Google+

«

»

Dez 29

Rastros do Sol de solstício a solstício 2015-2016

Em 2016 o solstício ocorreu em 21 de dezembro: o primeiro dia do verão no hemisfério Sul e o início do inverno no Norte.

Para comemorar esse evento veja essa fantástica sequência em vídeo dos rastros do movimento aparente do Sol ao longo do ano inteiro capturada na Hungria.

Durante o ano de 2016 uma câmera fixa de vídeo capturou um fotograma a cada minuto. No total somaram 116.000 exposições seguindo a posição do Sol através do campo de visão. O processo se iniciou no solstício de 21 de junho de 2015 e se encerrou no solstício de 20 de junho de 2016.

As imagens de 22 de dezembro de 2015 estão na parte inferior do quadro.

A sequência de imagens construída mostra o movimento ao longo de um dia, para começar, seguida de rastros da posição do Sol durante os dias de um ano, de solstício a solstício.

As lacunas em algumas curvas foram causadas por nuvens que encobriram o Sol ao longo do tempo.

O vídeo termina com uma notável sequência de animações de analemas, as figuras em 8 que você consegue ao fotografar o Sol na mesma hora do dia durante um ano, navegando pelos céus da Terra.

Fonte

APOD: Traces of the Sun – Crédito do vídeo©: György Bajmóczy

._._.

Acerca do autor(a)

Ricardo Orsini de Castro Amarante [ROCA]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>