Bólide de Terça-feira

Todas as noites temos pedrinhas a entrar pela atmosfera terrestre. Por vezes, temos um número significativo dessas pequenas pedras, e chamamos a essas alturas repetitivas mensalmente todos os anos de chuvas de meteoros ou chuvas de estrelas.

Dos milhares de meteoros que se desintegram nos céus da Terra todos os anos, temos a sorte de ver alguns. Chamamos esses meteoros de estrelas cadentes e até lhes pedimos desejos, fruto de superstições antigas e ultrapassadas.

Crédito: Mike McCormack / portsmouthwebcam.com

Crédito: Mike McCormack / portsmouthwebcam.com

Na passada terça-feira, na noite de 16 para 17 de Maio de 2016, centenas de pessoas nos EUA e no Canadá foram testemunhas da passagem de um meteoro pela atmosfera terrestre. A pequena pedra do tamanho de um carro brilhou nos céus, levando a que a American Meteor Society (AMS) recebesse 700 relatos a partir do Maine, Vermont, New Hampshire, New Jersey, Massachusetts, New York, Rhode Island, Pennsylvania, Connecticut, Ontario e Quebec.

Devido ao tamanho da pedra, é possível que alguns meteoritos tenham chegado ao solo.

É possível que esta pedra faça ainda parte da chuva de meteoros Eta Aquarídeos, que tem o pico nas noites de 5 e 6 de Maio, mas costuma estar ativa entre 19 de Abril e 20 de Maio.
Mas também é possível que seja independente.
Não se sabe.

A NASA estima que 100 toneladas de poeira entrem na atmosfera da Terra todos os dias (mas não vemos), sendo que em média, por ano, entra na atmosfera uma pedra do tamanho de um carro.

Fontes: Astrowatch, BBC

2 comentários

  1. Alguém pode me dizer que estatisticamente este ano tem ocorrido mais meteoritos que o normal?

    1. Não.

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights