A Índia vai a Marte!

india_marte_01

A Índia levou a cabo o lançamento da sua primeira sonda destinada ao estudo do planeta Marte. A sonda MOM ‘Mangal Yaan’ (MOM – Mars Orbiter Mission) foi lançada às 0908UTC do dia 5 de Novembro de 2013 a partir do Complexo de Lançamento FLP do Centro Espacial Satish Dawan SHAR, localizado na Ilha de Sriharikota. O lançamento foi levado a cabo pelo foguetão PSLV-C25 (PSLV-XL).

india_marte_06

Podem saber mais sobre esta missão aqui.

2 comentários

  1. Que bom que os indianos tiveram sucesso,pois o mundo é muito chato apenas pela ótica Made in América. Talvez seja bom termos outros olhares na busca do conhecimento espacial. Claro não estou me esquecendo da Euroepa,mas um novo olhar pode trazer novas vias que não passe apenas pelos Estados Unidos. Penso que nesta onda de espionagem dos yankees que nem poupou o Papa teremos em breve a criação de fronteiras virtuais. Ou seja, os países serão demarcados de forma virtual com as suas internet recebendo um filtro do Estado. Também não sei se é bom ter um novo país a avançar numa corrida espacial,pois pelo que vemos a ciência esta sendo filtrada pelo poder do Estado para o belicismo. A citar os aviões drones verdadeiros carniceiros dos ares a matar civis inocentes.

  2. Olá!

    Se a missão for um sucesso, será a primeira sonda espacial enviada por um país asiático a atingir Marte. É um facto importante, sobretudo tendo em conta a geopolítica asiática, visto a Índia e a China serem velhos “inimigos”.

    Para quando uma “nova” missão chinesa a Marte? Visto a última ter falhado (culpa dos russos)…

    Abraço 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.