O último Neandertal

Who Killed the Neanderthal? (em português: O Último Neandertal) é um excelente documentário produzido pela televisão francesa e posteriormente distribuído pelo Canal História.

O resumo do programa é:

“Há 350.000 anos, uma espécie humana dominava o mundo. Apesar das condições adversas no planeta, estes seres conseguiram adaptar-se e dominar o reino animal. Eram os Neandertais.

Durante milhares de anos, estes coletores-caçadores aperfeiçoaram as suas aptidões e perícia e desenvolveram crenças e uma cultura como um todo…
Mas há cerca de 30.000 anos, estes homens, mulheres e crianças desapareceram para sempre…
O que ainda continua a ser um mistério…

Genocídios, epidemias, alterações climatéricas, consanguinidade, diluição genética…
São muitas as hipóteses mais ou menos consensuais.

Assim, para elucidar o enigma, este ambicioso especial decorrerá como uma investigação criminal, ilustrada através de docudrama e CGI, levando-nos numa viagem pelo mundo, a inúmeros laboratórios forenses e às principais regiões em que os Neandertais viveram.

Quem eram as vítimas (Neandertais)? Qual era a sua cultura? Que relações tinham com o Homo Sapiens? O que lhes aconteceu realmente?”

Neste documentário dramático, uma equipa de investigadores/cientistas/especialistas, examina as evidências em diferentes partes do mundo, não só no terreno mas também nos laboratórios.

É um documentário bastante científico. Mas não chato. Proporciona um bom entretenimento.

Os Neandertais fazem parte da nossa história (do Homo sapiens), e como tal é importante conhecermos o Homo neanderthalensis, para conhecermos um pouco melhor a Humanidade.

Desde 400.000 anos até há 40.000 anos atrás, os Neandertais dominavam a Europa, o Médio Oriente e a Ásia.
Eles dispunham de tecnologia (ferramentas) avançada para a época, sabiam fazer fogo, cozinhavam, tinham uma linguagem própria (rudimentar), criavam arte rupestre, eram excelentes artesãos, tinham excelentes capacidades de caça, criavam medicamentos com plantas (tinham conhecimentos médicos rudimentares), cuidavam das crianças (tinham áreas quase como creches), cuidavam dos Neandertais feridos, etc.
Eles até faziam enterros (enterravam os seus mortos), e juntavam objetos aos seus mortos: isto demonstra que tinham empatia com quem morreu, e provavelmente imaginavam uma vida após a morte.
Fisicamente, eram robustos, muito atléticos e tinham grandes músculos. Eram atletas pré-históricos bem adaptados ao seu meio ambiente. Eles andavam eretos e não curvados. Não estavam cobertos de pêlo (como por vezes se vê nas ilustrações), eram brancos, e tinham cores de cabelo similares à nossa. A sua altura era de cerca 1,60m e pesavam cerca de 75 kg. Curiosamente, tinham um queixo pouco pronunciado (tinham pouco queixo, comparados connosco).
Ou seja, eram bastante parecidos com os Humanos atuais.

No entanto, apesar de tão avançados para a época, os últimos vestígios dos Neandertais remontam há cerca 40.000 anos. Porque se extinguiram os Neandertais?
Qual terá sido a causa? Alterações climáticas? Epidemia? Mistura genética (sexo com Homo sapiens)? Genocídio por outras tribos ou por Homo sapiens? O que aconteceu?
Os cientistas tentam resolver este mistério…

Os cientistas perceberam que os Neandertais tinham uma diversidade genética muito baixa. Isto levava a endogamia/consanguinidade, em que os indivíduos acasalavam com os seus primos/primas, irmãos/irmãs e outros membros da sua família.
Além disso, algumas das tribos praticavam canibalismo, mesmo que fosse só em membros que morressem.
Ora, estas duas causas, levavam a um incremento enorme das doenças. E isto levou a um decrescimento acentuado da população.

Mas este decrescimento não extinguiu os Neandertais.
Então qual foi a causa principal?

O Homo sapiens desenvolveu-se/evoluiu em África. Enquanto o Neandertal desenvolveu-se na Europa.
Na altura, mudanças climáticas em África fizeram com que o Homo sapiens se expandisse e encontrasse os Neandertais no Médio Oriente.
Aí, obviamente, existiram algumas lutas. Mas nada que levasse a um genocídio.
Aliás, tal como na chegada dos europeus às Américas, também aqui existiram muitas mortes por doença: os Homo sapiens levaram muitas doenças (como a tuberculose), com as quais os Neandertais nunca tinham tido contacto, e por isso, inadvertidamente, os Homo sapiens mataram muitos Neandertais.

No entanto, o que se passou maioritariamente é que os indivíduos Homo sapiens e Neandertal acasalaram e reproduziram-se. Assim, misturaram-se geneticamente. Nós somos descendentes dessa mestiçagem. Ainda hoje, todos nós, temos evidências disso no nosso genoma.
Além de existirem também as evidências arqueológicas.

Ou seja, os Neandertais não se extinguiram. Na verdade, eles evoluíram. Tal como o Homo sapiens evoluiu. E tal como a Humanidade continua a evoluir.

Os Neandertais continuam a existir em todos nós!

P.S.: infelizmente, o documentário tem um problema: o narrador não sabe distinguir teorias, de modelos e hipóteses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights