Gelo em Mercúrio

Crédito: Head lab / Brown University

Embora possa ser contra-intuitivo, devido ao facto de estar muito perto do Sol, já é sabido há algum tempo que Mercúrio possui gelo na sua superfície.

O gelo se concentra em crateras que estão permanentemente nas sombras. Essas crateras nunca recebem a luz do Sol, e então se cria o ambiente ideal para a formação de gelo.

Desde 1990 os cientistas sabem que Mercúrio possui gelo. Os estudos eram feitos com telescópios que identificavam regiões com alta refletividade na superfície do planeta.
A confirmação só veio no começo dos anos 2000 após a sonda MESSENGER descobrir esses depósitos de gelo.

O que tem de novidade então?

Por vezes, uma missão termina, mas seus dados continuam sendo estudados por muito tempo.
E com a MESSENGER aconteceu isso.

Os pesquisadores usaram dados do altímetro da sonda, desenvolveram uma nova técnica de processamento de dados que consegue detectar a refletância de regiões fora da vertical e com isso descobriram gelo em 3 grandes crateras de Mercúrio.
Essas três crateras que não tinham sido mapeadas antes, possuem uma área de 3400 quilômetros quadrados com gelo.

Além disso, os pesquisadores usaram a nova técnica e investigaram as regiões ao redor também e encontraram pequenos depósitos não tão contínuos assim, mas que agregam mais gelo ainda no polo de Mercúrio.

E de acordo com os pesquisadores devem haver muitas outras áreas como essa com gelo na superfície espalhadas por Mercúrio.

Mas nessa pesquisa, muitas questões ainda estão em aberto.
Por exemplo, como esse gelo foi parar em Mercúrio?
A hipótese mais aceite é que asteroides e cometas, ao impactarem com a superfície do planeta, levaram essa água para lá, que congelou nas crateras permanentemente nas sombras.
Outra ideia é que o hidrogênio pode ter chegado na superfície por meio do vento solar e então se combinado com o oxigênio, formando água e posteriormente congelando nas sombras das crateras.

Fonte: Phys.org

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights