Bons raios te meçam

O Solstício de Verão de 2013 é já no próximo dia 21 de Junho. Teremos nessa data a noite mais curta do ano. Também nesse dia a sombra dos objectos atinge o seu valor mínimo.

Para celebrar esta efeméride, no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra 2013, convidamos o público a repetir connosco a experiência realizada pela primeira vez há mais de dois milénios, por Eratóstenes (276 a.C. – 194 a.C.), que analisando a sombra de objectos em dois lugares diferentes, ao meio dia, e juntando alguma matemática, tornou-se a primeira pessoa a estimar o raio da Terra.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto alia-se a esta iniciativa, realizando a medição da sombra provocada pelo Sol, no edifício do CAUP/Planetário do Porto. Se o tempo o permitir, haverá ainda observação do Sol com telescópio.

Para quem não quiser/puder deslocar-se ao Porto, estas são as Instituições que irão realizar a experiência junto do público: