O que são as estrelas de neutrões/nêutrons?

estrelas mortas

O canal Socratica explica o que são estrelas de neutrões/nêutrons:

“Os antigos acreditavam que as estrelas da noite fossem eternas e imutáveis. Hoje, sabemos que não é assim. Estrelas nascem, vivem suas vidas e morrem. A forma como uma estrela morre depende muito da sua massa. Uma estrela de pouca massa morre como uma anã branca. Uma estrela de muita massa, como um buraco negro. Mas no meio disso, a estrela vira uma estrela de nêutrons.”

Esteve mal quando disse que os buracos negros sugam tudo à sua volta (“A gravidade do buraco negro é tão forte que qualquer coisa que se aproxime é sugada para o seu interior”). Isso é um mito popular. Na verdade, é uma mentira.

1. “Os buracos negros sugam tanto como qualquer outro objeto da mesma massa. Se retirarmos o Sol e metermos lá no mesmo sítio um buraco negro com a mesma massa do Sol, os planetas vão continuar a orbitar como fazem agora. É exatamente igual. Nada é sugado.
    Se um planeta se aproximar de um buraco negro, aí sim é “sugado”. Na verdade, é uma “colisão” com o objeto; tal como qualquer objeto que se aproxime do Sol, pode colidir com ele. A gravidade funciona da mesma forma.”

Nem mais!
    Uma das possíveis diferenças pode ser a maior densidade do astro naquela zona do espaço-tempo que eventualmente provoca anomalias mais notórias na sua proximidade, do tipo: Olha a luz está a dar a curva!!!