Ventos de rubis e safiras assolam os céus de planeta gigante

Ilustração artística do exoplaneta HAT-P-7b.
Créditos: Mark Garlick / Universidade de Warwick

Utilizando o telescópio espacial Kepler, uma equipa de investigadores da Universidade de Warwick detectou sinais de fortes ventos no exoplaneta HAT-P-7b, que resultam em tempestades catastróficas.
Esta foi a primeira vez que sistemas climáticos foram encontrados num gigante gasoso para lá do nosso Sistema Solar.

Existe ainda outra particularidade: as nuvens devem ser visualmente deslumbrantes, provavelmente compostas de corindo, o mineral que forma rubis, safiras, esmeraldas, topázios, etc.

HAT-P-7b encontra-se a mais de 1040 anos-luz da Terra, é 1,4 vezes maior que Júpiter, e tem 500 vezes mais massa que o nosso planeta.
Ele está gravitacionalmente “preso” à estrela, tal como a Lua está em relação à Terra, levando a que um lado do planeta esteja sempre voltado para a estrela-mãe. Nesse lado diurno a temperatura chega a uns “frescos” 2587ºC.

O professor David Armstrong afirmou: “Usando o satélite Kepler da NASA, fomos capazes de estudar a luz refletida pela atmosfera de HAT-P-7b e descobrimos que mudava ao longo do tempo. HAT-P-7b é um planeta que está gravitacionalmente bloqueado em relação à estrela (tidal lock), em que o mesmo lado está sempre voltado para a estrela. Esperamos que as nuvens se formem no lado noturno e frio do planeta, mas que evaporariam rapidamente no lado diurno. Estes resultados mostram que ventos fortes circulam o planeta, transportando nuvens do lado noturno para o lado diurno. Os ventos mudam de velocidade drasticamente, levando à acumulação de enormes formações de nuvens que depois desaparecem. Esta é a primeira deteção de um sistema meteorológico num gigante gasoso fora do Sistema Solar.”

Fontes: Comunicado de Imprensa, Artigo Científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights