Nebulosa cercada por asteróides ?

PIA17564_ip

Uma imagem feita pelo telescópio de infravermelhos WISE mostra a Nebulosa Helix rodeada por rastos de asteróides (melhor resolução da imagem, aqui).

Como pode ser isto?

Bem, é somente uma questão de perspectiva: a nebulosa planetária está bastante distante de nós enquanto os asteróides (e os seus quatro rastos) estão no nosso quintal (sistema solar). Existem outros rastos na imagem, que são satélites que orbitam a Terra e raios cósmicos a atingir a câmera.

• Sérgio Martins on 19/12/2013 at 14:49

Mera curiosidade: alguém me pode explicar o que é aquele traço oblíquo, bastante claro, situado no canto superior esquerdo da imagem?

1. Legal 🙂

Mas saindo fora do contexto da ilusão de óptica da imagem, acho que não seria tão estranho haver asteróides perambulando nas imediações de Nebulosas Planetárias, uma vez que estas podem se formar de estrelas parecidas com o Sol, que podem ter sistemas de planetas, luas e asteróides.
    Os asteróides suficientemente afastados teriam sua órbita escapada mais e mais, a medida que a estrela se expande pra se tornar gigante vermelha (e perde atração gravitacional). A expansão continua até que se torne Nebulosa Planetária, ao redor da qual, ou mesmo dentro dela, ainda flutuam cadáveres de seu antigo sistema, planetas fragmentados e asteróides escapados…

Não sei se não falei uma grande besteria, rsrs, mas é a ideia que me veio à mente.