risco.

Fragmentos do cometa Shoemaker Levy 9 em 17-05-1994

Fragmentos do cometa Shoemaker Levy 9 em 17-05-1994

O asteróide de 270 metros de diâmetro 99942 Apophis provocou uma grande revolução em 2006 quando se converteu no asteróide com maior valor na escala de Torino de perigo de impacto. Espera-se agora que Apophis passará de forma segura perto da Terra em 2029, mas dependendo do desvio gravitacional provocado por a Terra em 2029, Apophis poderá passar através de um “buraco de ferradura” gravitacional, criando outra possibilidade de impacto em 13 de abril de 2036. Ainda assim, as possibilidades não merecem que sejam feitas apostas: você colocaria seu dinheiro em uma possibilidade de 1/45.000 de impacto do Apophis em 2036?

Apophis será examinado minuciosamente em 2.029

Apophis será examinado minuciosamente em 2029

Existem outros corpos rochosos vagando lá fora, mas estes são na maior parte benignos. Certamente esses objetos não são uma ameaça para a vida cotidiana em 2012. Não obstante, devemos ser conscientes de que os asteróides são uma ameaça muito real para a humanidade no futuro. Como resultado de este aumento na consciência, tem-se descoberto e rastreado outros NEOs. Objetos tais como o 2007 VK184, um asteróide de 130 metros de diâmetro pode causar problemas em um futuro próximo, mas a probabilidade de impacto ainda é extremadamente baixa. Os astrônomos da pesquisa do céu denominada Catalina Sky Survey estimam umas poucas datas de impacto para 2007 VK184, mas as possibilidades nunca superam o valor de 0,037% para impacto com a Terra nos próximos 100 anos. Outros asteróides estão sendo atualmente rastreados e podem causar certa preocupação dentro de um século (embora nenhum ultrapasse o nível 1 da escala de Torino, e se isso ocorrer, a tendência natural é que voltem a cair para o nível 0 – “normal”).

Para abreviar, os céus estão livres de quaisquer impactos iminentes (certamente nos próximos 4 anos) de um asteróide. Os cometas não trazem tampouco um risco significativo. Não há nenhuma evidência astronômica que apoie outra opção.

Esse cenário não impede que organizações tais como a Fundação B612 do ex-astronauta da NASA Rusty Schweickart de planificar possíveis cenários contra ameaças futuras de asteróides/cometas. Embora os filmes de Hollywood tentassem nos convencer que era uma boa idéia apenas explodir um cometa com uma bomba nuclear, a Fundação B612 não está de acordo. De fato, tal ação poderá ser péssima idéia. O que temos que ter em mente quando lemos sobre estudos de NEOs ou técnicas de desvio de asteróides/cometas é que necessitamos de um grande período de tempo antecipado para ter alguma esperança de desviar o possível objeto catastrófico de impacto. Tal não implica uma preocupação imediata, é simplesmente uma precaução para salvaguardar o futuro próximo de nosso planeta.

Será esse retângulo uma evidência de cometa? Planeta X? Nibiru? o que quer que seja.? estará esse vazio retangular no Google Sky escondendo algo?

Será esse retângulo uma evidência de cometa? Planeta X? Nibiru? O que quer que seja? Estará esse vazio retangular no Google Sky escondendo algo?

A alegada conspiração do Google para o Cometa de 2012

Então, ao que tudo indica hoje, estamos a salvo de qualquer impacto astronômico. Isso não é o mesmo que dizer que não nos impactará um pequeno meteoróide. As grandes bolas de fogo têm ocorrido regularmente (lembrem-se do bólido de 21 de novembro no Canadá, e a mais recente bola de fogo em 6 de dezembro no Colorado, o maior desses fenômenos possivelmente foi causado por um meteoróide rochoso de 10 toneladas). Tampouco é como dizer que não descobriremos mais NEOs em curso nos próximos quatro anos (poderíamos, em tese, descobrir um objeto ameaçador amanhã), mas o ponto é que não existe hoje absolutamente nenhuma evidência de que um impacto cometário que acabe com nossa civilização terá lugar justamente em 2012. Qualquer afirmação em contrário é totalmente infundada.

Então, por que vemos tantos anúncios tratando de vender a teoria do “Cometa de 2012″? Até onde posso dizer, está baseado em provas muito tênues. Vamos então acessar o aplicativo Google Earth para ver onde está o problema…

Se você tem instalado o Google Earth em teu computador pessoal, você ganhou a capacidade de olhar “acima” também, não só para a superfície da Terra. Mudando o software para observar o céu noturno, podemos ver as constelações e o programa nos guiará em uma deslumbrante viagem pelo universo observável. Apesar desta sobrecarga de informação, o Google estaria escondendo algo de nós? Esta organização baseada em um descomunal motor de busca está tentando ativamente ocultar-nos as observações de um cometa que se dirige para nós?

Oriente o Google Earth para RA:5h 54m 00s, Dec: -6° 00′ 00″ e execute o zoom. Se você não tem o Google Earth, esta região pode também ser encontrada na versão on-line do Google Sky. Você verá então um espaço vazio retangular (também conhecido como a “Anomalia de Google” nas imagens celestes), justamente ao lado da Nebulosa de Órion, ao sul do Cinturão de Órion.

Nota: a constelação de Órion e conseqüentemente a “Anomalia de Google” estão em uma posição muito conspícua do céu noturno, observável com facilidade nos hemisférios norte e sul .

Este vazio é só aparente ao observarmos os dados óticos. Se você alternar o conjunto de dados para o estudo de microondas realizado pela Sonda de Anisotropia de Microondas Wilkinson (WMAP) encontrará este vazio preenchido com dados.

Da mesma forma, os dados infravermelhos também cobrem essa região bastante bem, como podemos observar na imagem abaixo:

Usando a ferramenta Google Sky para consultar as pesquisas óticas, de infravermelho (IRAS) e de microondas (WMAP). Nota-se aqui que a anomalia não aparece nem em infravermelho nem para micro-ondas...

Usando a ferramenta Google Sky para consultar as pesquisas óticas, de infravermelho (IRAS) e de microondas (WMAP). Nota-se aqui que a anomalia não aparece nem em infravermelho nem para micro-ondas…

Então, a teoria da conspiração afirma que o Google está ocultando observações de um cometa que se aproxima. Mas existe outra alternativa para a teoria de conspiração do cometa: o cometa também é conhecido às vezes como o “planeta-cometa” e assim seria um candidato a Planeta X (mas eu pensava que o Planeta X era um candidato a anã marrom?). Sim, o Planeta X seria causa raiz de todos os cenários apocalípticos…

Vamos resumir a seguir o tema do Planeta X de forma breve:

1) Os dados do observatório orbital IRAS

O planeta X? Essa é uma imagem comum nos sites web sobre o Planeta X. É este o tal Planeta X ou simplesmente uma galáxia jovem? (fonte possível: NASA)

O planeta X? Essa é uma imagem comum nos sites web sobre o Planeta X. É este o tal Planeta X ou simplesmente uma galáxia jovem? (fonte possível: NASA)

O Satélite Astronômico Infravermelho (IRAS) foi um telescópio orbital que durou apenas 10 meses em 1983. Realizou uma pesquisa em infravermelho de todo o céu, dando como resultado algumas fantásticas observações de galáxias jovens ultra-luminosas e de “cirros” intergalácticos. Não obstante, antes que estes objetos fossem identificados formalmente, a mídia, em particular o Washington Post, apontou que alguns destes objetos poderiam ser o legendário Planeta X, nas imediações do nosso Sistema Solar. Esta é uma das teorias chave que os apocalípticos citam como o fato de que o Planeta X existe. Usando uma lógica duvidosa, vários autores afirmam que estas observações iniciais demonstram que o Planeta X é, de fato, o planeta sumério “Nibiru”. Nibiru é portanto uma anã marrom. Nesta teoria, morte e destruição se seguirá rapidamente, incluindo a aparição de uma raça alienígena conhecida como Annunaki (nossos ancestrais alienígenas) que querem a devolução para eles do planeta. Isto soa como maravilhosa ficção científica, mas sem nenhum embasamento em fatos científicos.

Então será este “cometa de 2012” realmente o tal Planeta X? Se é assim (passando por alto o fato óbvio de que um cometa não é um planeta e muito menos uma anã marrom), por que a Anomalia de Google só é uma mancha em dados ópticos? Se Google e a NASA estão tentando ocultar as provas de um “cometa” (eliminando uma região de dados óticos), certamente eles também teriam removido os dados de IRAS? Em qualquer caso, os dados de IRAS não mostram mesmo nenhum objeto na região da tal anomalia (confira no pequeno retângulo à esquerda da imagem, na parte inferior). Além disso, por que o Google deixaria uma janela tão óbvia nos dados ópticos, quando os mesmos poderiam ter sido eliminados apagando o tal suposto objeto “planeta-cometa” do conjunto de dados?

A conclusão é clara: a anomalia de Google é de fato causada por dados perdidos, pura e simplesmente. Não há ali nenhum cometa, é simplesmente causada devido à falta de dados, e tal não demonstra a existência de algo sinistro.

2) Olhe para cima!

Se você necessita de algo mais para convencer-se de que a teoria do “cometa/Planeta X de 2012” é uma completa estupidez, pense na posição proposta para este cometa. A região do céu relacionada com a anomalia de Google está bem visível para a maior parte do planeta ao longo do ano, dado que esse retângulo está situado na constelação de Orion  justamente na vizinhança de algumas das estrelas e nebulosas mais conhecidas e estudadas (exemplos:  Nebulosa da Cabeça do Cavalo e Grande Nebulosa de Orion). Se alguém tem suspeita sobre a anomalia de Google, por que não olhar diretamente por si mesmo? Os astrônomos amadores têm acesso a equipamentos óticos muito avançados, assim creio que se houvesse alguma suspeita do “planeta cometa” na região, esse objeto já havia sido observado (sem a ajuda do Google Sky).

Conclusão final

A verdade é que a teoria da conspiração sobre o Planeta X é errônea, mas a teoria do cometa de 2012 é ainda pior. As possibilidades de que um grande planeta passe através do Sistema Solar interior em 2012 são as mesmas que um impacto cometário nessa data: nenhuma.

Não podemos prever o futuro, e nenhuma profecia antiga jamais apontará a existência de um cenário astronômico moderno de “fim do mundo”. Estou seguro que 2012 será um ano significativo por razões espirituais e religiosas, não estou debatendo isso. Não obstante, que os apocalípticos usem a ciência moderna para demonstrar suas criações apocalípticas imprecisas para seu lucro pessoal não só é irresponsável, mas também danoso para a nossa sociedade.

Perguntas e respostas sobre o mito de Nibiru e o fim do mundo em 2012

Leia também em Committee for Skeptical Inquiry (inglês): The Myth of Nibiru and the End of the World in 2012

David Morrison é cientista do Instituto de Astrobiologia da NASA, onde, entre outras responsabilidades, responde as perguntas recebidas via internet “Pergunte a um astrobiólogo“. Morrison é membro do Comitê de Investigação Cética (CSI – Committee for Skeptical Inquiry) e autor de numerosos livros e artigos. Morrison é um dos homenageados com a Medalha Carl Sagan da Sociedade Astronômica Americana por suas contribuições à compreensão pública da ciência.

Fontes e referências:

AstroPT:

Eternos Aprendizes:

astroengine.com: 2012 por Ian O’Neill

Universe Today por Ian O’Neill:

Bad Astronomy: The Planet X Saga: Introduction

._._.

12 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá,
    Estava vendo que no canal History vai falar sobre Nêmesis, uma irmão malvada do sol, uma estrela gigante, mas não assisti. O que seria essa Nêmesis, é o mesmo que Nibiru, outros? Não achei sobre ela nas categorias, há um link sobre ela? Disseram que os cientistas estão procurando a procurando fora do sistema solar. Até que ponto é verdade, esse canal é confiável nas notícias?
    Obrigado!

  2. Olá, boa tarde!
    Pelos artigos que li, entendi acerca desses assuntos. Mas, vi esse link:
    http://eternosaprendizes.com/2009/03/11/a-procura-pelo-planeta-x-vai-ganhar-um-reforco-extra-do-observatorio-pan-starrs/
    Não entendi muito bem. A dúvida é a seguinte, nesse artigo fala-se que detectaram algum corpo celeste grande em algum lugar? E este estaria perturbando a órbita de alguns planetas, comportamento anômalo das órbitas de alguns KBOs? Anomalia nos planetas do sistema solar?
    Nesse artigo li essa frase: “Essas discrepâncias podem ser sinais da presença perturbadora de um distante objeto massivo”, explica Robert Jedicke, um cientista especializado no sistema Solar da Universidade de Havaíi.
    Bom, o que quer dizer isso? O que procede?
    Obrigado pela atenção!

    1. Nenhum KBO está com órbitas anómalas.
      É mentira que alguma coisa poderá afectar os planetas do sistema solar.

      Não foi detectado qualquer corpo celeste grande… isso foram erros jornalisticos.
      http://www.astropt.org/2011/02/20/tyche-planeta-gigante-nos-confins-do-sistema-solar/

      abraços

  3. Olá Carlos, concordo plenamente que não devemos divulgar essas coisas que só alarmam as pessoas, coloquei o link só para você dar uma olhada. Temos que buscar o conhecimento. Agradeço a atenção e os esclarecimentos. Abraços

  4. Olá Carlos, li seus artigos sobre Nibiru, Cometa Elenin, Planeta X, dois sóis que é refração da luz, mas vi esse link (…)

    Hercobulus é um planeta? Existe mesmo e estaria vindo para o sistema solar, ou outro?
    Obrigado, abraços

    1. Robert,

      Editei o seu comentário porque não fazemos publicidade a vigaristas 😉
      O Hercobulus é o mesmo que o inexistente Nibiru. Os vigaristas é que gostam de mudar os nomes para vigarizar as pessoas com outros nomes.

      abraços

  5. Olá,
    Obrigado, entendi. Mas quanto á mudança das órbitas dos planetas, é real?
    Existe algum planeta que foi destruído pelo suposto Planeta X ou algum outro?
    Obrigado, abraços

    1. Se algum planeta viesse para cá, mudava as órbitas dos planetas existentes cá.

      Mas como nenhum planeta vem para cá, então nem há mudança de órbitas nem nenhum planeta foi destruído 😉

      abraços

  6. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, li o artigo e mais esse: http://www.astropt.org/2012/12/17/2012-o-planeta-x-nao-e-nibiru/
    Mas sou muito leigo e não entendi muito bem. Existe mesmo o Planeta X? Ele está vindo para o sistema solar? A órbita dos planetas está sendo influenciada, e seria por ele? Há algo acontecendo entre os planetas? Agradeço desde já os esclarecimentos. Abraços

    1. Planeta X é qualquer planeta para lá da órbita de Neptuno. Já se conhecem vários planetas-anões. Pode dizer que qualquer um deles era o X.

      Não vêm para cá, da mesma forma que Júpiter e Saturno não vêm para cá. As órbitas não funcionam dessa forma.

      abraços!

  1. […] Plano de Emergência da NASA. ETs invadem Terra. Porno. Luas Sangrentas. CERN e Buraco Negro. 2012: Não cometa, Nibiru, Planeta-X, inversão dos pólos ou tempestade solar. Calendário Maia. Tyson. Nibiru: […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights