Google+

«

»

Jun 01

Será o chamado Planeta 9 um exoplaneta no nosso Sistema Solar?

Novos estudos baseados em simulações computacionais indicam uma alta probabilidade de que o Planeta 9, se existir, seja um exoplaneta que foi roubado pelo jovem Sol à estrela original.

planeta 9

Através de estudos feitos com simulações computacionais, astrônomos na Universidade de Lund na Suécia, mostraram que existe uma grande probabilidade de que o Planeta 9 seja um exoplaneta. Se isso se confirmar, ele será o primeiro exoplaneta descoberto dentro do nosso próprio Sistema Solar.

A hipótese é que o nosso Sol, na sua juventude, há cerca de 4.5 bilhões de anos atrás, roubou o Planeta 9 da sua estrela original.

Um exoplaneta, é por definição, um planeta localizado fora do nosso Sistema Solar. Agora, parece que teremos que atualizar essa definição. De acordo com os astrônomos, existem grandes probabilidades de que o Planeta 9 tenha sido capturado pelo jovem Sol.

“É quase irônico que enquanto os astrônomos encontram exoplanetas a centenas de anos-luz de distância da Terra em outros sistemas estelares, provavelmente existe um exoplaneta aqui no nosso quintal”, disse Alexander Mustill, astrônomo da Universidade de Lund.

As estrelas normalmente nascem em aglomerados e frequentemente uma estrela passa perto de outras. Durante esses encontros, uma estrela pode roubar um ou mais planetas de outras estrelas. Isso provavelmente é o que aconteceu com o Planeta 9.

Nos modelos simulados, pôde-se mostrar que o Planeta 9 foi provavelmente capturado pelo Sol quando ele passou perto de outra estrela.

O Planeta 9 pode ter sido expulso por outros planetas para uma órbita distante da sua estrela e quando o Sol passou perto, ele teve a oportunidade de capturar o Planeta 9 da sua estrela original. Quando o Sol, depois, partiu de seu aglomerado estelar, o Planeta 9 veio junto.

Não temos imagens ainda do Planeta 9, nem mesmo um ponto de luz. Nós não sabemos se ele é gasoso, rochoso, de gelo, ou gás, ou sequer se ele existe. Tudo que nós sabemos é resultado de simulações.

Os astrônomos precisam de mais pesquisa antes que possam ter certeza do que na verdade foi o Planeta 9. Se a hipótese estiver correta, os astrônomos pensam que o nosso entendimento do Sol e da Terra dará um grande salto.

Fontes: Phys.org , Artigo Científico.

Acerca do autor(a)

Sérgio Sancevero

Formado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia do Petróleo pela Universidade de Campinas (UNICAMP), e Doutor em Geociências também pela Universidade de Campinas (UNICAMP).
Divulgador de Astronomia no SpaceToday.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Vergilio Bueno Junior

    Grande professor ,um tempo atrás comentei no grupo q o planeta nove poderia ser um exoplaneta sem estrela , se for comprovado errei só um pouco kkkk

  2. Vergilio Bueno Junior

    Obs : faz mais de uma semana q não recebo e-mails do AstroPT e já verifiquei q ainda estou inscrito , é problema no site mesmo pq não tem mais a opção receber novos comentários por e-mail.obrigado

    1. Carlos Oliveira

      Obrigado por avisar!

      Já ativei uma das funções que parece que automaticamente deixou de dar, por qualquer razão.

      Por favor, diga-nos se já passou a dar.

      Obrigado e abraços

  3. Vergilio Bueno Junior

    Voltei a receber os e-mails do site obrigado .

    1. Carlos Oliveira

      Excelente! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>