Fev 01

Asteroide 2016 WF9 vai colidir com a Terra? Não!

Ilustração artística do asteroide WF9.
Crédito: NASA / JPL-Caltech

Tinha decidido não perder tempo com mais esta treta, mas após receber dezenas de perguntas, quer em privado quer pelo AstroPT, decidi publicar um artigo sobre isto.

Nos milhares de artigos sobre isto na internet, o texto diz mais ou menos isto:

“O astrónomo russo Dyomin Damir Zakharovich afirma que o asteroide 2016 WF9 deixou o “sistema Nibiru” em Outubro e vai colidir com a Terra no dia 16 de Fevereiro, provocando enormes tsunamis e a extinção da Humanidade.”

Vou colocar por pontos a minha análise crítica a estas “informações”:

1 – Todos os anos existem “notícias” destas. Os textos são sempre muito similares, mudando somente o nome do “cientista” e do asteroide em causa. Só cai sempre na mesma mentira quem anda muito distraído.

2 – Quem descobre e segue os asteroides, são os astrónomos. Por isso, notícias destas só podem ser verdade quando têm fontes astronómicas. Como sempre nestas “notícias catastróficas”, os links que se veem são de websites pseudo ou geridos por jornaleiros.

3 – Dyomin Damir Zakharovich é um nome inventado. Essa pessoa não existe. É um nome falso, inventado para uma notícia falsa, criado somente para fazer furor temporário entre os crentes destas tretas.

4 – A maior parte das “notícias” diz que esta personagem é astrónomo. Alguns websites até dizem que ele pertence à NASA. No entanto, se virem as primeiras notícias sobre esta treta, veem que esses primeiros textos dizem que ele abomina a NASA e que é um “auto-proclamado astrónomo auto-didacta”. Conclusão: nem é astrónomo nem é da NASA… e ele próprio o diz.

5 – A personagem é somente um crente religioso na fantasia do Nibiru, que tenta ser famoso à custa de cenários catastróficos.

6 – Como ele “sabe” de astronomia? Tudo o que “aprendeu” de astronomia foi a ler blogs e revistas conspiracionistas onde se fala no Nibiru. Para ele, isto faz dele um “astrónomo auto-didacta”.

7 – Não existe qualquer sistema Nibiru.
Mas caso existisse, nunca um asteroide demoraria somente 5 meses a sair de lá e a chegar ao nosso sistema solar. Qualquer objeto saído de outro sistema planetário, mesmo bastante perto de nós, demoraria pelo menos centenas de milhares de anos a chegar à Terra.

8 – O objeto 2016 WF9 tem entre 500 metros e 1 km de diâmetro. É demasiado pequeno para exterminar a Humanidade. O asteroide que dizimou os dinossauros teria pelo menos 10 km de diâmetro.

9 – As notícias sobre o 2016 WF9 nasceram com esta notícia da NASA. Nessa notícia é explicado que a órbita do 2016 WF9 está bem determinada, e que esse asteroide (que tem provavelmente uma origem cometária) irá passar mais perto da Terra a 25 de Fevereiro de 2017, o que neste caso quer dizer que vai passar a 51 milhões de kms da Terra, ou seja, 150 vezes mais longe que a Lua!

Crédito: JPL

323 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. “Sistema Nibiru” hahahaha, esses “cientistas” deveriam “descobrir” algo diferente; todo ano a mesma coisa.Que falta de criatividade para tentar vender mais falácias e ganhar dinheiro com a ignorância alheia.

    Vou dar uma idéia:
    “No próximo ano segundo um astrônomo das Ilhas Salomão Srº Karithu Perigotihs confirma segundo seus estudos que um cometa que até então estava invisível, vai passar em 02 de Janeiro 2018 tão perto da nossa lua que a mesma vai ter agora um movimento de rotação ultra rápido, ocasionando que daqui da Terra, nós vamos poder agora visualizar toda a sua superfície iluminada pelo nosso Sol”.Kkkkkkkk

    Desculpe Drº Carlos, pode bloquear o comentário se o srº quiser, mas eu fico inconformado como ainda depois de anos e anos falando dessas inverdades, ainda existem pessoas com dúvidas ou medos sobre esse tal Nibiru.
    Abraços…

    1. Não dê ideias, senão ainda vai ver esse seu texto num website pseudo, como se fosse um texto verdadeiro! eheheheeh 😛

  2. Toda vez que se noticia a descoberta de um asteróide ‘novo’ é o mesmo pânico de sempre.

    Pq não entram em pânico tb quando um mega vulcão solta fumaça por aí ??

    Resposta: manipulação midiática.

    O que o povo tem que entender é que asteróides são corpos celetes que, inevitavelmente (um ou outro) entra no campo gravitacional de um astro maior, é atraido e acaba “colidindo” com esses corpos.

    Então em algum momento um colidirá com a Terra… como outros já colidiram no passado.

    Aproveito para fazer uma pergunta ao blog, se o blog tiver a resposta, é claro.

    DEIXO BEM CLARO QUE NÃO ESTOU EM PÂNICO.

    Se um asteróide com dimensões similares ao de Tunguska, um dia penetrar na nossa atmosfera, e explodir a uma altitude de 5 – 10 km como o de Tunguska – mas sobre um dos Oceanos – causando uma forte onda de choque, já existe alguma previsão com dados reais, se este evento poderia causar um Mega Tsunami ?

    1. Sim, há cálculos para tudo.

      Também há textos para alguns cenários. Exemplo:
      http://science.howstuffworks.com/nature/natural-disasters/asteroid-hits-earth.htm

      Pode também colocar os valores e os cenários por si (escolha como Target Type, Water com bastante profundidade) e ver quais seriam os efeitos. Exemplos:
      http://impact.ese.ic.ac.uk/ImpactEffects/
      http://simulator.down2earth.eu/input.html?lang=pt&planet=Earth

      Eu acabei de colocar um cenário, em que me deu isto em relação ao tsunami:
      “The impact-generated tsunami wave arrives approximately 19.4 minutes after impact.
      Tsunami wave amplitude is between: 1.3 km ( = 0.8 miles) and 2.6 km ( = 1.6 miles).”

      abraços

  3. No ano de 1894, Camille Flammarion escreveu o seguinte em “O fim do mundo”:

    No decorrer do século XIX, profetas da desgraça, mais ou menos sinceros, anunciaram vinte e cinco vezes o fim do mundo, segundo cálculos cabalísticos que não se baseavam sobre nenhum princípio sério. Semelhantes predições renovar-se-ão enquanto a humanidade existir.

    1. O Flammarion era o maior! 😀

    • Felipe Sarinho on 03/02/2017 at 00:06
    • Responder

    O que é mais engraçado, é que nibiru deixou de ser um planeta errante para se tornar um sistema, que evolução em? queria eu ser promovido assim no trabalho (se ao menos eu tivesse um…).

    1. É realmente incrível… 😀

    2. Eu pensei exatamente isso! Kkkkkkkk…

  4. Boas, primeiro de tudo parabéns pelo excelente trabalho que tens desenvolvido no blog. Na realidade já sigo o blog à cerca de uns 3 anos mas este é o meu primeiro comentário. Após de ter conhecimento do Asteroid 2016 WF9 e de ter analisado uns poucos dados claro que acredito que o dito cujo não irá bater na nossa querida (mas pouco estimada) Terra.
    No entanto tenho 2 dúvidas que se puderes gostaria que me esclarecesses:
    1º tendo o Asteroid 2016 WF9 sido detetado em novembro de 2016 como é possível se ter traçado com exatidão a orbita dele?
    2º tendo ele uma órbita em que passa “perto” da Terra cerca de 5 em 5 anos como foi só possível ter sido detetado em 2016?

    Por fim um off topic….Sabendo que a NASA é uma defensora da alterações climáticas já se sabe de alguma coisa sobre o efeito TRUMP na instituição?

    1. Olá Filipe,

      Obrigado pelas suas palavras em relação ao blog.

      1 – Para traçar a órbita de qualquer objeto (não só asteroides), bastam dois pontos. Ou seja, detectando-se em Novembro, e tornando a “vê-lo” em Dezembro, sabe-se onde esteve, onde está, e quanto tempo demorou a ir de um ponto ao outro. Fica-se com a órbita e com a velocidade. Quantos mais pontos, ou seja, quantas mais medições se fizer do mesmo objecto, melhor, claro.
      Por isso é que na altura das descobertas, há muitos asteroides que ficam com uma probabilidade razoável de colidir (devido às incertezas), e depois com mais tempo e mais medições fica-se com uma ideia mais clara sobre a sua órbita e as incertezas deixam de existir… os intervalos de possíveis órbitas passam a ser mais detalhados e percebe-se que ele não apresenta risco.

      2 – Ele é extremamente negro, sendo que a sua superfície praticamente não emite radiação. Ele provavelmente seria um cometa que perdeu todos os seus gases e poeira, após muitas passagens perto do Sol, ficando somente um pequeno núcleo negro (sem mais nada a perder).
      Além disso, é muito pequeno, claro. Se tivesse 10 km, por exemplo, seria mais facilmente detectável.

      3 – O Trump vai para onde estiver o dinheiro. Quando ele reparar que há muito dinheiro a fazer-se com as energias renováveis, promove leis a defendê-las. Mas para já, todas os ministros que ele contratou fazem parte do lobby pró-petróleo, nomeadamente o antigo governador do Texas, Rick Perry, e o director da ExxonMobil, Rex Tillerson. Por isso, as coisas não estão fáceis para o acordo mundial sobre as alterações climáticas.

      4 – A NASA é capaz de receber mais dinheiro. Historicamente, quem tem dado mais dinheiro para a NASA são os presidentes republicanos (com exceção do Kennedy). A conquista espacial é muito apelativa para quem quer mandar em toda a Terra e quiçá no universo 😛 . Ou seja, não é por uma questão de busca de conhecimento… mas é um efeito secundário excelente 😉

      abraços

        • Christian on 04/02/2017 at 04:34

        A questão no que se refere ao ítem 3 é:

        Vamos ter tempo para dar o próximo passo na escala evolutiva ?

        Passo este em que o bem estar de todos e o MEIO AMBIENTE estarão acima dos interesses econômicos.

        Tenho cá minhas dúvidas.

  5. Parei de ler a matéria sobre isso na net quando encontrei a palavra “Nibiru” (aquele planeta simpático,que tem massa bem maior que a terra,esta do nosso lado,no entanto só é fotografado por Celulares e câmeras de baixa definição e ignorado por telescópios potentes de centros de pesquisas astronômicas.
    Isso sem falar que o infeliz do planeta a esta altura,me corrijam se estiver errado,já seria visto a olho nu por estas bandas,e diga-se pelo tamanho estaria do tamanho do Sol para nós.^^

    1. Sim, tem razão.

      O Nibiru a existir, caso estivesse tão longe como Saturno, seria visto de qualquer local da Terra por qualquer pessoa. Se estivesse pertinho de nós ou a semanas de cá chegar, já a Terra estaria a sentir os seus efeitos… sendo que os outros planetas do sistema solar andavam por aí a fazer de pinball.

      Note no entanto que no texto atual pseudo é falado no “sistema Nibiru”. Agora o Nibiru não é só um planeta… pelos vistos agora é todo um sistema!!! 😛

      abraços!

  6. Boa noite agradeco a exposição dado que tenho de ser honesta ao confessar o meu semi- pânico… mas deixo aqui uma questão se me permitem… Se um asteroide ou cometa fosse ameaça para a terra a Nasa alguma vez difundiria a noticia?
    Ou dado que nao existe forma de controlar estas situacoes a informação geraria uma onda de pânico possivelmente tão destruidora como a do proprio evento?
    O facto de se dar algum credito a este tipo de noticias esta relacionado com o ” misterio ” que rodeia certos assuntos aos quais os comuns mortais jamais terao acesso…
    Cumprimentos

    1. Olá Márcia,

      Se detectado com suficiente antecedência, seria extremamente fácil desviar um asteroide:

      http://www.astropt.org/2011/11/11/formas-de-desviar-asteroides/

      abraços

        • Márcia on 04/02/2017 at 00:55

        Ola Carlos
        Desde ja obrigada pela sua resposta e esclarecimento.
        Vou continuar a seguir aqui o blog que me parece ser pragmático e fiavel. Parabéns!
        Cumprimentos

  7. Carlos Oliveira concordo com Marcia…se realmente isso fosse verdade não acredito que a Nasa iria informar…pq existiria um panico total….. moro em Camaçari Bahia…. se por acaso acontecesse qual a chance que ter riamos??? moro a uns 20 kilometros de distancia da praia

    1. Jeane,

      Se ler a minha resposta, e o link dado, à Márcia, percebe que as chances de desviar asteroides são enormes.

      Sinceramente não entendo a obsessão com a NASA.
      Não estou a falar especificamente da resposta da Jeane, mas grande parte das pessoas faz essa associação de conspiração.

      A NASA é uma instituição com 12 centros. Milhares de pessoas trabalham nesses centros.

      Além disso, a grande maioria dos investigadores da NASA nem sequer trabalham na NASA mas sim em centenas de universidades independentes, em que as investigações são patrocinadas pela NASA. Não me parece exequível “calar” centenas de investigadores/cientistas por todo o mundo.

      Por fim, várias outras agências espaciais de diferentes países têm satélites em órbita. Já para não falar das centenas de telescópios profissionais e milhares de telescópios de astrónomos amadores (que muitas vezes são tão bons que trabalham com os profissionais). Mesmo que a NASA não dissesse nada, haveria milhares de outras pessoas (credíveis) a saber do objecto.

      abraços

  8. Olá Carlos, novamente, eu tenho visto uns episódios da “História do universo” que já passa à uns tempos na discovery channel e fiquei com a ideia que as técnicas de desviar asteróides ainda são muito teóricas. Apesar disso não vale mesmo a pena entrar em suposições alarmistas. Na actualidade se cair algum asteróide pouco há a fazer mas isso tb dependerá qual a antecedência que o descobrirem.
    Para mim basta falarem do Nibiru que perdem logo a credibilidade toda (qd descobrirem o planeta 9 vai-se falar mto mais no Nibiru :S). No entanto o sensacionalismo é mto mais fácil ser assimilado pois trabalha com a emoção e imaginação das pessoas. Por vezes o cérebro tem dificuldades em assimilar a parte racional. Ainda estou para ver quando esta noticia sai no correio da manhã kkkkkkk!

    1. Filipe,

      Tem toda a razão. As técnicas são teóricas.
      E porquê? Porque ainda não existiu qualquer necessidade de as colocar em prática. 😉

      Mas note: as técnicas mais fáceis de fazer só utilizam as leis da gravidade de Newton. Nada mais. E isso são leis com que praticamos diariamente milhares de vezes. Por isso, temos bastante prática delas. 😉

      Sim, novamente tem razão.
      Como eu tenho dito em vários comentários: as técnicas funcionam se o asteroide fôr detectado com suficiente antecedência.
      Caso o asteroide já esteja muito em cima de nós quando fôr detectado, então é ponto final.
      Ninguém se pode esconder. Nem mesmo os que têm bunkers. Porque a Terra iria ficar cheia de poeira atmosférica durante milhares de anos, descendo enormemente a temperatura terrestre. Ou seja, mesmo as pessoas em bunkers, nunca mais sairíam para a superfície. Nem eles, nem os seus descendentes. Nem os descendentes deles. E assim sucessivamente.

      Tanto o suposto Planeta 9 como o chamado Planeta X (caso existam) não têm as mesmas características que atribuem ao Nibiru.
      Supostamente o Nibiru “anda a passear” pelo sistema solar, vindo para o interior do sistema solar periodicamente e outras vezes vai para fora.
      Tanto o Planeta 9 como o Planeta X como outros planetas que possam existir para lá de Plutão, terão órbitas determinadas de acordo com as leis de gravidade. A órbita deles, mesmo que seja muito excêntrica, como a de Sedna, está muito longe de nós. Não vêm para estes lados.

      abraços!

  9. O asteroide ja passou no caso seria de 25 de janeiro?

    1. 25 de Fevereiro

    • wilson bezerra on 04/02/2017 at 12:48
    • Responder

    Quando se falam em catástrofe é, óbvio que as pessoas fiquem assustadas, ou até mesmo curiosas, A nossa ciências é falha isso já ficou provado várias vezes, o que dizer de um povo que só descobriu , que o mundo é uma esfera apenas 500 anos? (…comentário editado…)

    1. Caro Wilson,

      O seu comentário foi editado por razões óbvias: aqui não admitimos desrespeito pelo conhecimento (ciência quer dizer conhecimento, por definição) baseado em mentiras sobre os assuntos.

      A ciência NUNCA falhou sobre isto, até porque isto é baseado em factos matemáticos. Sabemos exactamente onde o asteroide está, para onde vai e o que vai fazer. As leis da gravidade não mudam de acordo com as suas opiniões ignorantes.

      Desde Aristóteles que se sabe que a Terra é uma esfera. Aristóteles provou isso com 3 observações (e matemática) independentes. Aristóteles viveu há cerca de 2400 anos.
      (nota: isto já foi explicado noutros artigos aqui no blog. Basta lê-los. Na era da internet, só não tem conhecimento quem não quer)
      Provavelmente já se sabe isto até há mais tempo. No entanto, devido ao incêndio da Biblioteca de Alexandria não se pode provar isso, porque muito do que se sabia antes perdeu-se nesse incêndio.

      O resto do seu comentário sofria do mesmo mal: ignorância por opção.

      Quando quiser falar sobre ciência, certifique-se do que está a dizer. Ou então, pergunte antes de afirmar inverdades. Obrigado.

      abraços

        • Ademir Dias on 06/02/2017 at 00:31

        Fantástica resposta.Há muito espero alguém responder dessa forma aos que se apegam a crendices e tentam dar verniz de conhecimento a elas.

      1. Como diria o Manel Rosa Martins, também autor aqui do blog, esta é a nossa Killer Characteristic… algo assim 😉

        abraços

        • Manel Rosa Martins on 06/02/2017 at 10:20

        Killer application 🙂

  10. Essa da ciência falhar é mesmo de rir. O que não falha na nossa vida? Religião e teorias sensionalistas não falham? O problema não é a ciência mas sim as limitações e conhecimentos do ser humano. No entanto após as limitações que a religião colocou (e ainda coloca) no desenvolvimento da ciência estamos no bom caminho para justificar e aprender muita coisa que se passa à nossa volta.

    A questão de descobrirmos que o mundo é uma esfera só à 500 anos é desprezar o conhecimento que existia noutras civilizações que infelizmente foram aniquiladas pela religião (cristã e outras).

    Na realidade o cosmos sempre foi estudado muito antes da civilização cristã/ocidental e para isso basta conhecer um pouco da civilização inca, egipcia, entre outras ou muito mais cedo como revela Stonehenge. A questão principal é que muitas dessas civilizações tinham uma ciência mais evoluída da cristã e devido à religião essa sabedoria era considerada blasfémia. Consequentemente muitos conhecimentos foram perdidos ao longos dos séculos ou mesmo milénios.

