As camadas sedimentares e as fraturas de Ophir Chasma em Marte

Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

Ophir Chasma forma a porção norte do vasto sistema de cânions/desfiladeiros em Marte conhecido como Valles Marineirs. Essa imagem, adquirida no dia 10 de Agosto de 2015 pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, mostra uma pequena parte da sua parede e do seu assoalho.

A parede rochosa mostra muitas camadas sedimentares e o seu assoalho é coberto por cadeias fustigadas pelo vento (ondulações de areia e dunas de areia). As rochas protuberantes no assoalho podem ser intrusões vulcânicas de magma derretido que empurrou as camadas sedimentares ao redor e congelou no lugar.

Imagens como essa ajudam os geólogos a estudar os mecanismos de formação dos grandes sistemas tectônicos como o Valles Marineris. (A palavra tectônica não significa a mesma coisa que na Terra, onde está relacionada com o movimento de placas tectônicas. Neste caso, a palavra tectônica se refere às enormes tensões e pressões na crosta do planeta. As placas tectônicas representam o principal tipo de tectonismo na Terra, mas Marte não possui placas tectônicas).

Fonte: NASA

• Wallison Santos on 10/05/2016 at 22:02

Fiquei com uma dúvida bem noob na cabeça.

Como sabem que em marte não possui placas tectônicas?

1. A análise das rochas permite perceber isso.
      Por outro lado, a existência de Olympus Mons só é possível se não existir placas tectónicas – e por isso é colocado muito material na superfície sempre no mesmo sítio. Na Terra, as placas tectónicas fazem com que se coloque aqui um pouco, depois mais um pouco ali, ali ao lado mais um pouco, etc, e temos arquipélagos como o Hawaii.

Mas é provável que placas tectónicas tenham existido no início. Nos primeiros 100 milhões de anos. Há algumas evidências indirectas para isso.