Rosetta terminará missão com impacto na região de Ma’at

local_impacto_Maat_67P_NavCam_Rosetta_170616A região de Ma’at vista pela sonda Rosetta, a 17 de junho de 2016. O círculo vermelho assinala o local onde a sonda europeia deverá pousar no próximo dia 30 de setembro.
Crédito: ESA/Rosetta/NavCam.

Foi divulgado há poucas horas o destino final da sonda Rosetta no próximo dia 30 de setembro. Num comunicado publicado no blog da missão, a ESA anunciou que a sonda europeia deverá concluir a sua prolífica missão com uma descida controlada até à região de Ma’at, no lobo mais pequeno do cometa.

O local foi escolhido tendo em conta o seu potencial científico e a complexidade das manobras necessárias para colocar a Rosetta na trajetória desejada. O impacto deverá ocorrer por volta das 11:30 (hora de Lisboa), a uma velocidade aproximada de 1,8 km/h, e será antecedido pela recolha de dados científicos, incluindo imagens em alta resolução, da superfície do cometa.

1 ping

  1. […] final da Rosetta até à superfície do cometa. A 30 de setembro, a sonda será enviada numa última viagem só de ida para investigar de perto a superfície do cometa, incluindo os poços a céu aberto da região de Ma’at, onde se espera que as observações […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.