Google+

«

»

Ago 05

Perseidas 2013

Martin1No hemisfério norte, espera-se todo o ano com algum entusiasmo pelo pico das Perseidas, a mais famosa chuva de meteoros do ano, que este ano acontece na noite de 12 para 13 de agosto. Com a previsão de 60 a 100 meteoros por hora para o pico desta chuva, espera-se uma excelente noite de “chuva de estrelas” já que não teremos a luz da nossa Lua.

As Perseidas são uma chuva de meteoros que decorre entre os dias 17 de julho e 24 de agosto e é assim chamada por a sua radiante (o ponto a partir do qual os meteoros parecem surgir) estar localizada na constelação de Perseus. Apesar de poderem ser observados vários meteoros durante este período, a fama desta “chuva de estrelas” resulta do seu pico que, em 2013, acontecerá na noite de 12 de agosto. Nesta noite, poderão ser vistos 60 a 100 meteoros por hora, em zonas com pouca poluição luminosa. Com a lua praticamente Nova e a pôr-se pelas 23h20 em Portugal, o melhor desta chuva estará reservado para depois das 22h30, quando a constelação de Perseus se erguer no horizonte.

O pico desta chuva de meteoros ocorre efectivamente entre as 18h15 e as 20h45 UT (+1h em Portugal), altura em que a luz do dia ainda impede a sua visualização. Mas, após o por-do-sol, será possível observar um excelente espectáculo.

 

Radiante das Perseidas no Hemisfério Norte, às 02h00 Autor: Stellarium/Ricardo Cardoso Reis (CAUP)

Se está em Portugal, a partir das 22h00, ponha-se numa posição confortável, num local com pouca luz e olhe para norte. Procure a Cassiopeia com a sua famosa forma em “W” (ou “M”, se preferir) e use-a como referência até que Perseus apareça. Após as 22h30, a constelação de Perseus será fácil de identificar, uma vez que se encontra mesmo por baixo da constelação da Cassiopeia. Use a imagem que disponibilizamos para encontrar a radiante ou então, imprima o mapa do céu (disponibilizado no final do artigo) para levar consigo.

Mapa celeste do Brasil, a 12 de agosto de 2013, antes do amanhecer.

Mapa celeste do Brasil, a 12 de agosto de 2013, antes do amanhecer. Fonte: http://bussoladeplasma.wordpress.com/2013/08/02/chuva-de-meteoros-perseidas/

Esta chuva de meteoros resulta da passagem do nosso planeta pela zona de detritos deixados pelo cometa 109/Swift-Tuttle. Mas, e apesar desta chuva de meteoros poder ser observada ao longo de todo o plano celeste, devido à trajectória da órbita do cometa Swift-Tuttle, os meteoros são observáveis essencialmente no Hemisfério Norte. No Brasil, esta chuva acontece demasiado perto do horizonte, devido à posição da radiante no plano celeste, mas poderão ser vistos alguns meteoros entre as 3 e as 4 da madrugada, principalmente nas zonas mais a norte do país.

As “Chuvas de meteoros” não necessitam de material específico para serem observadas, podendo qualquer pessoa, com alguma paciência, observar à vista desarmada. Aconselha-se, no entanto, a observação destes fenómenos em zonas escuras, sem muita poluição luminosa, garantindo assim a visualização do maior número possível de “estrelas cadentes”.

Lembramos ainda que, apesar de haver um pico definido, também deverá olhar para o céu nas noites de 11 e 13 de agosto, visto que poderá visualizar muitos e grandes meteoros (com chuvas de meteoros nunca se sabe)

 

 

Mapa do céu para o Hemisfério Norte: aqui.

Mapa do Céu para o Hemisfério Sul: aqui.

Calendário de Chuvas de Meteoros 2013 (IMO)

Mais informações em: Sky & Telescope

 

Acerca do autor(a)

Pedro Garcia

Pedro Garcia é Técnico de Divulgação Científica no Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA). Licenciou-se em Comunicação Social e Cultura e tem um interesse pessoal e profissional na divulgação da cultura e do conhecimento, que acredita estarem ao alcance de todos. É comunicador e educador de cultura e ciência, funções que cumpre no OASA. É também responsável pelo design deste Observatório açoriano.

39 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. friedrich tinoco niedner

    Aguardo muitas mensagens.

  2. Brendon Coelho

    Boa noite, morro em Barra do Garças, Mato Grosso e gostaria de saber se conseguirei ver a chuva. Aqui é cercado de serra com acesso a turistas! E tem vários pontos na cidade que tem luminosidade 0! Aguardo respostas.

    1. Pedro Garcia

      Caro Brendon, realmente a sua zona fica bastante a sul do Brasil, pelo que a constelação de Perseus, local de onde parecem surgir os meteoros, só aparecerá no horizonte depois das 5 da madrugada do dia 13. Se tiver paciência e olhar para norte, é possível que consiga ver alguns meteoros, no entanto esta chuva de estrelas tem realmente impacto apenas no hemisfério norte.

      De qualquer forma, boa caça.

  3. EMERSON PEIXOTO

    Boa noite! SÓ tenho a madrugada de 11 para 12 para observar será que tenho chance? qual o horário? moro no interior de Porto alegre! sei que aqui no sul será difícil! mas gostaria de mais informações! Pode me ajudar!!!!

    1. Pedro Garcia

      Caro Emerson, na madrugada de 11 para 12, apesar de não ser o pico, será possível ver um número “simpático” de meteoros. As chuvas de estrelas são sempre imprevisíveis, pelo que nos dias antes e depois do pico vale a pena tentar observar. Estando no Brasil, deverá tentar observar entre as 4 e as 5 da madrugada, altura em que a constelação de Perseus está mais alta.
      Procura a radiante através deste mapa do Céu para o Hemisfério Sul: http://skymaps.com/skymaps/tesms1308.pdf

  4. Carlos Castro

    E pro pessoal aqui do interior, que horas ocorreria esse fenômeno?

    1. Pedro Garcia

      Caro Carlos,

      Em qualquer local do Brasil deverá seguir o que digo no Brasil para o norte do país. Verá menos por não estar tanto a norte, mas deverá seguir, mais ou menos, o mesmo horário. Procura a radiante através deste mapa do Céu para o Hemisfério Sul: http://skymaps.com/skymaps/tesms1308.pdf

  5. Andres Lopez

    Boa tarde,gostava saber se no Norte,na zona de Porto e Gaia há algum local onde seja mais fácil ver a chuva de meteoros,alguma zona propicia…muito obrigado.

    1. Carlos Oliveira

      Qualquer sítio escuro… alto… com menos poluição luminosa 😉

      abraços

  6. José Carlos

    Boa noite.
    Hoje, por volta das 22:15, viu-se um grande conjunto de luzes a piscar (como se fosse uma grande frota de aviões, mas com intermitência de luzes muito mais rápida) a deslocarem-se para SW não muito rapidamente. Parti do princípio que eram as Perseidas, mas não tinham o comportamento típico de “chuva de estrelas”. Eram as Perseidas?

    1. Carlos Oliveira

      Não. As Perseidas não se movem dessa forma.

  7. Raquel

    Olá, boa noite.
    Moro em Portugal, em Sesimbra, que fica mais ao sul. Não poderei ir a um local com pouca poluição luminosa, será que mesmo asism poderei ver alguma coisa? Hoje, vi umazinha rsrs
    Grata.

    1. Carlos Oliveira

      Quanto menos poluição luminosa, mais vê 😉
      Quanto mais poluição luminosa, menos vê 😉

      Se na sua zona tem muita poluição luminosa e viu uma… pode querer dizer que se tivesse menos poluição luminosa poderia ver mais do que uma 😉

  8. Bruno

    tou com duvida moro em currais novos interior do rio grande do norte na madruga de 11 para 12 sai da cidade fui para uma estada afastada da cidade vi tudo la me guiei mais nao vi os meteoros alguma dica me guiei certo eu estava no horario de 3:00 da madrugada me guiei por bulsola e stellarium

    1. Pedro Garcia

      Caro Bruno,
      Pode não ter visto também por estar num local com muita poluição luminosa ou por simples azar. A taxa horária média é, como ela própria se chama, uma média. Poderá ver uma numa hora, ou 120 na hora seguinte. Caso queira confirmar se é possível ver no seu local, utilize esta página para confirmar se no seu local é possível ver http://www.heavens-above.com/

  9. Luis Raposo

    Caro Pedro
    Na zona do pico da barrossa (lagoa do Fogo) para onde devo olhar? norte ou nordeste?
    – tem uma ideia de qual será a melhor hora para observação?
    No OASA haverá observação através dos telescópios? se sim, a que horas?
    Obrigado pela atenção

    1. Pedro Garcia

      Caro Luís,
      Deverá olhar exactamente a meio de norte e nordeste 🙂 O problema é que terá a luz da Ribeira Grande à sua frente. Mas não deixe de ser um excelente “spot”.
      A melhor hora nos Açores será entre o anoitecer e as 2h00 da madrugada (depois disto ainda deve ver bastantes meteoros, mas o valor horário vai diminuir).
      No OASA estaremos abertos entre as 22h00 e a 00h00. Em princípio, teremos um telescópio apontada para a radiante, mas melhor mesmo é ver a olho nu. Caso esteja a pensar fazer fotografia, aproveite para ler este excelente artigo do João Clérigo http://www.astropt.org/2011/08/06/chuva-de-estrelas-perseidas-2011/

  10. Pedro Cabral

    Boa noite eu mais a minha filha estamos os 2 a olhar para norte na zona do carregado e não esto a ver a chuva de estrelas.gostava saber porque?

    1. Carlos Oliveira

      Tem que esperar…
      Tem que habituar os olhos ao céu… durante cerca de 15 minutos… e depois estar com a cabeça no ar cerca de meia-hora e ver quantos consegue contar 😉

      (depende também das suas condições de visibilidade no local, sabendo para que sítios tem que olhar mais frequentemente, se existe poluição luminosa, se tem nuvens altas que possam dificultar a visualização, etc)

      abraços

  11. Lua Schmidt

    oi eu moro no porto e sao 23:36 e ainda nao aconteceu nada sera que eu vou conseguir ver? Qual é +/- o horário?

    1. Carlos Oliveira

      Leia a minha resposta em cima 😉

      E a zona do Porto tem muitas nuvens em certas áreas… 😉

  12. F.Custodio

    Pela zona de Valada, Ourem consegui avistar algumas, não tantas como queria mas poluição luminosa também dificulta.
    Continuação de Boas Observações

  13. esmeralda jesus

    Boa noite.moro em Miranda do Douro.qual a melhor localização para ver a chuva? Estou num espaço escuro,porem em duas horas so vi tres estrelas.algo está errado..

    1. Carlos Oliveira

      Se está num sítio escuro, está bem 🙂

      Infelizmente, parece existir muita turbulencia (mau tempo) perto dessa zona. 🙁
      Veja aqui:
      http://www.accuweather.com/en/pt/miranda-do-douro/272416/satellite/272416

      abraços

  14. sz

    Ola.. sou do interior de sao paulo e gostaria de saber qual o melhor horario pra se ver a chuva de meteoros aqui..

    1. Carlos Oliveira

      Está dito no post… 😉

  15. silvia

    Moro em ouro branco , mg, gostaria de saber se hoje tenho chance de ver a chuva de perseiades, pois tem 2 noites que levanto as 2 horas e ainda nao vi.

    1. Carlos Oliveira

      Não pode só levantar e olhar 😉

      Tem que estar pelo menos meia-hora a ver 🙂

      1. silvia

        Obrigada, valeu

  16. esmeralda jesus

    Sem duvida um grande espetáculo de chuva com direito a visualização das longas caudas coloridas.bastou mudar de sítio e ficar de papo para o ar até agora para captar imensas estrelas cadentes…efémeros em sabia para que lado olhar pois vinham de diferentes direções ao mesmo tempo.lamento não ter câmera para registar o fenômeno!
    Continuação de boas observações e captação de instantes efémeros

    1. Carlos Oliveira

      Excelente 😀

  17. Elcio

    Estou em Curitiba a chuva passada eu vi alguma coisa vale a pena passar a noite todo em claro ou é mais jogo acordar as 4 pra ver?

    1. Carlos Oliveira

      Se está já vendo alguma coisa, continue a ver 😉

  18. Ked

    Seria ppossivel ver na madrugada de hoje dia 13?

    1. Carlos Oliveira

      Sim 😉

  19. Brendo

    Galera queria saber se o pico da chuva de meteoros será na madruga de hoje?
    moro em fortaleza- CE, vai ser possível eu ver á olho nu e para que direção devo olhar?

    1. Carlos Oliveira

      Sim, é esta madrugada.

      Deve ler os nossos posts deste ano sobre essa chuva de estrelas. 😉
      Este artigo é do ano passado. Já temos os artigos deste ano 🙂
      http://www.astropt.org/2014/08/11/perseidas-2014/
      http://www.astropt.org/2014/08/11/chuva-de-estrelas-das-perseidas/

      O radiante é a constelação de Perseus, que lhe vai aparecer próximo do horizonte, para Norte.

      Para saber as constelações que tem sobre si, use este skymap:
      http://www.heavens-above.com/
      (configure para o sítio onde está e para a data/hora que quiser) 😉

      abraços

  20. Jessie

    Moro na região do nordeste, queria saber o horário e pra que hemisfério olhar?

    1. Carlos Oliveira

      Jessie, por favor leia a minha resposta anterior 😉

  1. TOP 100

    […] – Chuvas de Meteoros: Quadrantidas. Líridas (2013, 2012). Eta Aquarids, Perseidas (2013, 2011 (aqui), 2010, 2009), Dracónidas (e aqui), Leónidas, Geminídeas. […]

  2. Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros | Jornalismo Colaborativo

    […] Carregue aqui para saber mais sobre esta chuva de meteoros. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>