Cosmos, Sustentabilidade e Responsabilidade – conferência com o famoso Hubert Reeves

image003

Informação enviada pela Porto Business School:

“A Porto Business School acolhe, no dia 13 de fevereiro, entre as 9h e as 18h, a conferência “Cosmos, Sustentabilidade e Responsabilidade”, evento que conta com a presença de Hubert Reeves, famoso cosmólogo, ecologista e humanista.

A Humanidade tornou-se a principal ameaça para o ambiente, para a biodiversidade e para ela própria. A questão que se coloca é: como encontrar equilíbrio entre a bela história da Criação e as constantes ameaças ao futuro do Planeta?

O evento pretende mostrar os dois lados desta questão, apontando caminhos para um futuro mais sustentável. Serão apresentadas e discutidas algumas das melhores práticas do mercado (LIPOR, SIEMENS, PORTUCEL, SONAE, entre outras) a nível de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Pode encontrar todo o programa deste evento aqui.

Entrada livre, com inscrição obrigatória, para toda a comunidade Porto Business School e Universidade do Porto.
Entrada paga para restante público, com diferentes segmentos. Por favor verifique no boletim on-line, aqui.

Evento em inglês e português.”

programa

Comunicado de Imprensa da Universidade do Porto, escrito por Tiago Reis:

“É um dos mais conhecidos divulgadores de ciência a nível mundial e vai estar no Porto no próximo dia 13 de fevereiro, a convite da Porto Business School. Hubert Reeves, famoso cosmólogo, ecologista, humanista franco-canadiano, é um dos convidados da conferência “Cosmos, Sustentabilidade e Responsabilidade”, que vai juntar cientistas e empresários num debate alargado sobre os caminhos para um futuro mais sustentável no planeta.

Astrofísico de carreira, Hubert Reeves foi diretor de investigação no CNRS / Centre National de la Recherche Scientifique, um dos maiores organismos europeus ligados à investigação nas áreas da ciência fundamental . Nesta passagem pela escola de negócios da Universidade do Porto, o “poeta dos astros” vai então liderar um debate alargado que atravessa toda “a bela história da Criação” até se centrar nos fenómenos que ameaçam a sustentabilidade do planeta em áreas como o ambiente ou a biodiversidade.

Na primeira parte da conferência, que se prolongará durante toda a manhã (9h00 – 13h00), Reeves irá então abordar temas relacionados com a criação e a evolução da Terra, mas também com o futuro do planeta. As duas palestras serão complementadas com momentos de discussão aos quais se juntam o cientista Alexandre Quintanilha (professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e ex-diretor do IBMC) e o filósofo Paulo Tunhas (professor da Faculdade de Letras da U.Porto).

Na segunda parte, será dada a palavra às empresas através de dois painéis-debates que vão servir para apresentar e discutir algumas das melhores práticas do mercado a nível de sustentabilidade e responsabilidade corporativa. A LIPOR, SIEMENS, PORTUCEL e a SONAE são algumas das entidades com presença garantida.”

O jornal Público também divulgou este evento, aqui.
“Cosmólogo e divulgador de ciência Hubert Reeves estará no Porto na quinta-feira.
(…)
O cientista canadiano Hubert Reeves vai falar numa conferência no Porto sobre o cosmos e a sustentabilidade e responsabilidade do homem em relação à Terra.”

3 comentários

  1. Fazer-nos um convite à reflexão – por parte de membros da comunidade científica – sobre assuntos que são pauta, como “Sustentabilidade” e “Responsabilidade” é, de fato, importante num mundo cada vez mais tecnológico. Porém, é mister relembramos que o planeta já passou, outrora, por situações piores que as nossas atividades industriais: constantes bombardeamento de asteróides, deriva continental, atividade vulcânica intensa, mudanças climáticas extremas, erupções solares, dentre diversos exemplos. Note que este apontamento em nada macula esta importante iniciativa. Contudo, notamos certo equívoco por parte dos cavalheiros envolvidos nesta Conferência no que se concerne à descrição deste evento. De modo particular, compreendo que não estamos a discutir o futuro do planeta (“… e as constantes ameaças ao futuro do Planeta?”) e sim nosso futuro enquanto civilização tecnológica.

    1. Totalmente de acordo 😉

      Até já escrevi um pequeno texto sobre isso 🙂
      http://www.astropt.org/2012/04/10/salvar-a-terra-vs-salvar-os-humanos/
      😉

      abraços! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights