Tipos de Exoplanetas

Esta infografia feita por Karl Tate para o site Space.com, mostra-nos os tipos de exoplanetas já descobertos: Júpiteres Quentes, Neptunos Quentes, Gigantes de Gás, Neptunos, Super-Neptunos, Super-Terras, Planetas Terrestres, Planetas de Água, Planetas Ctónicos (Planetas Despidos) e Planetas Órfãos.

exoplanets-alien-worlds-111205d-02

Note-se que já se descobriu quase 1000 planetas e tudo num raio de 1.500 anos-luz (uma pequeníssima parte da Via Láctea)

3 comentários

1 ping

  1. Parabéns sou apaixonada por astronomia e vi seu site através do facebook fiquei encantada e estou lendo todas as publicações parabéns incrível adorei 🙂

  2. Além destes “tipos” ainda existem os intermediários.
    E pelo que sei eles não tem nenhum escrúpulos em se enquadrar num ou noutro tipo.
    Eles são oq são e devemos é nós nos adaptarmos a eles, se quisermos, claro.

    Os planetas-Carbono e Diamantes são na verdade estrelas mortas, mas que também podem ser chamados de planetas já que não estão mais tendo sua funcionalidade de estrela.

    Então a princípio estariam fora desta tipificação proposta.

    Esta é só mais uma das razões para que eu queira que um dia tenhamos uma classificação que englobe todos os tipos de astros, e não mais classificações por tipos.

  3. Muito legal.

    Será que conseguiremos uma taxonomia boa sobre tanta variedade de Planetas? E os Planetas-Carbono com Diamantes?

  1. […] Matéria Negra. Atmosferas. Mapa Atmosférico. Formação. Detecção. Métodos. Comparação. Tipos. 1.000 exoplanetas. Total. Índice de Habitabilidade Planetária. Catálogo de Planetas […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.