M33: a galáxia do Triângulo por Giovanni Benintende

M33 – a galáxia do Triângulo por Giovanni Benintende

A pequena constelação boreal do Triângulo hospeda a magnífica galáxia espiral M33, a qual apresenta uma de suas faces voltada para nós.

A M33 é conhecida informalmente pelo nome popular de Galáxia do Cata-vento ou justamente, fazendo referência à sua própria constelação, como a Galáxia do Triângulo. Nos catálogos astronômicos, a Messier 33 recebe os nomes de: NGC 0598, MCG +05-04-069, 1ES 0131+303, RX J0133.8+3039 e PGC 005818.

M33 tem um diâmetro que supera os 50.000 anos luz e assim trata-se da 3a galáxia em tamanho do Grupo Local de galáxias, atrás da M31 (Galáxia de Andrômeda – 1° lugar) e da nossa Via Láctea (2° lugar).

À distância de cerca de 3 milhões de anos luz da Via Láctea, a M33 (Triangulum Galaxy) é considerada pelos astrônomos como uma galáxia satélite de Andrômeda. Ver abaixo a configuração no mapa do Grupo Local:

Diagrama do grupo local de galáxias

Astrônomos alienígenas habitantes dessas duas galáxias (M31 e M33) irão eventualmente ter vistas espetaculares dos sistemas galácticos espirais da galáxia companheira. No entanto, a partir da Terraessa imagem revela os aglomerados estelares azulados e as regiões em rosa de formação estelar espalhadas pelos largos braços espirais. De facto, a cavernosa NGC 604 é o berçário estelar mais brilhante, visto aqui na posição do ponteiro de relógio em 1 hora a partir do centro da galáxia. Ver abaixo a NGC 604 em detalhes pelo Hubble:

NGC 604

Da mesma forma que na galáxia de Andrômeda (M31), a população de estrelas variáveis permitiu aos astrônomos calcularem com precisão a distância à M33, bem como usar essa galáxia espiral como uma régua cósmica para estabelecer as escalas de distâncias no Universo.

APOD: M33: Triangulum Galaxy – crédito da imagem©: Giovanni Benintende