Oferta de Livro – Janeiro

Continuando a nossa Campanha de Doação de Livros, e após termos oferecido 2 livros de astronomia, desta vez vamos falar de um assunto que debatemos amplamente no AstroPT: a pseudociência, mais especificamente as tretas/disparates que se leem e veem pela internet e que enganam milhões de pessoas. Com humor, este livro desmascara algumas das histórias dessa “falsa ciência”.

Assim, o livro a ser oferecido neste concurso é o livro de David Marçal e Carlos Fiolhais intitulado Pipocas com Telemóvel (no Brasil diz-se celular).

Capa

Vamos agora às regras do concurso:

A data limite para este concurso é 31 de Janeiro.

Os participantes devem ser amigos do AstroPT no Facebook, aqui.
E devem, obviamente, dar o seu correto e-mail nos comentários, de modo a poderem ser contactados caso ganhem o livro.

Para participarem, devem nos comentários em baixo responder a uma pergunta:

Qual a aldrabice pseudo-científica mais estranha que conhece? Explique o porquê de considerar essa aldrabice como a mais estranha para si.

O autor da melhor resposta, receberá gratuitamente o livro.

Os critérios de avaliação da resposta são: complexidade, divertida, cientificamente correta, original, com consistência de discurso, clareza nas justificações, criatividade na escolha da aldrabice, e veracidade da existência da aldrabice.

A avaliação das respostas será feita pelo autor do livro, David Marçal.

14 comentários

8 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá, amigos!
    Será que consigo comprar esse livro aqui no Brasil?

    abração

    1. Oi Gilmar,

      Encontrei aqui:
      http://www.livrariacultura.com.br/p/pipocas-com-telemovel-e-outras-historias-de-42231675

      Mas está como “livro importado” e não com edição brasileira.

      abraços!

    • Fernando Simoes on 30/01/2015 at 01:16
    • Responder

    Há duas aldrabices que acho particularmente interessantes (podem até já ser consideradas aldrabices históricas):
    Uma, directamente ligada à ciência e à astronomia, é a fantasia de que os homens não foram à Lua.
    A outra, é a ideia de que o holocauso nazi é uma invenção (Esta não está directamente ligada à psudeo-ciência, mas vem a propósito dos 70 anos do campo de Auschwitz).

    1. Isto já se sabe há muitos anos… 😉

      Eu já falo disto na aula de astrobiologia desde que a criei, em 2008 😉

      abraços

      P.S.: isto nada tem a ver com o artigo ou com o concurso para oferecer o livro.

    • Rogério Gonçalves on 24/01/2015 at 02:45
    • Responder

    Boa noite e bom ano 2015 a toda equipa Astropt,

    A aldrabice pseudo-científica mais estranha que conheço:

    A Dianética do grego (através de alma) uma pseudociência . Publicada pela primeira vez nos anos 50, um dos maiores bestsellers de então e aldrabice pelo facto do seu autor L. Ron Hubbard escritor de ficção científica e fundador da Igreja de Cientologia nunca até hoje ter sido aceite e considerada como ciência pela comunidade científica.
    A mais estranha para mim, porque oferece ao seus leitores e praticantes( isolados ou acompanhados) uma perspetiva de “conhecimento” da mente humana e dos seus comportamentos mais esclarecida o bastante para dispensar quaisquer terapias do foro psiquiátrico.
    Aldrabice ainda porque nas audições por regressão na fronteira pré – hipnótica afirma acesso para além dos limites plausíveis a dados “engramas” pré-natais e até a vidas anteriores da alma “Tetan” como é designada em cientologia e também a ( imortalidade).
    Estranha ainda porque afirma existir por direito próprio sem necessidade de qualquer autoridade científica, religiosa ou política para garantir a sua existência.
    Posso considera-la uma aldrabice pseudo-científica estranha mas algo útil na falta de melhor proposta de conhecimento do cérebro e da mente eticamente aceitável.

    Abraços e bom trabalho

    Rogério

    • Guilherme Corrêa on 22/01/2015 at 12:56
    • Responder

    Uma das mais estranhas dietas de que já ouvi falar foi a dieta do tipo sanguíneo, segundo a qual aqueles de sangue tipo O são “caçadores”, os do tipo A “agricultores”, do tipo B “nômades” e AB “enigma”. Alguns alimentos seriam prejudiciais para os de um tipo, enquanto para os de outro seriam benéficos. Segundo a página da wikipédia em português, os brasileiros teriam que substituir a carne de porco da feijoada, já que a carne suína é nociva para todos os tipos sanguíneos. Se seu sangue for do tipo B, aí então feijoada é um veneno, porque o feijão não lhe cai bem. Já os portugueses poderiam apreciar o bacalhau sem culpa, já que o bacalhau é benéfico para todos, porém os amaldiçoados do tipo B deveriam manter distância das azeitonas.

    No site oficial do Dr D’Adamo http://www.dadamo.com/ , você pode encontrar as explicações científicas para a dieta e encomendar um kit para descobrir seu tipo sanguíneo. Eu confesso não poder explicar em detalhes as falhas da proposta, mas me parece estranho o senhor Agricultor e a senhora Nômade poderem ter filhos de todos os tipos possíveis http://en.wikipedia.org/wiki/ABO_blood_group_system#mediaviewer/File:ABO_system_codominance.svg. Eu não me casaria com uma Nômade, acho que não gostam de ficar em casa enquanto os maridos cuidam da horta.

    Curiosamente, descobri que também há uma teoria da personalidade baseada em tipo sanguíneo http://en.wikipedia.org/wiki/Blood_types_in_Japanese_culture#cite_note-29 , inclusive contando com testes de misteriosas “ondas cerebrais” que, obviamente provam a validade dos testes. Eu diria que as mais loucas teorias científicas sobre o comportamento humano são baseadas em testes com EEG, MRI, PET e outras siglas. Há uma grande diferença entre correlação e causalidade, e em se tratando de fenômenos sociais como personalidade, opção sexual, efeito placebo e aderência às dietas, é muito difícil discernir fato de adralbice. Citando Potter Stewart, “I know it when I see it.”

    • Renato Barbosa on 16/01/2015 at 00:11
    • Responder

    A aldrabice que me iludiu mas graças ao Astro PT desmistifiquei é a chamada Drenagem Linfática por ionização

    Existe este serviço à venda em ginasios e instituitos de beleza consiste em colocar os pés numa “bacia” que irá remover as gorduras do nosso corpo, e na verdade a agua fica mesmo castanha dando a ideia que funciona mesmo!
    O mais ironico é que dizem que a agua fica, castanha, amarela ou verde dependendo do que se tenha ingerido nos dias anteriores!

    Basicamente para enganar e o que é feito é a Eletrólise do sal como explica e muito bem o artigo abaixo:
    http://www.astropt.org/2013/06/08/desintoxicar-uma-ideia-errada/

    Obrigado pelo vosso trabalho e pela divulgação da ciência.

    Nota: nunca fiz este tipo de tratamento 🙂

    • Jérémy Silvares on 12/01/2015 at 22:33
    • Responder

    A aldrabice que mais me divertiu, foi uma aldrabice relacionada com artes marciais. Ora, eu sei que isto é um site de astronomia, e podia ter falado daquele tipo persa que escreve livros sobre Planeta Gigantes que explodiram perto do Sol há uns anos (e como sempre, a CIA escondeu o facto à população). Contudo, prefiro falar no “MASTER RYUKERIN”, ou melhor, “SENSEI RYUKERIN”!!!

    Porquê escolher um mestre de artes marciais? Em primeiro lugar, pela mentira que ele andava a passar. Em segundo lugar, porque me lembrou um desenho animado da minha infância. Em terceiro lugar, porque a mentira acaba da maneira mais estranha: o pseudo acabou K.O, literalmente. 😛

    O facto é que, quando alguém escreve um livro sobre uma treta qualquer relacionada com extraterrestres, em princípio nada de mal lhe acontece. Agora quando um tipo, um mestre de artes marciais, diz conseguir dominar o Chi (ou KIi) – uma energia poderosa, segundo o taoísmo e várias outras religiões tradicionais chinesas, japoneses, coreanas, etc – para derrubar os inimigos, pode vir a aleijar-se. Sim, o velho mestre controlava o chi ao ponto de conseguir vencer qualquer inimigo sem sequer lhe tocar. Segundo ele, após anos de treino – provavelmente nalguma montanha chinesa cheia de bambus, com algum mestre com 1000 anos de idade – duro e intensivo, fora capaz de dominar o poderoso chi. Querem ver? Ora aqui está o video dele a vencer dezenas de estudantes de artes marciais:

    https://www.youtube.com/watch?v=tib2Urowsdc

    Eu achei delicioso, pelo simples facto de que me lembrou o Dragon Ball Z, em que eles utilizavam o Chi para lançar bolas de energia bem como voar. Ora aqui estava eu, perante a verdadeira força do Chi.

    Por fim, no momento em que estava a pensar “afinal, o San Goku existe mesmo”, não é que me estragaram a festa toda com um outro video, em que o dito mestre de Chi é desafiado por um lutador de MMA, que por acaso (e por infelicidade do mestre) não era aluno do Sensei Ryukerin.

    O dito lutador de MMA foi na verdade um autêntico cientista: quis realizar uma experiência para ver até que ponto esta história era verídica ou não. Afinal de contas, o chi não funciona muito bem, tanto que o mestre acabou por levar um “enxerto de porrada” em pouco mais do que um minuto ^^ Eis o video do combate (começa no minuto 2), e como poderão ver, a meio do curto combate o Sensei tentou agarrar no tipo à maneira antiga, para lhe dar um murro, mas acabou derrotado na mesma, com o nariz a sangrar pelos vistos:

    https://www.youtube.com/watch?v=KhFVQ0o3eCQ

    Pobre mestre, parecia o “Tartaruga Genial”, mas acabou no tapete 🙁

    Está aqui um artigo que fala no assunto: http://deepreason.blogspot.pt/2012/04/curious-case-of-kiai-master.html

    Mais uma vez, não é que tenha a ver com astronomia (nesse campo, conheço muitos pseudos), mas é demasiado tentador para pessoas da minha geração, que cresceram com os cavaleiros do Zodiaco e com o Dragon Ball 😀

    • Fabricio de Araujo Aguiar on 11/01/2015 at 19:30
    • Responder

    A aldrabice pseudo-científica mais estranha que conheço é, sem dúvida alguma, a alegada “influência da mente sobre a matéria”.
    Através deste mecanismo, pessoas ingênuas superestimam a capacidade de sua mente, achando que são capazes de curar os outros apenas com a força da vontade (reiki e orações), além de movimentar objetos (telecinesia) e ainda causar dano ao próximo (voodoo).
    Esta aldradice é, provavelmente, o meio mais ludibriador pelo qual religiões, seitas e grupos new age promovem para angariar seguidores. Prova disto é o sucesso do livro The Secret (O segredo), best seller com milhões e milhões de cópias vendidas em todo o mundo que sustenta esta eloquente baboseira anti-científica!

  2. Vou-vos apresentar uma aldrabice que pouca gente deve ter ouvido falar mas que é promissora, além de espectacular, divertida, estranha e até com fundo de verdade como irão ver, garanto-vos. É um Cristiano Ronaldo das aldrabices para os próximos anos ou mesmo para os próximos meses apesar de já se encontrar no meio de nós. Já estamos muito habituados à homeopatia, aos seus pseudo-argumentos e aos contra-argumentos do pensamento científico. Mas enganam-se, e muito! O que estamos habituados é à hemeopatia humana. O que vem, e já está a dar uns bons pentapés é a homeopatia animal de solos e águas (chamemos-lhe HASA). A HASA é uma aldrabice espectacular, em primeiro porque aparece numa publicação científica. Acontece que fiquei de boca aberta a olhar para a revista. Espantem-se, não era uma revista masculina. Ao folhear a revista científica deparo-me com um título que me parecia prometer algum riso.

    A coluna chama-me a atenção logo de início com uma novidade estrondosa. A autora salienta que pouca gente conhece a utilização da homeopatia em animais, plantas, solos e águas. Aqui comecei a ficar espantado com a qualidade da medicina natural curar calhaus e água. Talvez a água milagrosa que serve para curar pessoas precise, primeiro, de ser ela mesma curada por homeopatia de homeo-patógenos. Eu iria mais longe e criava a micro-homeopatia para curar os microorganismos que seriam usados na cura da água para curar uma pessoa. E a memória dos medicamentos que ficam na água seriam passados também do pulgão para o solo, do solo para a água e da água para nós, numa espécie de homeo-internet de informação molecular yotta-diluida. Mas o mais incrível é que ao dizer a verdade do não funcionamento da técnica, aponta-se para resultados! É como um mágico dizer que não há qualquer magia, mostrar como se faz e, mesmo assim, ficarmos de boca aberta. Nas homeopatias, e isto dito pela autora, “diz respeito ao efeito placebo que não contém nenhum traço da matéria-prima utilizada na sua confecção” e que “a homeopatia não se relaciona com a química” …. mas “com a física quântica, pois trabalha com energia, não com elementos quânticos que podem ser quantificados”. Atenção físicos, há uma coisa chamada química, que é um mistério e é a física quântica que promove a homeopatia. Ainda tenho esperança de, um dia, poder tomar um frasco de extrato de bosão para a ciática. No meio de tudo a aldrabice ganha em verdade e termino com esta: “é como técnica sustentável, economicamente viável e ecologicamente correcta, torna-se imprescindível ao equilíbrio do planeta e à saúde[…]”. Vender uma colher de farinha por um extrato caro é economicamente viàvel. É um homeoal que não faz bem nem faz mal. É ecológico pois é apenas água.

    Como se pode ver é uma aldrabice vasta, que já está enraizada no bolsos de muita gente, e só é preciso incorporar, na homeopatia humana, a componente de água, animal, solo e até podemos inovar com outras ideias como ar, fogo e até dimensões extra! Vejam só o potêncial da HASA começar a abrir como um polvo e enfiar-se nos bolsos das pessoas com ventosas poderosas. É barato produzir e é caro a quem compra. No fim, não ficamos com a consciência pesada pois dizemos a verdade e as pessoas compram na mesma. Também não é preciso formação. Para mim, é a melhor aldrabice. A HASA é a aldrabice perfeita!

  3. Se formos falar disso podemos demorar meses ou anos…

    A pseudo-ciencia é tão idiota que para além de nos tentar manipular com cobras de 20 metros, ovnis em todo o mundo a nos observar, sereias, entre alguns deuses…. lamento mas foi a melhor coisa que o humano inventou!!!

    A mais incrivel e idiota claro é o fantasma das viuvas…

    É verdade… isso trata-se na tailandia, a qual o fantasma era supostamente almas de mulheres mortas, que matavam os homens de outras mulheres durante o sono deles para ficarem com eles…

    Então em 1990 foi tão assustador para eles, que os homens pintavam as unhas e maquilhavam-se para enganar as almas, e aparentemente resultou 🙂

    Para alguns medrosos, era esculpido um pénis em madeira para afastá-las… hahaha… desculpem-me… alguns atingiram 1 metro…

    autópsias feitas a esses homens mostraram que a morte era devido à má nutrição, comiam apenas arroz… depois dizem que é das almas…

    paulo santos!!!

  4. A aldrabice pseudo-científica mais maluca que conheço é a psicanálise, esta que em sua boa parte é infalseável e a parte falseável foi posta ao chão, que busca entes imaginários e literários (alma, ego, Complexo de Édipo), é dualista (separa a mente do cérebro, ignorando evidências materialistas em contrário). esta na qual o criador da mesma (Freud) sabe a resposta para todas as suas perguntas. ”Seja qual for sua pergunta… a resposta é sexo. sexo selvagem e furioso.” hahaha xD

  5. Há pouco menos de 2 anos, apareceu na Imprensa que para o fim desse Verão ía aparecer um cometa cujo brilho â noite fazia parecer de dia. Mais, era ou íamos ficar com duas Luas durante uns dias. É óbvio para pessoas leigas em astronomia andavam a propagar a todo o mundo que era verdade. Dentro disto tudo havia gente que dizia que o Mundo ía acabar, que iria haver catástrofes e sei mil e uma coisas, como por exemplo poderia haver tsunamis. Muita gente andava nessa altura com receio que isso poderia provocar um guerra a nível mundial. Enfim, quase toda a gente andava apavorada e dizendo mal dos cientistas, que andavam mexer nos astros. A culpa era toda deles. Isto tudo não passou de uma grande aldrabice como se verificou.
    Como nota final, acrescento que as pessoas (a maior parte) não tem noção do que é um Cometa, confundindo este com um Sol e inclusive com outra galáxia e que esse astro iria ser expulso para a Via láctea etc.

  1. […] sabem, em Janeiro abrimos mais uma campanha para oferecer um livro: Pipocas com Telemóvel (no Brasil, diz-se […]

  2. […] “nosso” David Marçal, doutorado em bioquímica, esteve na televisão a discutir com o homeopata […]

  3. […] Participem na oferta deste livro, aqui. […]

  4. […] sabem, estamos a oferecer um livro. Participem nesta oferta, aqui. Faltam somente 3 dias para o prazo terminar. […]

  5. […] Como sabem, estamos a oferecer um livro. Participem nesta oferta, aqui. […]

  6. […] Como sabem, estamos a oferecer um livro. Participem nesta oferta, aqui. […]

  7. […] Estamos a oferecer um livro que desmascara algumas histórias de pseudociência que são divulgadas na internet. Para participarem nessa oferta, cliquem aqui. […]

  8. […] Como sabem, estamos a oferecer um livro. Participem neste concurso! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.