Inventado o “tractor beam” de Star Trek ?

startrek_2461565b

Numa universidade escocesa, cientistas afirmam que criaram pela primeira vez uma mini-versão do feixe de atracção que costumávamos ver no universo da série Star Trek. Os feixes normalmente deveriam “empurrar” as partículas e não puxá-las. E esta foi a grande novidade da descoberta: a atracção.
Neste momento, o aparelho só funciona a uma escala microscópica: conseguiu puxar minúsculas partículas suspensas na água.

O investigador principal desta experiência diz que não é possível tornar isto num enorme feixe de atracção porque a energia contida nesse feixe explodiria o objecto que se quisesse puxar. Da forma como está, já poderá ter usos na engenharia e na medicina, mas não poderá ser utilizado para atrair grandes objectos.
No entanto, as pessoas podem sonhar…

Leiam em inglês, aqui.

Quando se poderá raptar pessoas desta forma? Crédito: Shutterstock

Quando se poderá raptar pessoas desta forma?
Crédito: Shutterstock

2 comentários

  1. Este raio tractor já existe há muito tempo.
    Na Terra, a CIA, o FSB e a Mossad já o têm mas só o usam em situações de aperto. Quanto ao resto do universo, existem montes de relatos de gente “sugada” por naves espaciais alienígenas.

    P.S. Eu colocava aqui uma dessas caretas engraçadas mas o meu PC é a preto e branco.

  2. Agora tem de desenvolver o campo “Warp” para se poder acelerar acima de C, sem a oposição/limitação natural do espaço-tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.