Por que a farsa da ida à lua nunca poderia ter sido produzida na época

moon-landing

É um título meio estranho à primeira vista, é verdade, e já é, como chamamos por aqui, “chutar cachorro morto”, discorrer sobre a teoria de conspiração de que o homem nunca foi a lua. Os sites sobre ceticismo e divulgação científica estão cheios de posts a esse respeito (inclusive o Astropt). Mas descobri recentemente uma abordagem sobre o assunto que, para mim, foi inédita e inesperada: A demonstração de que a ida do homem a lua não foi uma farsa simplesmente por que a tecnologia para criar a farsa nem sequer existia em 1969.

Essa abordagem é feita em vídeo, pelo produtor e diretor da Postwar Media, S G Collins, onde ele apresenta evidências sobre a impossibilidade técnica de se criar a farsa da ida a lua e de como era, sim, possível mandar alguém para a lua naquela época, mas não era tecnicamente possível criar a fraude.

Eu não tenho o conhecimento técnico de produção de vídeo que o autor do vídeo tem, então não tenho como contestar ou apoiar algumas das alegações, mas alguns argumentos são fáceis de corroborar com um mínimo de conhecimento histórico em mídia, como o fato de que o cinema e a TV não tiveram uma mesma evolução (sendo que na época o cinema podia criar a ilusão de uma ida ao espaço, mas uma transmissão de TV nunca teria conseguido).

Além disso, o autor desmistifica diversos pontos cruciais da conspiração, lembrando certos fatos sobre o ocorrido, como que a chegada a lua foi uma transmissão ao vivo de horas, o que seria impraticável à TV se fosse uma gravação de estúdio.

A exposição é realmente muito boa e toca em pontos óbvios, mas que quase nunca paramos para pensar como, por exemplo, que para simular uma filmagem feita na lua, seria necessária uma tecnologia que nem sequer existia na época. E que, curiosamente, hoje é mais fácil falsear a ida a lua do que, de fato ir à lua. Mas que o inverso era verdadeiro em 1969.

Enfim, eis o vídeo. Infelizmente, não têm legendas em português, mas se eu encontrar uma versão desse tipo, atualizo aqui.

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Dinis Ribeiro on 29/01/2016 at 10:11
    • Responder

    Duas sugestões:

    Teorias da Conspiração são realmente mentira. Fórmula prova-o
    http://www.noticiasaominuto.com/mundo/528728/teorias-da-conspiracao-sao-realmente-mentira-formula-prova-o

    On the Viability of Conspiratorial Beliefs
    http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0147905#sec007

    • Rodrigo Corinthiano on 06/06/2014 at 15:07
    • Responder

    😎 Que gafe 😎

    Obrigado e parabéns, Rafael!!!! 🙂

    • Rodrigo Corinthiano on 05/06/2014 at 21:25
    • Responder

    Excelente, Carlos!!!

    Tomei a liberdade de compartilhar o link com alguns amigos para que se livrem desse tipo de conspiração.

    Parabéns pelo achado!!! 🙂

    1. É do Rafael 😉

  1. Gosto muito do AstroPT, sendo este de conteúdo sempre comprometido com a ciência e com o nobre intuito de divulgar o conhecimento para todos que tem interesse.
    Assisti ao vídeo “Por que a farsa da ida à Lua nunca poderia ter sido produzida na época” e realmente desmistifica muitas teorias que tem como propósito confundir as pessoas com falsas informações de que o Homem nunca pisou na Lua, que foi uma farsa Norte Americana no auge da guerra fria e etc.
    Acredito que os Norte Americanos conseguiram chegar a Lua em 1969, e já sabia que as câmeras que registraram o momento histórico operavam em 10 FPS, apesar disso notei que no vídeo em determinado momento afirma que não existiam câmeras de alta velocidade (High-speed camera) na época da alunissagem, porém está informação é incorreta, pois estas câmeras foram e ainda são utilizadas na indústria automobilística e em especial na indústria bélica, sobretudo em testes nucleares (onde se registravam ondas de choque – shock waves). Esta tecnologia já era utilizada desde os anos 50 (quando o risco de uma guerra nuclear era eminente e a corrida armamentista andava a passos largos) – http://en.wikipedia.org/wiki/High-speed_camera .
    Porém este detalhe não altera a convicção de que os Norte Americanos conseguiram levar o Homem a Lua e retornar a Terra entre 1969 e 1972.

      • Fernando V. Jr. on 09/12/2016 at 23:06
      • Responder

      Li em algum lugar que todas as missões do Homem na Lua se deram no período da presidência de Richard Nixon, o presidente impichado. É verdade isso?

      1. As 6 missões à Lua foram entre Julho de 1969 e 1972.

        Nixon foi presidente entre 20 de janeiro de 1969 e 9 de agosto de 1974.

        Por isso, a resposta é sim.

        Mas seria ridículo fazer disso uma conspiração, porque até os Soviéticos provaram que os Americanos foram à Lua, durante a Guerra Fria.

    • Rodrigo Mussi on 04/06/2014 at 22:41
    • Responder

    Jorge, o astropt é o melhor. Até temos aqui no Brasil alguns bons blogs, mas tem muito menos portagens que esse aqui. O que não faltam aqui são brazucas.

    • Jorge Eustaquio on 04/06/2014 at 18:41
    • Responder

    Ah, ache uma legenda ai adorei o tema mas meu inglês ainda esta engatinhando…

    Adoro o astropt e gostaria de saber se tem algum semelhante no Brasil, pois alguns de seus assuntos são totalmente alheios para mim.

    1. O AstroPT – astronomia em português – é lido diariamente por milhares de brasileiros 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights