Retrete pública de dinossauros

article-2516268-19BEBC6800000578-146_634x418

Esta é uma notícia que pode não cheirar muito bem, mas que me parece muito interessante em termos científicos.

Hoje em dia, elefantes, antílopes e cavalos são alguns dos animais que defecam em locais específicos acordados socialmente, para marcar território e reduzir a propagação de parasitas.

Agora, descobriu-se a retrete social mais antiga do mundo.
Era utilizada há 240 milhões de anos pelo Dinodontosaurus, um enorme herbívoro com mais de 2 metros de comprimento e que era semelhante aos actuais rinocerontes.
A enorme “casa de banho pública” foi desenterrada na Argentina e nela foram encontradas milhares de fezes fossilizadas da era dos dinossauros. Cada coprólito mede até 40 centímetros e pesa vários quilos. Foram preservados devido a uma camada de cinza vulcânica que caiu sobre este local (tal como aconteceu como Pompeia).

Esta é a primeira vez que se tem evidências de que antigos répteis partilhavam o mesmo local para fazerem as suas necessidades.

Esta descoberta é importante para a ciência, porque cada coprólito é uma amostra de um ecossistema. Ao estudar-se os excrementos, pode-se saber qual era a dieta destes animais pré-históricos, quais as suas doenças, se tinham parasitas, e qual era a vegetação na sua era (incluindo plantas que entretanto se tornaram extintas).
Além disso, percebe-se que estes animais eram gregários e tinham comportamentos sociais específicos.
Por último, tinha-se evidências de retrete pública em mamíferos há cerca de 20 milhões de anos. Esta descoberta mostra evidências 220 milhões de anos mais antigas e nos antepassados répteis.

Leiam em inglês, na BBC e na Nature.

Crédito: Daily Mail

Crédito: Daily Mail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights