Sobrevoando a congelada lua Caronte

Usando uma licença poética, agora temos ‘evidências’ que o inferno congelou. Para ilustrar, a mitologia grega conta que Caronte é o barqueiro de Hades, responsável por carregar as almas dos recém-mortos sobre as águas dos rios Estige e Aqueronte, que separavam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Lytovchenko_Olexandr_Kharon.jpg

Caronte realizando a travessia entre o mundo dos vivos e o dos mortos, segundo Alexander Litovchenko (século XIX).

Agora, análises recentes de dados coletados pela espaçonave robótica New Horizons, a qual passou perto da lua Caronte (a maior lua de Plutão) em julho de 2015, sugerem que o grande cânion que cruza através da lua de 1.200 km foi causado pelo congelamento de um enorme mar interno. Uma vez que a água se expande quando congela, a crosta de Caronte que deveria conte-la não resistiu e se fraturou. Para retratar a enorme fratura, uma viagem virtual sobre Caronte foi digitalmente criada a partir de imagens coletadas pela New Horizons.

O vídeo em destaque se inicia mostrando os Depósitos Polares Enegrecidos (apelidados de Mordor), próximos ao polo norte de Caronte e a seguir faz um sobrevoo sobre o seu gigantesco cânion (Planet-Wide Canyon). Finalmente, o vídeo mostra a bastante debatida protuberância chamada de Moated Mountain.

O entendimento da história de Plutão e Caronte está ajudando a melhor compreender os lugares amigáveis e mais proibitivos nos primórdios do Sistema Solar, onde a Terra se formou e dando pistas sobre como a vida pode ter eventualmente surgido.

Fonte

APOD: Flying Over Pluto’s Moon Charon – crédito do vídeo: NASAJohns Hopkins U. APLSwRI, Stuart Robbins

._._.

1 comentário

    • MOEMA RAMALHO on 02/07/2016 at 10:04
    • Responder

    … mas minha dúvida Ricardo, é se Caronte mesmo assim com gelo e tudo mais, ainda executa esse trabalho grego…
    É importante saber por precaução, já que todos nós mortais iremos precisar dos serviços dele, pelo menos uma vez, or not?
    … e se Caronte pediu sua aposentadoria…!!! Nosso curioso interesse de ir à lua possivelmente deixará de nos motivar a conhecer o que já é confirmado por voces os cientistas do ramo.

    Me fez lembrar o desespero da mãe de uma amiga, que viu o coveiro insustentavelmente bebado e resolveu dar-lhe uma chamada:
    como voce bebe tanto! etc. etc. E o coveiro pareceu não ter gostado muito. E saiu dizendo:
    -Ok, um dia agente se encontra lá no meu trabalho!
    Pense que esta jovem mãe de minha querida amiga chorou desesperadamente e dizia:
    – Ele está me augorando!
    Abs
    Moema

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.