Sonda MAVEN descobre cauda magnética em Marte

Créditos: Anil Rao / Univ. of Colorado / MAVEN / NASA GSFC

A sonda MAVEN, da NASA, é uma sonda que está na órbita de Marte estudando a sua atmosfera, e os processos que levaram o planeta vermelho a perder boa parte da sua atmosfera no passado.

Como já é sabido, Marte não tem um campo magnético global, como no caso da Terra.
Marte possui resquícios, partes remanescentes de seu campo magnético, em algumas regiões do planeta.

Até aí, não é novidade para os pesquisadores da MAVEN.
Porém, usando os instrumentos da sonda, os pesquisadores agora identificaram algo único em Marte: uma cauda magnética.

Essa cauda magnética é gerada por um processo chamado de reconexão magnética que acontece nas regiões com resquícios de campos magnéticos.
A cauda magnética de Marte possui uma inclinação de 45 graus, causada pela direção do vento solar.

Primeiro, os pesquisadores simularam esse efeito e essa cauda.
Depois, as observações da MAVEN se ajustaram perfeitamente às simulações realizadas.

É a primeira vez que essa cauda magnética é observada e é a primeira vez que os pesquisadores conseguem provar a existência de um tipo de campo magnético em Marte.

A cauda magnética marciana é muito dinâmica, pois ela sofre alterações de acordo com a intensidade e direção do vento solar.

Os instrumentos a bordo da sonda MAVEN estão medindo a intensidade dos campos magnéticos reconectados em Marte e descobrindo onde isso acontece.

A principal implicação disso, é que essa cauda magnética faz com que Marte perca o pouco que resta ainda de sua fina atmosfera e isso pode ter implicações futuras importantes, ainda mais se um dia colonizarmos o planeta vermelho.

Fonte: NASA