Aprovados nomes oficiais para as duas novas luas de Plutão

Sistema_Plutao_UAI1303Plutão e as suas cinco luas.
Crédito: NASA/ESA/M. Showalter (SETI Institute).

Foi hoje anunciada a aprovação dos nomes Cérbero e Estige para as duas luas de Plutão S/2011 P1 e S/2012 P1, também conhecidas informalmente por P4 e P5.

Os nomes tinham sido incluídos numa lista submetida a votação pública em Fevereiro passado pelo líder da equipa responsável pela sua descoberta, o astrónomo Mark Showalter. Após duas semanas de intensa participação, os nomes Vulcano e Cérbero terminaram destacados em primeiro e segundo lugar, pelo que foram escolhidos por Showalter para serem submetidos à apreciação da União Astronómica Internacional.

1044827_10201512388401979_764512920_n

Infelizmente, para desgosto dos muitos fãs da série Star Trek, Vulcano não foi aceite por já ter sido usado como nome de um hipotético planeta numa órbita interior à de Mercúrio, e por não se inserir no tema usado para a nomenclatura das luas de Plutão – personagens e criaturas mitológicas associadas ao deus Plutão e ao submundo greco-romano. Em substituição, os membros do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura dos Sistemas Planetários e do Comité para a Nomenclatura dos Pequenos Corpos da União Astronómica Internacional escolheram o nome Estige, o terceiro mais votado na lista de Showalter.

Os dois objectos foram descobertas em 2011 e 2012, em imagens obtidas pelo telescópio espacial Hubble. Cérbero tem 13 a 34 quilómetros de diâmetro, e segue uma órbita quase circular entre as luas Nix e Hidra. Estige é ligeiramente mais pequena (10 a 25 quilómetros) e viaja numa órbita mais interior, entre as luas Caronte e Nix.

5 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. E concordo que Vulcano não fazia sentido, precisamente pela razão dada pela IAU.

    Aliás, é importante referir que estes nomes foram aprovados pela União Astronómica Internacional (IAU), e escolhidos pela IAU… nunca à rebelia dela.
    Ou seja, a entidade oficial para nomes astronómicos é a IAU, não o povo 😉

    Desta vez, resolveram pedir sugestões a nós, e muito bem. Foi só 🙂

    1. Outra questão importante:
      Kerberos é o nome em grego de Cérbero, e foi adoptado pela UAI em vez de Cerberus porque já existe um asteróide com esse nome, o asteróide 1865 Cerberus. O mesmo já se tinha passado com a lua Nix, que tem um asteróide com um nome semelhante, 3908 Nyx, um possível fragmento de Vesta. 😉

    1. Eu votei em Cérbero e Tanatos, o deus da morte não violenta (http://www.theoi.com/Daimon/Thanatos.html). 🙂

  1. […] explicação, razões, imagens, água, oceano, atmosfera, anéis, 4 luas (nova lua), 5 luas. Cérbero e Estige. […]

  2. […] Além de dicas para observação astronómica nesta semana, o astrónomo Gustavo Rojas fala sobre as luas de Plutão: […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.