Proxima Centauri está em evidência em 2016 !

A estrela mais próxima do Sol tem planetas?

Próxima Centauri – créditos: ESA / Hubble & NASA

Até hoje não sabemos a respeito de exoplanetas por lá, no entanto, você pode agora acompanhar atualizações frequentes de uma nova campanha de busca que está em progresso durante os primeiros meses de 2016.

A estrela de menor distância da Terra, Próxima Centauri, é o membro mais próximo do sistema triplo Alfa Centauri.

A luz de Próxima Centauri leva ‘apenas’ 4,24 anos para nos alcançar. Essa pequena estrela anã vermelha, capturada no centro da imagem em destaque acima pelo Hubble Space Telescope, é tão tênue que só foi descoberta em 1915 e somente pode ser vista com o suporte de um telescópio.

Na imagem se destaca um X luminoso das pontiagudas linhas de difração envolvendo Próxima Centauri, enquanto várias estrelas da nossa galáxia Via Láctea estão visíveis no plano de fundo.

O efeito da difração se formou porque o Hubble é um telescópio refletor. Esse fenômeno não ocorre em telescópios refratores.

A estrela mais brilhante no sistema Alfa Centauri é razoavelmente similar ao nosso Sol e tem uma história longa de registros por se tratar da 3ª estrela mais brilhante nos céus noturnos (a 1ª é Sirius e a 2ª Canopus).

O sistema Alfa Centauri é primariamente visível nos céus do hemisfério sul da Terra.

Em 15 de janeiro de 2016, através de uma iniciativa internacional do ESO (European Southern Observatory), denominado Pale Red Dot project, uma equipa de astrônomos liderada por Guillem Anglada-Escude começou a investigação de pequenas mudanças em Próxima Centauri para tentar encontrar evidências da presença de um (ou mais) exoplaneta(s), possivelmente do tamanho da Terra.

Embora saibamos ser altamente improvável, se uma civilização avançada for encontrada vivendo em um exoplaneta orbitando Próxima Centauri, sua proximidade pode gerar uma remota possibilidade de que algum dia a humanidade consiga se comunicar com eles.

APOD: Proxima Centauri: The Closest Star – créditos: ESA/Hubble & NASA

1. Professor, bom dia. Gostaria de lhe perguntar porque os pesquisadores não procuram exoplanetas nas estrelas mais próximas, como agora, com a Próxima Centauri? Estão sempre procurando exoplanetas em locais e estrelas muito distantes, a menos que já tenham feito isto e eu esteja desinformado. Um abraço.

1. Sim, eles fazem isso.

Tem agora este projecto, que se lê neste post e também neste:

Mas ao longo dos anos, tem se falado de potenciais planetas ao redor de Proxima Centauri. Exemplos:

O problema da descoberta de exoplanetas é que eles têm que ser relativamente maciços (para poderem influenciar a estrela) e têm que ter uma órbita perto da estrela (para se poder perceber a órbita em poucos anos).
      Além disso, como recentemente o Telescópio Espacial Kepler é que tem dado um grande contributo nas descobertas de exoplanetas, esses planetas ainda têm que estar “alinhados” com a estrela, vistos da nossa Terra.

Proxima Centauri pode ter vários planetas.
      Mas imagine que são pequenos. Ou que a sua órbita demora 10 anos (ou seja, é preciso esperar 20 anos por uma confirmação). Ou que não estão no mesmo plano estelar, quando vistos da Terra.
      Tudo isto dificultaria uma detecção 😉

2. Eu sabia que os aliens se encontravam entre nós. Essas bolas de pelo com capacetes da Guerra das Estrelas nunca me enganaram. Recomendo a consultarem os links.