Jun 03

Conjunção dos 3 planetas

vic2013_May26ev

O Rui Costa já tinha explicado neste post, a conjunção dos planetas Júpiter, Vénus e Mercúrio.

Vejam agora esta foto tirada por Jesse E. Miles Miller, a partir do Arizona:

Crédito: Jesse E. Miles Miller

Crédito: Jesse E. Miles Miller

2 comentários

  1. Entretanto Júpiter já está perdido na claridade do crepúsculo, mas Vénus e Mercúrio continuam a afastar-se do Sol.

    Vénus é facilmente visível e serve de guia para se encontrar Mercúrio, alguns graus acima e para a esquerda. apesar de Mercúrio ser muito menos brilhante que Vénus, ainda é bem visível e esta é uma boa oportunidade para quem nunca viu Mercúrio lhe dar uma espreitadela.

    Se por acaso se observar por um telescópio, a imagem vai desapontar: Vénus passou há pouco tempo de passar pela conjunção superior (Por detrás do Sol, relativamente à nossa linha de visão) e vê-se apenas um disco minúsculo e muito brilhante. Para complicar mais as coisas, estes dois planetas estão muito baixos no horizonte, pelo que a luz solar que eles reflectem, tem que atravessar uma grande espessura da atmosfera terrestre até chegar aos nossos olhos.
    E se Vénus tem um disco aparente minúsculo, o de Mercúrio ainda é menor…

    • Fábio R. Herpich on 04/06/2013 at 20:28
    • Responder

    Olá. Realmente uma foto espetacular. E é interessante como é dinâmico o movimento dos planetas. A foto da conjunção que fiz da minha cidade em Santa Catarina – Brasil (http://observatorio.videira.ifc.edu.br/index.php/component/k2/item/42-conjuncao-jupiter-venus-mercurio) é de apenas 4 dias depois (dia 30/05/13) e o posicionamento dos planetas já é bastante diferente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.