Quântica e misticismos

Um dos sinais de que estamos na presença de um vigarista é vermos alguém sem qualquer educação formal nestas áreas, utilizar a expressão “teoria quântica” para “provar” que as suas crenças disparatadas estão correctas.
A verdade é que a quântica é uma teoria física que se baseia em muita matemática só acessível aos especialistas.

A quântica é extremamente imaginativa e tem-nos trazido imensas surpresas. Os cientistas têm a mente aberta o suficiente para formularem, testarem e colocarem a funcionar tecnologia baseada na teoria quântica.
No entanto, nós, o comum dos mortais, não deveremos ter a mente tão aberta que deixe entrar todo o lixo que nos é enviado por idiotas ignorantes.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Carlos, não estou catalogando ninguém, estou adjetivando um comentário específico feito por uma pessoa, comentário dele absolutamente sem referência conceitual coerente com o conhecimento que temos na área, com erros crassos de entendimento do papel da ciência, e ainda “concluindo”, no post citado pelo link, achando que sabe a resposta de uma pergunta cientificamente mal formulada por ele mesmo.

    Isso não só posso como devo fazer.

  2. Na verdade a teoria quantica não é compreendida, ela é só observável e com isso se consegue dados para cálculos.

    Mas existe uma abordagem que explica os fenômenos quanticos, essa explicação pode ser dados incorporando-se um elemento externo.
    Mais detalhes aqui => http://forum.intonses.com.br/viewtopic.php?f=77&t=147809

    1. Xevious, vocé é um grande petulante pseudocientista.

      Quando se usa a palavra “teoria” em ciência está se descrevendo, num tratado, explicações racionais e comprovadas de fatos e evidências do mundo natural, desta realidade.

      Entã0, quando se fala em “teoria quântica”, está implícito que há explicações de como a coisa funciona, e para isso precisou ser compreendida para quem estuda o assunto.

      As já inúmeras aplicações desse conhecimento, na prática, provam que a teoria é, obviamente fato, aliás, a teoria surge dos fatos, logo, o assunto foi compreendido por muitos especialistas.

      Então quando você diz que a teoria quântica não é compreendida, o absurdo da sua afirmação se mostra e você é “carimbado” como pseudocientista, e eu provo que você o é por apenas dois motivos… 1. não sabe o mínimo de como a ciência funciona e 2. acha que você sabe de algo com hipóteses próprias de um assunto que você nunca compreendeu de verdade.

      Você vai então dizer que sua ideia era outra, vai dizer que a ciência não sabe o porquê de a mecânica quântica existir e você tem uma ideia sobre isso.

      Espera aí, isso parece uma mente religiosa metendo o bedelho no espaço que a ciência não se mete por óbvia limitação, por exemplo, ela não se mete na descoberta de “o porquê” o universo existir, ou “o porquê” da mecãnica quântica existir. E isso é mais uma prova que você não sabe como a ciência funciona.

      A ciência existe (e funciona muito bem) estudando os dados observáveis desta realidade. A ciência não se preocupa com questões que não têm como estudar. O porquê o universo existe, o porquê fenômenos quânticos existem, isso está fora do escopo da experimentação e teorização. Então todos os chutes que os “livres pensadores” fazem, geralmente mentes crentes, nessas questões, não têm nada de ciência.

      Livre pensar (de qualquer jeito) com conclusões próprias, que iniciam supondo que ninguém compreende o assunto porque não sabem a “real” causa da existência delas, é totalmente fora de qualquer sentido racional científico.

      Concluindo..

      A ciência estuda os processos de como o universo surgiu, em que “data” ele surgiu, como aconteceu, que partículas se formaram, etc.. porque tudo isso pode ser medido, observado, teorizado, etc… A ciência não tem nenhuma preocupação se houve um motivo esotérico, sobrenatural ou “consciente” que ocasionou o surgimento do universo.

      Da mesma forma, está fora do escopo da ciência especular “o porquê” da razão do fenômeno quântico existir, ela estuda os fenômenos quânticos e tem compreendido bem como funcionam. Essa limitação é óbvia e que dá legitimidade a ela.

      1. Jonas, você não pode catalogar dessa forma as pessoas.
        O Xevious, tal como o Jonas, tem tido comentários totalmente acertados.

        E a verdade é que a quântica não é bem compreendida, tal como o Xevious disse.
        Tal como o Jonas disse, é já muito compreendida, por isso a utilizamos tanto no mundo já naquilo que compreendemos. Mas não é inteiramente compreendida. Tal como Einstein disse, provavelmente até poderá haver um nível “abaixo” da quantica que nos fará compreender melhor a quantica e até lhe poderá retirar a sua característica probabilística.
        Dizer isto é ser pseudocientista? Claro que não. 😉

        Case in point:
        http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_entanglement
        Podemos medir, quantificar, observar, e matematizar… mas compreender ainda não chegamos lá.

        O porquê está na base da ciência. Não é preciso pensar em explicações esotéricas. Porque existe chuva? Posso dar uma explicação física.
        Porquê, a que se deve, por exemplo o Quantum entanglement? Qual a explicação física para ele? Como se explica em termos de C?
        Isto são perguntas da ciência…

        abraços

  1. […] Quântica: O que é. Aplicações. Mecânica Quântica. Mundo Quântico. Bohr. Abuso quântico. Misticismos. Quântica cor de rosa. Tribunal. Deepak Chopra. What the Bleep do We Know? Thrive. The New […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.