    Dizer que descobriram que a terra é redonda à 500 anos é como dizer que a América do Norte foi descoberta pelo Cristóvão Colombo, desprezando assim a cultura viking entre outras.

    Para quem quiser saber por onde anda o 2016 WF9 poderá sempre aceder a este link: https://theskylive.com/2016wf9-info

    Há aí mta informação que poderá ser analisada.

    Por fim uns comentários ao Carlos sobre a sua resposta. Na realidade tenho algumas limitações em fisica e não sabia que bastava ter meia dúzia de dados para se fazer uma simulação da órbita. Eu na minha ignorância pensava que seria necessário pelo menos meia órbita para se conseguir desenhar isso. Mas já imagino que haja modelos e afins que dá logo para extrapolar a possível órbita que depois irá ser afinada ao longo do tempo. Bem, sendo o 2016 WF9 um possível cometa, onde já perdeu todas as substâncias voláteis, possivelmente já será um cometa mtoooo velhinho uma vez que nunca foi observado ou registado durante estes milénios .

    Abraços

    1. O que mais me chateia naqueles que atacam o conhecimento científico… é fazerem isso na internet, que só existe porque temos a certeza de que várias leis e modelos científicos estão totalmente correctos. Chateia-me a hipocrisia.

      Note que o conhecimento de qualquer órbita tem sempre algumas incertezas. Quantos mais pontos tivermos, menos incertezas temos. O “cone” de possíveis órbitas vai diminuindo à medida que se tem mais medições.

      O ter sido cometa anteriormente faz com que tivesse passado muito tempo muito longe da Terra. Ou seja, a sua órbita de quase 5 anos atualmente, é recente. É uma nova órbita desse objeto após ter passado perto do Sol.

      abraços

    2. Ainda sobre órbitas, por exemplo, só saberemos a órbita totalmente certa do Apophis em 2036, após ele passar por aqui em 2029 (abaixo da órbita dos satélites). Só depois disso conseguiremos ter medições mais precisas.

  11. Caracas, já não basta as fatalidades que já temos causadas por nos humanos, não tem como entender a espécie humana.

    1. São obcecados pelo fim…

    • Álvaro Neto on 05/02/2017 at 16:10
    • Responder

    Carols, admito que eu sou facilmente impressionável por esse tipo de coisa, principalmente por não entender de ciências ou astronomia (citei separadamente para enfatizar). E agradeço pela explicação e pelos dados, principalmente o site da NASA. Mas ao ler a página Correio Brasiliense, a mesma afirmou essa “entrevista” , dizendo que ela surgiu de um TABLOIDE inglês, o Daily Mail, nesse tabloide fala-se também de Nibiru. A reportagem do Correio Brasiliense apontou as mesmas informações, principalmente a de que o corpo passaria a uma distância bem grande da terra, e que sabe-se bem sua trajetoria e que ele não é uma ameaça. Mas eu vis em alguns sites de que o próprio nome do cientista Dyomin Zakharovich é inventado, e que o mesmo não existe, é essa informação que não consegui confirmar.

    P.S. seu post me tranquilizou bastante, mas não nego que continuo um pouco nervoso. Muito obrigado pelo seu ótimo trabalho, e com certeza continuarei vendo esse site.

    1. O artigo do Correio Brasiliense é de 30 de Janeiro.
      O artigo do Daily Mail é de 26 de Janeiro.

      Se procurar no Google vê artigos mais antigos que esse do Daily Mail.
      Mesmo aqui neste artigo, se vir os print screens, vê artigos mais antigos que esse do Daily Mail.

      abraços

        • Álvaro Neto on 14/02/2017 at 22:02

        Muito obrigado pela resposta, eu continuo um tanto nervoso (por ser um trouxa passional). Mas sei que é ua coisa psicológica, notícias que mechem com a imaginação e o medo tendem a continuar na mente, mesmo sabendo-se as mentiras. Bemo dia vai passar,o planeta vai ficar bem, e vou continuar minha vida (ao menos que eu enfarte oh seja morto até lá). Bem, como brasileiro, sinto-me estranho por ter que tirar o chapéu pra um português, mas a ciência vai sempre superar essas rivalidades estúpidas. Agora vou planejar omeu Carnaval. Obrigado, e muito sucesso para o site.

      1. Bom Carnaval 😉

        A minha Universidade (Texas – EUA) tem muitos brasileiros 😉
        O Brasil tem bastantes parcerias com universidades americanas, o que permite que muitos alunos brasileiros possam vir estudar para os EUA.

        abraços

  12. Olá, vou basear minha pergunta no que eu li, pode até ter mais informações, mas eu não vi. Se fala que já se conhece o percurso do Asteroide 2016 WF9 , mas ele foi visto pela última vez em novembro do ano passado ( se não me equivoco ) , como conseguiram então mapear então o recorrido correto desse asteroide ?, ele já tido sido visto outras vezes anteriormente ?. Grato.

    1. “ele foi visto pela última vez em novembro do ano passado ( se não me equivoco )”

      Está equivocado 😉

      Ele foi detectado pela primeira vez – foi descoberto – a 27 de Novembro de 2016.
      Após ser descoberto, é observado/monitorado durante várias vezes para se perceber a sua órbita.

      A 20 de Dezembro de 2016 (ou seja, cerca de 1 mês após a descoberta) foi declarado com certeza absoluta que não poderia colidir com a Terra.

      abraços

  13. Boa noite! Desculpe a pergunta: será possivel a Nasa estar a mentir sobre o tamanho e a trajectória do asteroide 2016 WF9? Se por ventura um asteroide grande viesse a chocar com a terra a NASA não iria dizer a verdade para não provocar o pânico nas pessoas. O Dr. Carlos como astrónomo tem dados sobre este asteroide?
    Obrigado.

    1. Maria,

      As perguntas que me faz já foram respondidas em cima. 😉

      Na resposta à Márcia, eu dei o link para um artigo meu em que se mostra que é muito fácil desviar asteroides, se forem detectados com tempo suficiente.
      http://www.astropt.org/2011/11/11/formas-de-desviar-asteroides/

      Neste caso, o tempo de descoberta foi muito recente.
      SE fosse um asteroide de 10 km (que não é) e SE viesse colidir com a Terra (e não vem), nesse caso nada haveria a fazer.

      Na resposta à Jeane, eu respondo que não entendo essa obsessão pelas conspirações ligadas à NASA.
      A NASA tem milhares de investigadores por todo o mundo (em diferentes universidades) que não falam a uma só voz. Além disso, outras agências espaciais (de vários países) têm satélites, e existem milhares (quiçá milhões) de astrónomos amadores por todo o mundo que podem monitorar o objeto.
      Aliás, até já tem um website que vai observando a órbita do asteroide:
      https://theskylive.com/2016wf9-tracker

      Mesmo que a NASA dissesse o contrário, haveria milhares de outras pessoas (credíveis) a saber do objecto.

      abraços!

        • Ulisses on 07/02/2017 at 11:48

        Tens razão Dr Carlos, era melhor eu não dar idéias de destruições mesmos..hehehe.

    • Tiago Monteiro on 07/02/2017 at 19:41
    • Responder

    Bom, de facto existem muitas questões em torno deste assunto.
    Entre as quais: Será mesmo verdade que o 2016WF9 vai colidir com a Terra? Serão verdadeiros os dados sobre o suposto astrólogo Dyomin Damir Zakharovich?
    Em situação de catástrofe a Nasa iria realmente alertar a população? …
    Quero com tudo isso dizer que estas supostas informações são todas elas de origem desconhecida a nível mundial.

    Passo a explicar: qualquer ser humano licenciado a nível informático, e com os devidos conhecimentos, e meios, pode facilmente assustar a população com este tipo de notícia.

    Infelizmente nos dias que correm é possível criar uma identidade minimamente credível para os mais dezatentos… e fazer o que bem entender com essa mesma identidade.
    Isto é: podemos criar qualquer página web, e nessa mesma página abordar os vários assuntos da actualidade, e bem estudado até se pode ir buscar informações reais e provadas de anos anteriores por exemplo.
    Podemos abordar a morte de pessoas conhecidas a nível mundial… Podemos abordar o fim da internet… Podemos abordar a colisão de 1, ou mais corpos celestes contra a Terra, etc, eetc, etc.
    A verdade é: quando estivermos perto de uma possível colisão de algum corpo celeste com o nosso Planeta, momentos antes do choque, nós aqui em baixo vamos começar a sentir a mudança, e várias indicações, provenientes do supossto corpo celeste… seja ele um cometa, seja o que for.
    Exemplo: para que possamos deixar uma amolgadela num capô de um carro, antes ele terá de ser batido… só depois disso é que a amolgadela vai ser vista.

    Se nós seres deste planeta estivermos a espera de receber informações das várias fontes credíveis, e não credíveis dos vários assuntos que possam ser relacionados com o nosso dezaparecimento, então com certeza vamos morrer sem sabermos ao certo o que é que se passou.

    Eu particularmente não acredito que a ESA, a NASA, e afins, nos informem sobre aquilo que existe ou não para lá da nossa órbita Terrestre por exemplo.
    No entanto existe algo que sempre me deixou com a “pulga atrás da orelha”.
    A NASA, ou a fonte que nos apresenta informações sobre o 2016WF9, sabe informar, ou tenta informar a população de que: o corpo celeste tem cerca de 1KM de diâmetro, que foi descoberto em 2016, ou que foi visto pela última vez em 2016, que informa a distância a que o corpo celeste está, e passará no mês de Fevereiro de 2017 nos “arredores” do Planeta Terra, como é possível que também com relação a este 2016WF9, não saibam ao certo se se trata de um cometa, ou se de um asteroide.
    Existem até informações de que podeeria ser um OVNI; objecto voador não identificado.

    Resumindo: como poderemos levar a sério uma suposta colisão, sem sabermos o que realmente é que poderia ou não chocar com a Terra?

    A verdade +é esta: Um dia terá de acontecer? Sim acredito que sim.
    Mas como, onde, quando, é que será, não sabemos. Tudo isto é uma “febre”, nós só sabemos que a temos depois de sentirmos na pele os sintomas…
    Fico por aqui com uma nota final:
    Não sou o Astrólogo Carlos Oliveira, Não sou o cientista Dyomin Damir Zakharovich… Sou apenas um ser humano que leva a vida com base no que é real.
    Juntando claro um pouco de lógica, e sanidade mental.

    Abraços, e vamos viver a vida enquanto há tempo!

    1. Claramente o Tiago Monteiro tem problemas de leitura. Por isso, não pode dizer que leva a vida com base no que é real. Nem sequer que tem lógica.

      O Carlos Oliveira é Astrónomo.
      O Dyomin Damir Zakharovich nem é cientista nem sequer existe.
      Logo aqui se percebe que o Tiago OU não soube ler o artigo OU então não quer saber do que é real.

      Se o Tiago não acredita em ninguém no mundo para o informar sobre os assuntos, sugiro que compre um telescópio e veja por si. E aprenda tudo o que há a aprender sobre computadores, fogões, telemóveis, livros, auto-estradas, plantar couves, etc… porque nunca sabe se as informações que lhe dão sobre isso são verdadeiras.
      No final, sugiro que consulte um psicólogo, porque isso é sintoma de paranoia. Não estou a brincar. Se ler sobre paranoia, vê que o Tiago defendeu isso no seu comentário.

      Quanto a sabermos o que é, isso é uma questão de classificação humana. Nada tem a ver com o objeto que existe. Uma cadeira deixa de existir se o Tiago não souber o que lhe chamar? É óbvio que continua a ver a cadeira, saiba o seu tamanho, saiba se vem direita a si ou não, etc, mesmo que não saiba o nome dela. É o mesmo para este objeto.

      Quanto ao 2016 WF9, é um asteroide que muito provavelmente foi cometa há alguns milhões de anos atrás e que perdeu os seus elementos voláteis nas várias vezes que foi passando perto do Sol. Isto é algo normal e sabemos que acontece aos cometas. E isto sabe-se porque se estuda os assuntos. Sugiro que estude os assuntos em vez de enveredar pela paranoia dos ignorantes.

      Para o Tiago, de um lado colocou milhões de pessoas que observam o objeto, e diz que tem dúvidas e não acredita nelas. No outro lado, colocou crianças de 15 anos a viver na cave dos pais, sem sequer alguma vez terem observado o Universo com telescópios, a inventarem que por não terem qualquer conhecimento dos assuntos, então pode ser OVNIs ou o Yeti que vem a surfar. Para si, ambas as partes têm a mesma credibilidade, sendo que o Tiago afirmou que não acredita naqueles que têm conhecimento dos assuntos, mas prefere dar relevancia aos ignorantes nos assuntos.
      Sobre (a falta de) pensamento crítico, estamos conversados.

      abraços

      P.S.: na ciência (por definição, quer dizer conhecimento) não se acredita. A ciência, o conhecimento, é feito de muita investigação, de muitas evidências, de muita avaliação, de muitas experiências. É devido a esse conhecimento que o Tiago está a utilizar neste momento dezenas de leis científicas numa coisa chamada internet. Em vez de perceber isso, o Tiago prefere, hipocritamente, cuspir no prato que lhe dá de comer, dizendo que “não acredita” no conhecimento científico das várias agências espaciais. Também não acredita na gravidade? Está disposto a deixar de ser hipócrita e a saltar do topo de um edifício de 20 andares, como defende Dawkins, de modo a arrogantemente provar que as suas crenças estão acima do conhecimento que se tem dos assuntos?

    • Manuela Gimenez on 07/02/2017 at 20:56
    • Responder

    Eu entrei no Google sky e vi que o “asteróide” está a 57 milhões km da terra mais ou menos seria possível em apenas 10 dias diminuir apenas 7 km? Já que a nasa diz que ele passara 50 milhões km da terra?

    1. O asteroide passará mais perto da Terra a 25 de Fevereiro, e mesmo assim será a cerca de 51 milhões de km da Terra.

      A Manuela comentou no dia 7 de Fevereiro.

      Como é que de 7 a 25 de Fevereiro são somente 10 dias?

      abraços

        • Manuela Gimenez on 08/02/2017 at 05:43

        Olha pelo o que eu entendi, desculpe se eu estiver errada o asteroide segundo o site the sky live se move a 19,2km/s ou seja 69,120 km/h então por dia ele se aproxima da terra =1,658,880 km a 19,2km/s pelo site ele está a 57,000,000 de distância da gente sendo que ele por dia se aproxima=1,658,880 km até o dia 25 ele estaria a =−28,799,040 km da gente não 51,000,000 certo? Desculpa se o cálculo está errado, se sim poderia me ensinar como é feito baseado nesse site? Obrigado.

      1. Manuela, os asteroides (ou outros objetos com órbitas não-circulares) não andam sempre à mesma velocidade.
        Neste momento essa é a velocidade dele porque ele passou recentemente perto do Sol, aumentando-lhe a velocidade.
        À medida que se afastar, a sua velocidade diminui.

        De qualquer modo, está a considerar que ele vem na direção da Terra. E ele não vem.
        Se a Manuela estiver numa cidade e uma amiga sua estiver noutra cidade a 100 km de distância, e a sua amiga conduzir um carro para andar a 100 km/h, isso quer dizer que a sua amiga irá chegar a sua casa daqui a 1 hora?
        Não pode dizer isso, porque não sabe a direção com que a sua amiga se está a movimentar. Daqui a 1 hora ela pode estar em sua casa, pode estar a 200 km de sua casa ou pode estar a 90 km de sua casa por exemplo – imaginando que em 1 hora ela conduziu quase de forma paralela a si.

        No caso do asteroide é a mesma coisa. Sabe-se a direção dele e sabe-se que não vem na direção da Terra, por isso independentemente da velocidade dele, ele vai-se manter ao largo, distante da Terra.

        Em 1944 ele passou a 28 milhões de km da Terra.
        Em Fevereiro de 2149 ele vai passar a 9 milhões de km da Terra.

        Sabe-se já toda a órbita dele e onde ele vai estar e em que altura.
        Por isso, não se preocupe com este asteroide 😉

        abraços!

    • Lucas Alves on 08/02/2017 at 13:01
    • Responder

    Alguns sites dizem que ele esta vindo a 5 anos ? se fosse verdade seria provável ?

    1. Ele tem uma órbita de pouco menos de 5 anos. Ou seja, dá uma volta ao Sol em 5 anos.
      Como a Terra dá em 1 ano, Júpiter tem um período orbital de 12 anos, e Neptuno dá uma volta ao Sol a cada 165 anos.

      abraços

  14. Muito louco esse blog, gostei muito. Parabéns

    Esse negócio de Niburu da pra sacar que é uma falácia… Caracas, porque fazem isso manooo. Confesso que fiquei assustado quando ouvi essa notícia no 2016 WF9

    Abraços

    1. “porque fazem isso”

      Porque dá dinheiro e “fama” temporária…

      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      abraços

    • Andreia Sofia on 09/02/2017 at 18:19
    • Responder

    Bom dia Carlos . Confesso que sou um pouco obesecada por este tipo de publicações preferia não ser mas é mais forte que eu … De qualquer forma obrigada pelas suas explicações deixaram-me um pouco mais tranquila,mas confesso que mesmo assim estou com medo …parabéns pelo seu trabalho

    1. Não precisa ter medo deste…

      Pode ter medo de outros… mas deste não 😉

      abraços

    • Álvaro Neto on 09/02/2017 at 18:35
    • Responder

    Cara, eu adorei o post e agradeço por me tranquilizar quanto a isso, adoro astronomia mas sou muito ignorante no assunto, logo, fiquei preocupado (ainda estou um pouco, por burrice). Alguns sites de jornais aqui do Brasil já explicaram que se trata de uma mentira feita por um tabloide inglês (Daily Mail). Bem, muito obrigado pelo post, e adorei o site.

    1. Obrigado pelas suas palavras 😉

      abraços

        • Álvaro Neto on 14/02/2017 at 22:08

        Alias, desculpa por floodar a página, éque achei que o comentário n havia sido publicado, dera uns erros aqui

      1. Não há problema 😉

  15. Confesso que entrei em pânico… Mas lendo suas explicações me acalmei…mas tem certeza que esse asteróide 2016wf não vai colidir com a terra ??? Preciso que me explique !!!! Obgd

    1. Sim, temos certeza. É simples matemática, já explicada em comentários anteriores 😉

      abraços

  16. Obgd..me tranquiliza…vou seguir o site a partir de hoje,pois só aqui encontrei explicações detalhadas…Parabéns pelo trabalho sério, e verdadeiro !!

    1. Obrigado! 😀

  17. Dr. Carlos e o cometa 45p/ Honda? Dizem que passa ainda mais perto da terra no dia 11 de Fevereiro. Não há perigo de este cometa colidir com a terra? Gostaria que o Dr. me exclarecesse do tamanho do cometa. Tenho procurado sobre o tamanho dele e não encontro.
    Obrigado.

    1. Quando passou em 2011, os vigaristas também disseram que o cometa Honda ia bater. Claro que quem observa o cometa, soube logo que não.
      Leia estes nossos artigos:
      http://www.astropt.org/2011/06/05/cometa-honda-perigoso-em-agosto/
      http://www.astropt.org/2011/08/16/cometa-honda-matou-nos-a-todos/

      Este mês, é a mesma coisa:
      http://www.astropt.org/2017/01/03/cometa-45p-esta-de-volta/
      No dia 11 de Fevereiro vai passar a mais de 12 milhões de km da Terra. Ou seja, vai passar ainda mais longe do que em 2011.

      O cometa tem um núcleo estimado em cerca de 1,6 kms de diâmetro.

      abraços

  18. Existe algum asteroide ou cometa que ameasse a vida na terra!? Ou que tenha perigo de colisão? Se sim quais consequências eles trariam? Obrigada.

    1. Dos que se conhece, não.
      Talvez só o Apophis. Ainda não temos a certeza para 2036.
      http://www.astropt.org/2010/01/02/apophis/

      No entanto, o maior perigo está naqueles que desconhecemos porque ainda não conseguimos detectar:
      http://www.astropt.org/2011/12/28/activa/
      http://www.astropt.org/2012/06/15/perigo-de-asteroides/

      abraços

  19. Dr. Carlos queria saber se caso o tal 2016WF9 passe próximo a terra o mesmo poderá ser visto a olho nu pôr pessoas de qualquer lugar ou região? I agora no momento, ele já pode ser avistado a olho nu? Me exclaressa essas curiosidades porfavor, agradeço desde já!

    1. Oi Gerson,

      Neste momento a magnitude do asteroide é de cerca 21.
      https://theskylive.com/2016wf9-tracker
      https://theskylive.com/2016wf9-info
      Neste website pode ir sempre acompanhando-o e ver se ele muda de magnitude (não irá mudar muito).

      Também pode ir acompanhando:
      http://www.minorplanetcenter.net/db_search/show_object?utf8=%E2%9C%93&object_id=2016+WF9

      No momento de maior aproximação à Terra terá magnitude 20 ou 19. Ou seja, não mudará praticamente nada.

      Indo a esta tabela, vê-se que só é e só será visível por bons telescópios:
      http://astropt.org/blog/wp-content/uploads/2012/09/apparent-magnitude.jpg

      abraços!

    • Crisno ventuea on 10/02/2017 at 02:55
    • Responder

    Será possível enxergá-lo durante sua passagem?

    1. Oi Crisno,

      Somente com os olhos, não.

      Só será “visível” com bons telescópios.
      E por “visível” entenda-se que mesmo com bons telescópios não conseguirá discernir o que é. Vê somente um pequeno ponto que em alturas diferentes se moveu no céu.

      Por favor, leia o meu comentário anterior para informações mais completas.

      abraços!

  20. Tenho acompanhado esse asteróide a uns 6 dias e vejo que a velocidade dele aumenta um pouco todo dia, antes era 19,2km e agora já está em 19,4km/s isso é normal? Mesmo ele tendo atravessado o sol a tanto tempo não era pra estar diminuindo a velocidade? Ele já está a 55,000,000 km da terra em mais 15 diass só vai se aproximar mais 5,000,000 km? Obrigado

    1. Ele passou perto de Venus recentemente, o que pode ter aumentado um pouco a velocidade. Isso se chama slingshot effect e é utilizado pelas nossas sondas para chegar em outros planetas.
      Ele também está a passar pelo plano do sistema solar o que afecta esse efeito.

      É normal ele não se conseguir aproximar mais da Terra, porque na sua órbita a Terra está a afastar-se dele.

      Se vir o diagrama orbital do asteroide no sistema solar interior, percebe estas informações:
      https://theskylive.com/2016wf9-info

      abraços

  21. Oi.Boa tarde.Não consigo entender essa matemática… A velocidade do Asteróide esta aumentando e a distância da terra diminuindo muito rapidamente.será que realmente não existe a possibilidade de colisão ?? Olho e só me apavorou com a velocidade e a distancia !!!

    1. A distância da Terra não está diminuindo rapidamente.
      A velocidade do asteroide também não está aumentando por aí além.

      Não entendo porque diz essas coisas. Não viu os links com esses valores?

      abraços

  22. Mas quanto mais perto ele chega da terra mais aumenta a sua velocidade e diminu mais a sua distância !! Até dia 25vai estar mais perto da terra e mais rápido ?? Será impossível msm um colisão ?? Obgd ( olho e não compreendo essa matemática )

    1. Sim, é impossível a colisão.

      Se você for na direção este-oeste numa rua, num passeio, e outra pessoa for na direção oeste-este no passeio do outro lado da rua, também diminui a distancia em relação a si, e no entanto vai passar muito longe de si.

      Nem é preciso matemática para perceber como as coisas se passam no dia-a-dia.

      abraços

  23. Como assim a terra esta a se afastar do asteróide ?? Até agora não tinha ouvido falar sobre isso ! Obgd

    1. Se vir a órbita dos objetos, percebe que a Terra vai continuar na sua órbita e assim se afastar rapidamente do objeto. Mesmo que o objeto esteja se aproximando da órbita da Terra, a Terra já está se afastando.

      https://theskylive.com/2016wf9-info

      abraços

  24. Confesso que estava meio apavorada sobre este assunto ate achar este blog..Fico muito triste com a ideia de que pessoas espalham noticias deste tipo que disseminam o terror e o medo em pessoas que não tem conhecimento sobre o assunto..elas não tem noção do que fazem!
    Agradeço pela criação do blog!

    1. Infelizmente, todos os anos é a mesma coisa… e várias vezes ao ano 🙁

      abraços

  25. Nossa gente vamos pensar eu entendi que funciona assim eu moro em porto seguro na BA , vamos dizer que uma pessoa mora em SP mas ela quer ir para Salvador na BAHIA vamos dizer que fosse milhões a distância de um lugar para o outro,eu se estivesse acompanhando de porto seguro esse trajeto da pessoa saindo de São Paulo para Bahia eu veria se aproximando durante as horas, porém uma hora a pessoa chegaria em Salvador e aí essa seria a maior proximidade da pessoa de mim ou seja terra ela vem em direção da Bahia mas não de porto seguro e assim com o asteroide certo?

    1. Sim, Fernanda. Quase 100% correto.

      Só uma pequena correção: a pessoa estaria mais próxima de si, quando passasse em Eunápolis.
      De Eunápolis a Salvador, a pessoa se iria distanciar de si novamente.

      Mas obrigado! Essa foi uma excelente analogia!

      abraços!

  26. Carlos Oliveira
    Poderia resumir o texto para mim.

    1. Resumo: o asteroide vai passar muito longe da Terra.

  27. Acho impossível ele andar só mais 3,000,00 em 13 dias já q todos os dias ele anda 1,000,000 ele já está a 54.000.000 caso isso n aconteça quer dizer realmente q a NASA errou nos cálculos?

    1. Não. Isso só quer dizer que a Joice não leu os comentários anteriores onde isso está explicado 😉

        • Heloisa on 13/02/2017 at 10:40

        Pelo oque eu intendi ele tem dias que se movimenta mais rapido e outros mais de vagar e isso?

      1. Não. Qualquer objeto no espaço segue as leis de Kepler. Neste caso, segue a segunda lei de kepler.
        https://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Kepler

        abraços

        • Heloisa on 13/02/2017 at 10:45

        Como eu entendi, ele tem veses que se move mais rapido e outras mais devagar, correto?

      2. Já respondido.

  28. Joise vamos ver assim mesmo que ele anda-se 1.0000 por dia daria 13.0000 em treze dias menos os 54.0000 dará 41.0000 mesmo que a nasa se tenha enganado nos cálculos mesmo assim passará longe … Mais próximo passa o de hoje julgo não estar enganada …não é Carlos oliveira…

    1. Nem a NASA nem os outros milhares e milhares de astrónomos por todo o mundo se enganaram nos cálculos 😉

  29. Dr.Carlos Oliveira, boa noite! Qual é a data exata da passagem deste asteroide 2016 WF9 ?Agradeço desde já pela resposta e confesso que suas explicações me deixaram mais tranquila ,nós vemos tantos problemas no mundo que notícias falsas como essa me deixam muito triste.

    Como o ser humano tem a capacidade de usar a sua inteligência para espalhar mentiras para as pessoas?

    Obrigada !

    1. Não há qualquer “passagem” do asteroide. No dia 25 vai estar mais próximo da Terra e mesmo assim vai estar 150 vezes mais longe que a Lua…

    • Antonil Carlos on 13/02/2017 at 02:50
    • Responder

    Boa Noite.O asteróide Ja está a quase 53 milhões, a 19,6 km. Ja passou a tempo pelo sol, já não era pra ter diminuído a velocidade ? E como que dia 25 vai estar a 51 milhões se ainda faltam 12 dias,pelo que observo vai estar abaixo de 51. Não existe erros nesse cálculos ? E realmente existe chance de uma colisão ? Não me leve a mal, só quero entender. Obgd.

    1. Essas perguntas já estão respondidas em comentários anteriores.

      abraços

  30. Ja esta 19,7 isso quer dizer que ele esta mais rápido ?? Não seria perigoso ?? Será que vai passar realmente 51 milhões de km ? Obgd

    1. Já respondido num comentário anterior 😉

  31. Como eu entendi nos comentarios anteriores, tem veses que ele se move mais rapido e outras que ele se move mais de vagar, está correto?

    1. Já respondido.

      Escusa de enviar o mesmo comentário 3 vezes 😉

        • Heloisa on 13/02/2017 at 19:19

        Desculpa e por que não vi se tinha enviado, mas como entendi, pelo site que VC me mandou quanto mais ele se afasta do sol mais perde velocidade correto?

      1. Sim. Mas não existe só o Sol no sistema solar, como está explicado noutro comentário 😉

    • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 12:47
    • Responder

    Minha filha está em pânico com esse asteróide nem consegue dormir a noite,já está ficando louca. Vou mostrar esse blog a ela,mas o que me dá dúvidas e que num tal de Sky live diz que ele está cada vez mas próximo. Vou mostrar a ela para tentar tranquiliza lá. Obrigada pelas explicações. Sou muito ignorante no assunto abraços

    1. Ele vai ficando mais próximo até dia 25, mesmo assim vai continuar muito longe.

      As órbitas já foram explicadas atrás.

      abraços

    • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 12:49
    • Responder

    Estou com medo por que no skylive diz que ele está cada vez mais próximo. Ajude estou em pânico. Abraços

    1. Já respondido atrás.

  32. Estou pânico por que no skylive diz que está cada vez mais proximo. Ajudem estou pânico. Abraços

    1. Já respondido atrás.

      É escusado enviar sempre o mesmo comentário…

  33. 50,979,228 no site de informações do asteróide, que vc passou aqui nos comentários diz que essa é a distancia do asteróide no dia 25 fevereiro. E tbm em outro site passado aqui tbm,esta constando que o asteróide esta a 53 milhões a uma velocidade de 19,7…não compreendo.

    1. Compreende se ler os comentários atrás, onde isso já foi explicado 😉

      abraços

  34. Carlos Oliveira
    2016 WF9 não vai colidir com a Terra dia 16 de fevereiro???

    1. Se ler o artigo, percebe que é dito lá que o asteroide vai estar mais perto da Terra a 25 de Fevereiro. Logo, nem é a 16, nem 17, nem 18 nem … etc…

      abraços

    • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 18:19
    • Responder

    Tem tal de Sky line que dá a notícia que é esse asteróide está cada vez mais próximo,um tipo de monitoramento. Me ajudem estou em pânico. Sou mto ignorante sobre esses assuntos.

    1. Claudia, se tornar a fazer a mesma pergunta pela 4ª vez, terei que colocar em spam…

      Já lhe foi respondido no seu primeiro comentário. Não precisa perguntar sempre a mesma coisa. Só tem que ler o que foi dito que passa a perceber.

      abraços

        • Cláudia lopes on 13/02/2017 at 18:35

        Desculpe erro meu pensei que não tinha enviado a pergunta. Desconsidere ai, como disse sou uma negação sobre o assunto. Obrigada pela resposta

      1. Note que a sua dúvida já foi respondida, acima, no comentário da Claudia.

        abraços

  35. Amei obrigada pelo seu blog

    1. Obrigado!

  36. Amei o sei Blog parabéns…

    1. Obrigado!

  37. Caro amigo Dr Carlos…com certeza o senhor Ja esta cansado de responder sempre a msms perguntas …mas nós como leigos no assunto se apavoram os ao ver a distância se aproximando tão rapidamente assim da terra….gostaríamos de olhar a posição, os números e entender…..fazendo as contas e não conseguir chegar a 51 milhões sempre a menos…..nossa matemática não bate com os 51 milhões….e a velocidade só aumenta !!!! Dr Carlos tenho 60 anos e me pergunto…a onde estou errando na minha matemática .

    1. Já respondido no comentário da Manuela Gimenez e nos comentários da Joana. A Fernanda também explicou isso no seu comentário.

      abraços

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.