OVNI sobre o aeroporto de Bremen?

A notícia do momento nas redes sociais é a aparição de um OVNI/UFO sobre o aeroporto de Bremen, na Alemanha. Até a comunicação social, sempre adepta do sensacionalismo, deu voz a esta “aparição”.

bremen

Antes de entrar neste caso propriamente dito, deixem-me referir alguns casos nos últimos tempos.

No ano passado, o Exército Indiano investigou 2 OVNIs/UFOs durante 6 meses. Pensava-se que eram drones Chineses. Afinal, eram os planetas Júpiter e Vénus.
Ainda no ano passado, um avião Airbus A320 preparava-se para aterrar no Aeroporto Internacional de Glasgow, quando apareceu um objecto voador não identificado que quase colidia com o avião. Depois de muitas alegações aparvalhadas, ficou-se a perceber que era um balão em forma de tubarão lançado pelo pequeno Billy Orsmond.
Em 2012, um piloto da Air Canada sonolento confundiu o planeta Vénus com um avião. Ao tentar desviar-se do que pensou ser o outro aparelho na sua rota, mergulhou abruptamente. Dezasseis pessoas ficaram feridas.
Alguns anos antes, 3 pilotos da companhia Olympic Airways (Grécia) viram um OVNI durante a noite de 11 de Novembro de 2007, perto de Atenas. Pilotos de combate foram enviados para a zona do OVNI, mas não viram nada de anormal. Na verdade, os pilotos tinham visto o planeta Vénus.

O ano 2014 começou já com o mesmo tipo de avistamentos aparvalhados.
Supostamente, vários vôos no aeroporto de Bremen, Alemanha, foram cancelados devido a ser visto um OVNI/UFO no dia 6 de Janeiro entre as 18:30 e as 21:30 locais.
O objecto foi visto durante 3 horas. Por incrível que pareça, com centenas de milhares de pessoas nesse aeroporto com câmeras nos telemóveis, não há qualquer fotografia do objecto.
Um helicóptero da polícia foi enviado para estudar o objecto e não viu qualquer objecto na atmosfera terrestre.

Eu não estava lá, por isso não sei o que era nem sequer sei que informações são verdadeiras e quais as falsas nas “testemunhas”.
No entanto, como sempre na vida, para sabermos a resposta às coisas do dia-a-dia, utilizamos o pensamento racional (que se baseia naquilo que é mais provável), e sempre com 100% de sucesso.

Tendo em conta a história passada, fui ao programa Heavens-Above ver se existia algum planeta brilhante sobre os céus de Bremen naquela noite, naquelas horas.
De forma “surpreendente”, a minha pesquisa de um minuto (“pesquisa”, uma palavra que deveria estar na base do jornalismo, antes de divulgarem notícias sensacionalistas para “vender o mistério”), levou a este resultado: nesse dia, nessas horas, sobre Bremen, encontrava-se o bastante visível planeta Júpiter.

bremen jupiter

37 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. As “bizarrices” que as modernas câmeras com superzoom podem gerar são muitas e podem causar muitas confusões… Aberrações cromáticas, falta de foco, tremedeira, condições adversas do clima e atmosfera, inexperiência do fotógrafo, enfim… São muitas variáveis que podem resultar em imagens confusas e que tendem a levar qualquer um tirar conclusões precipitadas.

    Vejam o vídeo abaixo por exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=7SQahlWL8AY

    Não estou dizendo que o caso do ‘ovni’ de Bernem tenham a mesma origem (de um simples planeta) , pois creio que seria muito amadorismo cancelar vôos por causa isso. Não sei as autoridades locais confirmaram se cancelamento dos vôos foi realmente devido a esse objeto do filme em questão ou se foi por algum outro motivo qualquer (mau tempo, por exemplo) e daí associaram a notícia do cancelamento com a filmagem de um objeto estranho no céu, até porque alguns vídeos falam que o ‘ovni’ surgiu sobre um estádio enquanto outras falam que foi sobre um aeroporto , enfim…

    Eu quero acreditar que não estamos sós , acredito que existem fenômenos ainda não explicados, mas acredito também que há muitos vigaristas e mentiras sendo divulgadas na imprensa (que nem sempre analisa os fatos e apenas espalham ainda mais a “poeira” no ventilador) …. Infelizmente, essas cosias só atrapalham o estudo de tais fenômenos e nada ajudam a comunidade científica que os analisa de forma séria e imparcial…

    Como dizem por ai, é preciso ter a mente aberta, mas sem deixar que ela caia no chão.. ;o)

    1. “Não sei as autoridades locais confirmaram se cancelamento dos vôos foi realmente devido a esse objeto do filme em questão ou se foi por algum outro motivo qualquer (mau tempo, por exemplo) e daí associaram a notícia do cancelamento com a filmagem de um objeto estranho no céu”

      Eu não afirmei isto porque não consegui ter a certeza desta situação, mas quando fui lendo as notícias iniciais, “cheirou-me” a isso. Digo isto por experiências passadas e pela forma como foi noticiado…
      Mas é como digo, não consegui saber a certeza da veracidade ou do desmentido dessa hipótese.

      abraços!

    • Jorge de Freitas on 10/01/2014 at 20:18
    • Responder

    Gostaria que alguém comentasse o que levaria um Chefe de Estado do Canadá a dar estas declarações. Já que o ceticismo deste site insiste em afirmar que OVNIS e E.T não existem.
    Atenciosamente.

    1. Jorge de Freitas,

      Este site nunca afirmou que OVNIs e ETs não existem.
      Antes de fazer afirmações mentirosas, deveria ler os nossos posts.

      E se lesse este nosso site – em vez de mentir sobre ele – saberia que já escrevemos sobre esse assunto:
      http://www.astropt.org/2013/05/15/a-verdade-os-gambozinos-e-o-watergate-cosmico/

      abraços

      P.S.: o link no seu comentário foi retirado porque não damos publicidade a vigaristas.

        • Jorge de Freitas on 11/01/2014 at 16:58

        Carlos Oliveira, caso você não prestou atenção, sempre participei do seu blog, tentando comentar e buscando algumas respostas, por acreditar na competência de alguns aqui presente.
        Sua ironia e ceticismo, quando o assunto é OVNI faz qualquer um perceber a tentativa de desqualificar o tema.
        Vigarista sei que não sou…

        (… comentário editado…)

    2. Caro Jorge de Freitas,

      Sugiro que preste mais atenção aos meus comentários…

      Sim, o Jorge de Freitas tem 18 comentários neste blog. Curiosamente nenhum sobre astronomia, mas tem alguns em que se deixa levar por mitos conspirativos.

      O que eu lhe disse é que esta sua afirmação “deste site insiste em afirmar que OVNIS e E.T não existem” é mentirosa.
      Nunca este site disse que ETs não existem ou que OVNIs não existem. Ou seja, o Jorge de Freitas mentiu.
      O que afirmamos é que só junta esses dois assuntos distintos quem nada percebe de um ou de outro.

      Não desqualificamos o tema. Analisamos. Se as evidências apontam numa direcção, e se o Jorge de Freitas não gosta dessa direcção, o problema não é nosso.

      Quando o Jorge de Freitas fala de ceticismo como se fosse algo negativo, está a desqualificar toda a sua vida.
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/

      Quanto ao canadiano, como já percebeu, já existe um artigo aqui sobre ele.

      Quanto a esta minha frase “o link no seu comentário foi retirado porque não damos publicidade a vigaristas”, penso que é claro que me estou a referir ao vídeo e não a si. A não ser que o Jorge de Freitas seja o autor do vídeo e manipulou as coisas de modo a tentar enganar a sua audiência a seguir a sua crença ideológica, não teria qualquer motivo para se preocupar.

      Infelizmente, o Jorge de Freitas errou ao pensar que o “vigaristas” era para si, e partiu depois para a falta de educação. Daí que compreenderá o porquê do resto do seu comentário ser editado.

      abraços

  2. Esse vídeo do portal Terra parece eliminar por completo tanto os “glitches” quanto os balões meteorológicos quanto possíveis planetas das possibilidades de hipóteses aceitáveis. Além disso, sua origem é a polícia alemã e ele é suficientemente longo e variado para eliminar também a possibilidade de edição. http://esportes.terra.com.br/futebol/internacional/alemanha/campeonato-alemao/videos/veja-ovni-que-policia-flagrou-no-estadio-do-werder-bremen,504934.html

    1. Não se consegue ver o vídeo nesse website.

      Mas está a falar deste vídeo, certo?
      http://www.youtube.com/watch?v=xSz9wwZ9KzU

      Este vídeo é extremamente fácil de fazer.
      Eu próprio já fiz um vídeo deste género.

      Basta que vá até lá fora ao princípio da noite, esconda-se atrás de umas moitas, espere um pouco pelo nevoeiro, grave o planeta Júpiter, e a seguir faça zoom na câmera de modo ao planeta ficar desfocado com as sebes em primeiro plano.
      E pronto, o OVNI é o planeta Júpiter e temos um vídeo igual a este 😉

      abraços!

      1. Sinceramente, se eu fizesse parte da equipe do Astro PT eu procuraria assistir esse vídeo do Terra na íntegra. Não creio que Júpiter se movimente como o objeto mostrado nem que chegue a exibir um formato e um brilho como, por exemplo, o que se pode ver a partir dos 2 minutos e 19 segundos.

      2. Sinceramente, eu se fosse ao Maurício faria a experiência que lhe recomendei… talvez ficasse a perceber porque o objecto aparenta movimentar-se e mudar de brilho.

        Quanto ao vídeo no Terra só dá para ver em certas regiões. Como lhe expliquei em cima, não dá para ver por todos.

        abraços

    • BetinhoFloripa on 09/01/2014 at 17:53
    • Responder

    Carlos

    Vc sabe de algo sobre isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=ii-_BW0Siow

    1. Desconhecia.

      Encontrei esta explicação:
      http://www.abovetopsecret.com/forum/thread551529/pg1#pid8324559

  3. O grande problema sobre a veracidade deste tipo de fenómeno é que não se pode confiar em testemunhas, excepto se forem várias e que separadamente façam uma descrição equivalente. Quem conta um conto acrescenta um ponto e, quem desconhece fenómenos celestes, perante algo de incomum interpreta à sua maneira. Contudo, acho que este texto é tão contraproducente como as falsas testemunhas ou as notícias falsas, já que praticamente sem dados (ou pelo menos concretos) especula uma explicação. Além disso, utiliza (quase que vinculativamente) outros casos que se comprovaram erro para “provar” que este também é um erro. Todas estas “chafurdices”, para um lado ou para outro, só servem para confundir e em nada contribuem para que se chegue a uma explicação séria e credível para cada caso.
    Já vi, até em telejornais, assumirem como OVNI muitas situações ou objectos facilmente explicáveis, desde o “cintilar” de estrelas com variação de cores ( vermelho, azul e branco) ao brinquedo telecomandado do Algarve, passando por flares de Iridium; mas já assisti a fenómenos que,em sã consciência, só posso considerar não identificados. E não me venham com a treta de que é Vénus, Júpiter, meteoro ou avião. É que a primeira coisa que faço é excluir completamente essa grande lista de fenómenos/objectos que podem ser interpretados como OVNI.
    Outra atitude ridícula é que, quer os menos conhecedores, quer os que se acham peritos na matéria, perante a alegação do avistamente de um objecto ou fenómeno aéreo não identificado, reagem como se com a sigla OVNI se quisesse dizer “nave extraterrestre”.

    1. Olá Fátima,

      Parece-me que tem alguns erros no seu comentário…

      Começando pelo fim: como poderá comprovar lendo os nossos artigos, tem por diversas vezes explicado o que é um OVNI. No entanto, é óbvio que se estarmos a avaliar uma notícia transmitida de determinada forma, temos que analisar o contexto com que foi dita.

      Quanto ao texto, não especula sobre uma explicação. O texto faz o que qualquer mente racional faz: “aposta” naquilo que é mais provável. Neste caso, sabemos (é um facto) que Júpiter estava no céu precisamente na altura do avistamento. Olhando para o vídeo disponibilizado desse OVNI percebe-se que é igual a milhares de vídeos de qualquer pessoa que grave no céu Vénus ou Júpiter. E a parte histórica é obviamente importante já que é nisso que a Fatima se baseia milhares de vezes por dia para tirar conclusões sobre algo que poderá vir a acontecer.
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/

      Por isso, não são tretas. É a forma de pensar racionalmente, que nos dá 100% de sucesso, milhares de vezes ao dia, todos os dias.

      abraços

  4. Pesquei por “Bremen ufo” e encontrei alguns alguns vídeos amadores de baixa qualidade, nada oficial (alias, como sempre…) do caso recente relatado (como o abaixo), mas há também alguns vídeos antigos…
    http://www.youtube.com/watch?v=ON8CAFEKJ8Q

    1. É realmente impressionante a falta de qualidade…

      Não se prova que é no aeroporto… e o vídeo de um objecto atrás do nevoeiro é parecido com o meu quando filmei Saturno abanando a mão para fazer de conta que era um OVNI 😛

    • Alvaro Folhas on 08/01/2014 at 20:45
    • Responder

    Carlos, radar, luzes laterais de aproximação, som, e pessoal técnico credenciado, e diferentes relatos no local excluem decididamente Vénus e Júpiter.
    Alguma coisa foi, provavelmente algum drone ou afim, mas até saber ao certo aí temos um OVNI :D. Já só faltam os homenzinhos verdes.

    • Renato Romão on 08/01/2014 at 19:59
    • Responder

    Não percebo, como num aeroporto na Alemanha consegue um objecto voador não identificado ter estado 3 horas a atrapalhar o “trânsito” do mesmo e a ser detectado no radar, e, ninguem (militar) não o ter identificado! Incrivel não é?
    Como nós podemos detectar qualquer coisa na atmosfera ou fora desta da mesma origem se nem a “um palmo” do chão conseguimos. No entanto, espero ainda uma noticia posterior a desmentir esta noticia.

    Abraços.

  5. Por alguns poucos videos que já circulam na Internet, o “artefato” parece ter um formato de um peixe, só que iluminado. Seria mais um caso de balão em forma de tubarão? E porque hj em dia todo mundo tem uma supercâmera de bolso e que filma HD, só aparecem vídeos tão ruins quando alguém filma um ‘ovni’ ? Para um evento tão importante, que ficou pairando no ar por 3 horas, será q ninguém conseguiu imagens melhores? Ora bolas…

    1. Onde estão os vídeos? 😉

      Quando escrevi o post, não havia vídeos 🙁

  6. Então e como se explica a detecção por radar do planeta Júpiter?

    Cpts.
    Tiago

    1. Glitches?

  7. Carlos, desta vez a hipótese de Júpiter ou Vénus não encaixa completamente e a explicação pode ser bem mais prosaica 😉 Espreita este link: http://www.thelocal.de/20140107/alleged-ufo-disrupts-travel-at-airport-bremen-germany e repara na parte onde se diz:

    “A spokeswoman for German Air Traffic Control (DFS) said: “It had normal lights, red and green, and an approach light on both sides,” the Weser Kurier reported.”

    Tinha luzes de aproximação, coisa que não deve ser um upgrade normal de naves de ET´s. A não ser que sejam adeptos do tunning, mas isso é problema deles 😀

    1. Desde que fizeram a experiência de Monsanto, com uma luz branca de holofote a apontar para o ar, e as pessoas, sem mentirem (apesar de nada existir), diziam ver OVNIs no céu com cores vermelha, azul e verde…. que sou muito céptico em relação a esses testemunhos 😉

      Mas sim, a explicação de Júpiter tem várias inconsistências 😉

    • Daniel F. M. Folha on 08/01/2014 at 14:42
    • Responder

    Não parece que alguém tenha feito qualquer avistamento! O que já tinha lido, e que o site euronews refere (http://www.euronews.com/2014/01/07/ufo-disrupts-flights-at-bremen-airport-in-germany/), citando fonte policial, foi o aparecimento de um sinal no radar. Também refere o mesmo artigo, e bem, “A similar incident in Saxony on Sunday turned out to be a remote-controlled model airship.”

    1. Sim e não 🙂

      Pelas notícias não cheguei a perceber se era só um glitche ou mesmo algo real no radar.

      De resto, as notícias dizem que várias pessoas o viram…
      “the Weser Kurier newspaper reported it could be seen through binoculars from the airport’s traffic control tower.”
      “a patrol car also saw the object.”
      “A spokeswoman for German Air Traffic Control (DFS) said: “It had normal lights, red and green, and an approach light on both sides,” the Weser Kurier reported.”

      abraços!

        • Daniel F. M. Folha on 08/01/2014 at 15:00

        O dito OVNI até já produzia som… 😀

        Abraço.

      1. Pois… fico sempre de pé atrás com os testemunhos…

        Na experiência de Monsanto, um bombeiro condutor de ambulancia disse até que o OVNI passou por cima da ambulancia e o rádio deixou de dar.
        No entanto, não havia OVNI nenhum… era só um holofote de luz branca parado no cimo do monte…

        Enfim… a psicologia humana é mais estranha que o universo 😛

    2. Se verificar a comunicação da polícia, eles afirmam que a equipa de um carro patrulha avistou o OVNI.
      http://www.polizei.bremen.de/sixcms/detail.php?gsid=bremen09.c.20692.de#000914

  8. As noticias referem que no radar aparecia qualquer coisa, não me parece que fosse Júpiter, portanto a explicação será outra, talvez um balão ou um desses drones cada vez mais vulgares, controlados por um smartphone 🙂

    1. Se as evidências de radar não forem glitches, mas se evidenciam um objeto real, então concordo que a explicação mais provável será um pequeno objeto telecomandado 😉

    2. No entanto, para este caso, teríamos ainda de descobrir a pessoa que estava a comandar o objeto. Tem mais uma “assumption” que a minha hipótese 😉

    • Nuno José Almeida on 08/01/2014 at 11:19
    • Responder

    A história não é bem assim.

    http://www.openminds.tv/ufo-disrupts-air-traffic-bremen-germany/25621

    1. Esse link copiou a notícia que coloquei em link no post… por isso, foi baseada nessa história que me baseei para o post 😉

  9. Bom, enquanto não soubermos o que é, é um OVNI. O meu vizinho ontem deixou cair umas cuecas pela janela e eu vi-as passar, mas não percebi o que era. Foram um OVNI até as ver estateladas no chão. Bom, foram mais um OCNI (Objecto Caidor Não Identificado) que um OVNI, acho eu…

  10. Só acho estranho, uns pilotos de avião que voam todos os dias sobre as nuvens, com o céu como seu horizonte, terem confundido um ponto pequenininho brilhante e com uma distancia visivelmente faraónica (coisa nos habituamos a ver à noite quando olhamos para o céu), com algum ovni estranho e se calhar com cornos e com uma suposta proximidade do avião ao ponto de os pilotos tentarem o desvio do aparelho de forma a evitar a colisão… Eles devem ter um problema de visão a nível de controlo de distancias!
    Não estou a criticar de maneira alguma o teu artigo… tou a apenas ser irónico com isso!
    Eu sou daqueles em que acredito que nessa imensidão do universo haja realmente vida para além da da nossa Terra, mas não acredito que os ET’s viajem milhares de anos luz pra chegar à Terra, pregar um susto a um desconhecido e logo de seguida ir embora!…

    1. Nota que até o piloto com mais experiência em todo o mundo – Buzz Aldrin – chegou a ser “perseguido por um OVNI”, que afinal era o planeta Vénus. Ele conta várias vezes essa história, de como os sentidos o enganaram. E os sentidos, enganam-nos a todos 😉

      abraços!

  1. […] – OVNIs: Roswell. Alfena. Portugal. Brasil. Aeroporto China. Aeroporto na Alemanha. Londres. Canadá. Nova Iorque. 2014. Obama. Guarda-costas. Aldrin. Mar. Mercúrio. Lua Dione. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.