O cometa 67P Churyumov-Gerasimenko se afasta do Sol por Damian Peach

http://apod.nasa.gov/apod/image/1511/67p_sepnov_dp.jpg

A composição mostra o cometa 67P Churyumov-Gerasimenko se afastando do Sol em imagens de setembro (esquerda) a novembro (direita) de 2015, capturadas por Damian Peach

Embora não seja um brilhante cometa, 67P/Churyumov-Gerasimenko navega lentamente através dos céus na madrugada terrestre perto da linha da eclíptica onde os planetas orbitam.

Esta composição capturada por Damian Peach, a partir de imagens telescópicas, segue o progresso do cometa 67P à medida que se move para longe do Sol, depois do periélio de 13 de agosto de 2015, além da órbita de Marte, desde o final de setembro (à esquerda) até novembro (última imagem à direita).

As extensivas porém tênues coma e caudas são vistas à frente de um colorido fundo de estrelas próximo da borda leste da constelação do Leão.

Há um ano, antes da sua passagem pelo periélio, o cometa 67P estava claramente menos ativo. Depois, a missão Rosetta realizou o pouso histórico do seu módulo Philaetocando a superfície do núcleo cometário em 12 de novembro de 2014.

http://apod.nasa.gov/apod/ap151118.html

Cometa 67P mostra a sua atividade nesta sequência capturada pela sonda Rosetta em julho de 2015, pouco antes do periélio que ocorreu em 13 de agosto de 2015.

Fontes

APOD:

._._.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.