Universidade de Marte

MarsUniversity

Na série Futurama, existe uma Universidade em Marte, fundada no ano 2636.

O que achei interessante é o slogan da Universidade: “O conhecimento traz medo“.

Este slogan está ligado à “história humana do conhecimento de Marte“.
Os humanos sempre tiveram “medo” de Marte: os supostos canais de civilizações marcianas avançadas, a invasão da Terra por essas civilizações avançadas marcianas, a inexistente face em Marte, as luas de Marte (apelidadas de Medo e Terror), o próprio nome de Marte (deus da Guerra), etc.

Curiosamente, não foi assim que eu interpretei.
Quando vi o episódio em que eles entram na Universidade, liguei à “árvore do bem e do mal” ou “árvore do conhecimento”, que foi uma fábula com um propósito bem definido: dizer às pessoas para terem medo do conhecimento, para não o adquirirem. É uma ligação religiosa. É uma ligação Cristã. Mas vai muito mais além do que isso. Ao longo da história humana sempre existiu uma guerra das “elites” contra a população ter conhecimento: sem conhecimento, o povo é mais facilmente controlável e manipulável.
Ainda hoje, essa “guerra” existe. No mundo ocidental é atualmente muito mais “escondida”, sobressaindo na política, comunicação social (com profusão de programas pseudo e mau jornalismo), no marketing, individualmente (quando a crença pessoal da pessoa se sobrepõe ao conhecimento do assunto), etc. Essa “guerra” é muito mais aberta nos países cilindrados pelo terrorismo, onde a destruição do conhecimento e da cultura se faz livremente.

É interessante que a referida Universidade de Marte tem um outro slogan (tradução livre): “A giant pulsating mind is a terrible thing to waste”. – “Um cérebro vivo não deve ser desperdiçado.” (tem muito mais impacto a versão em inglês)
Neste caso, a minha interpretação é que se deve privilegiar o conhecimento e o pensamento crítico. Ou seja, este segundo slogan abomina o primeiro. Este slogan diz-nos para não termos medo do conhecimento, mas sim para o abraçarmos.

1200px-MarsUniversity

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights