Periélio..

A equipa do astroPT deseja a todos os seus leitores um ano 2008 astronomicamente interessante, no mínimo, e que possamos contar um dia com a vossa participação activa no seio do astropt.

Fica também já a saber que o dia 2 de Janeiro de 2008 ficará marcado por ser o dia do periélio da Terra. Da palavra grega peri, a qual significa em redor, próxima, e da palavra helios que se refere ao Sol já que foi o primeiro elemento químico a ser descoberto no Sol: He.
Ou seja, refere-se à data do ano em que a Terra está mais próxima do Sol, contrariamente à crença geral de que o planeta Terra está mais afastado quando é Inverno no Hemisfério Norte. Nada mais errado. As estações do ano estão relacionadas com a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano da sua órbita e não tanto com a parca diferença de distância Terra-Sol em Janeiro e Junho (para a escala do Sistema Solar, é uma diferença muito pequena para se fazer sentir).
É uma coincidência que o ano novo e o periélio do ano 2008 estejam tão próximos. Curiosamente daqui a 21 mil anos teremos o periélio a coincidir com o solstício de Junho.
Já sabe, no dia 2 de Janeiro de 2008 estaremos o mais perto possível do Sol (em relação ao ano civil 2008, entenda-se), e dia 4 de Julho será o dia em que a Terra estará mais longe do Sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights