Curiosity tira foto a um UFO nos céus de Marte?

Nos últimos meses, quase diariamente são disseminadas, sobretudo no Facebook, fotos (e até já existem vídeos do youtube) tiradas pelo rover Curiosity a partir da superfície marciana onde supostamente se vê um OVNI nos céus de Marte:

ufo mars
mars ufo

É muito estranho que essas páginas de Facebook e websites na internet digam que a NASA anda a esconder a suposta verdade sobre naves alienígenas nos céus de Marte, e paradoxalmente a própria NASA divulga diariamente fotografias a mostrar isso.

Se entrarmos na NASA, no site do Curiosity, nesta página de imagens não-tratadas, vemos todas as imagens tiradas por esse rover a partir de 4 câmeras.
Escolham uma das quaisquer imagens das cameras dianteiras: Front Hazard Avoidance Cameras (Front Hazcams).
Por exemplo, escolhamos as últimas imagens: Sol 425 que tem 4 imagens (podem escolher em qualquer dia).
O que se vê?

Em qualquer dia, percebe-se que na câmera da esquerda, Front Hazcam: Left B, o céu está sempre limpo:

FLB_435219877EDR_F0191066FHAZ00323M_-br

Já se virmos a mesma foto, tirada no mesmo segundo, na mesma direcção, com a câmera da direita, Front Hazcam: Right B, então aparece o problema na imagem:

FRB_435219877EDR_F0191066FHAZ00323M_-br

O que vos proponho é que vejam todas as imagens, em qualquer dia (exemplos: Sol 420, Sol 350), e comparem as duas câmeras: a da esquerda nunca tem nada estranho, enquanto a da direita, com fotos no mesmo segundo que da esquerda, tem esse objecto estranho na foto… em todos os dias e com o objecto no mesmo sítio da imagem, mesmo estando a tirar fotos a outras partes do céu.
Exemplo:

FRB_434771809EDR_F0190000FHAZ00323M_

Por isso, das duas uma:
– OU anda um OVNI nos céus de Marte sempre a seguir a câmera da direita, aparecendo sempre no mesmo local da foto (mesmo em diferentes partes do céu), enquanto simultaneamente no mesmo segundo se esconde da câmera da esquerda que tira fotos ao mesmo local do céu;
– OU é um problema na câmera, com um pequeno risco na ocular, provavelmente devido à colisão com um grão de areia que terá saltado durante ventos marcianos por exemplo, e por isso é que o problema na imagem só aparece numa das oculares e sempre no mesmo sítio da ocular independentemente do sítio para onde se está a olhar (imaginem que estão a ver por binóculos, e uma das oculares tem um pequeno risco).

A 2ª opção é obviamente a mais provável, e daí que será a verdadeira.
Como já expliquei neste post, a diferença entre aquilo que é possível e aquilo que é provável, é que quem fala em possibilidades são os pseudos, enquanto quem procura a verdade baseia-se nas probabilidades; nós utilizamos o conceito de mais provável milhões de vezes ao dia e sempre com 100% de sucesso, como já expliquei neste artigo.

Sempre que virem em websites a 1ª opção (e se procurarem no Google, vêem muitos sites a seguirem essa via), então já sabem que estão na presença de um website pseudo, vigarista.

11 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Philippe Wagner on 01/05/2014 at 22:36
    • Responder

    Fiquem tranquilos, deve ser apenas um mosquito..

      • Arthur Cardoso on 02/05/2014 at 01:01
      • Responder

      se for um mosquito, não deveremos ficar tranquilos, pois será a confirmação de um mosquito alien 😀

  1. Acredito que seja problemas com a câmera pois, as imagens tiradas estão sempre com o suposto “OVNI” na mesma posição e supostamente com o mesmo formato, a câmera que capta essas imagens não é trata igual as outras câmera? por qual razão iriam tratar todas as imagens menos a da câmera que está realizando as imagens do “UFO”.

  2. Sou da cidade de fortaleza, no estado do ceara,Brazil.
    E acho perfeito aqui. Parabéns!

  3. tas todo queimado paulo….

    cá por mim és o tal zé 😉

    Carlos não ligues a esses monhés que veem um risco duma câmera o fim do mundo…

    só não acredita na ciência quem é patético …

    ainda no outro dia não vendi uma maquina de lavar a uma mulher, virou-se para mim e disse:

    – deus irá julgar o seu comportamento, não eu, mas sim deus e tenha cuidado poderá ser HOJE.

    … deixa cá ver se percebi, “deus” odeia gente que não vende maquinas… então deus vai me castigar por não ter vendido a minha maquina… ou seja não vendi, portanto sou pecador 🙁

    … porque deus não lhe oferece a maquina? 😮 … não seria mais simples?

    quero ir para marte :/ deve haver menos aliens que aqui *.*

    1. Tou cá com um bronze, que nem queiras ver. Um bronze bem Marciano.
      Por distração também fumei o cartão do “partido”.
      Oh Paulo Santos, explica-nos lá o que é que entendes por “monhé”. Se for a malta do Bangladesh, Sri Lanka (Onde o Arthur C. Clark “papava” os rapazinhos) e Paquistão, então está tudo esclarecido; parece que os tipos a repararem smartphones não tem igual.

  4. Nada disso. Zé de Marte partiu carregado com os alguidares, penicos e restante mercadoria, destinados à feira de Cascais.
    A NASA tem seguido o veículo de forma a tentar saber de alguma atividade subversiva do Zé; por exemplo ligação á resistência marciana liderada por Kuato.
    Kuato exige que a elite marciana baixe o IVA do consumo de CO2 de 23% para 6%. Só quem fumar erva vermelha é que pagará uma sobretaxa de 30%.

  5. Esse blog foi um achado para mim! Muitas informações interessantes e com muita credibilidade. Parabéns aos autores!

    Posso fazer uma sugestão? Eu gostaria de ver um post com os autores e colaboradores recomendando links de blogs, sites, livros, twitters, páginas no facebook, etc… (que não seja os mesmos de sempre: discovery, nasa, history, etc…) que são essenciais para se acompanhar e que também contém informações de qualidade.

    Nesse oceano de informações e desinformações que é a internet, é fácil se perder e leva muito tempo para filtrar o que presta do que não presta. Ninguém melhor que os autores para nos ajudar nessa tarefa.

    Um grande abraço e saudações do Brasil! Continuem com o excelente trabalho!

    1. Universe Today, Universo Racionalista, etc 🙂

      Quanto a livros, temos uma categoria só para esse assunto 😉
      http://www.astropt.org/category/publicacoes/livros/

      abraços!

        • Chico on 19/10/2013 at 23:30

        Valeu Carlos! Justamente o que eu procurava! E não conhecia nenhum desses 2 sites! 🙂

    2. Chico,
      O “oceano de informações e desinformações” de que falas é um problema do dia-a-dia que vai para além da Internet. Não existe nenhuma fonte de informação que nos permita “desligar” o cérebro e aceitar tudo como sendo verdade. Temos estar sempre atentos.

      Pessoalmente eu gosto de páginas de Internet com ligações para fontes originais e que os seus autores sejam capazes de corrigir um erro quando os cometem. Isto é um sinal de que estão preocupados com a verdade.

      Aconselho-te o “Kit de Detecção de Disparates” do Carl Sagan, retirado do livro “O Mundo Assombrado Pelos Demônios”. Este é sempre um bom começo para aprender a “filtrar o que presta do que não presta”.

      http://www.astropt.org/2010/01/06/carl-sagan-e-2012/
      http://www.astropt.org/2013/03/26/sagan-acende-velas/

      Boas leituras

  1. […] pixeis. Catástrofe em 2014? Chuva de detritos. Estranho. Rato. Gorila. Estátua Egípcia. Luz. UFO. Missões Humanas. Missão só de ida. Simulações. Projeto Red Rocks. Mars […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.