Super-Aglomerado de Galáxias de Saraswati

Representação da distribuição de galáxias no super-aglomerado Saraswati, feita pelo Sloan Digital Sky Survey (SDSS).

O universo em grande escala é magnífico.

Existe uma hierarquia de como as grandes estruturas do universo se montam.

Nós temos as galáxias. As galáxias junto com o gás associado e a matéria escura formam os aglomerados de galáxias. Esses aglomerados combinados entre si, com filamentos e com os vazios, formam o que conhecemos como Teia Cósmica que se expande pelo universo observável.

As maiores estruturas coerentes encontradas dentro da teia cósmica são conhecidas como os super-aglomerados de galáxias.

Um super-aglomerado pode ser definido como sendo uma cadeia de galáxias e aglomerados de galáxias unidos pela gravidade e que se espalham por uma extensão centenas de vezes maior que os aglomerados de galáxias, e são formados por dezenas de milhares de galáxias.

Por exemplo, a nossa galáxia, a Via Láctea, se encontra no aglomerado conhecido como Grupo Local, e no super-aglomerado conhecido como Laniakea.

Recentemente um grupo de pesquisadores indianos descobriu o que seria o maior super-aglomerado de galáxias do universo aquele que é considerado uma das maiores estruturas coerentes do universo.

Esse super-aglomerado se estende por uma escala de cerca de 600 milhões de anos-luz e pode conter uma massa equivalente a 20 milhões de bilhões de sóis.

A descoberta de uma estrutura coerente com essa extensão desafia o modelo cosmológico vigente chamado de Modelo da Matéria Escura Fria.

Esse super-aglomerado foi denominado pelos pesquisadores de Super-Aglomerado Saraswati, que é uma palavra encontrada em antigos textos indianos para se referir ao maior rio ao redor do qual as pessoas viviam na Índia antiga. É também o nome de uma deusa celestial, e na Índia moderna, é a deusa do conhecimento, da música, da arte, da sabedoria e da natureza.

A importância de se descobrir um super-aglomerado como esse é que essas gigantescas estruturas ajudam os astrônomos a entender a formação e a evolução das galáxias, pois as galáxias viajam através desses super-aglomerados, visitando diferentes regiões com diferentes propriedades e isso afeta de forma decisiva a vida de uma galáxia.

O estudo de super-aglomerados é uma área nova na astronomia, e essa descoberta irá fortalecer esse campo de pesquisa.

Fonte: IUCAA