Orbcomm em órbita

A Rússia colocou em órbita seis satélites de comunicações norte-americanos pertencentes à empresa Orbcomm. O lançamento teve lugar às 0636:28UTC e foi levado a cabo por um foguetãoKosmos-3M a partir do Complexo de Lançamento LC107 do Cosmódromode Kapustin Yar, sendo este o primeiro lançamento orbital a ter lugar desde 1999.

O foguetãoKosmos-3M transportou o satélite Orbcomm CDS-3 (Concept Demonstration Satellite) que irá fornecer o normal serviço Orbcomm transportando também uma carga da Guarda Costeira dos Estados Unidos denominada Automatic Identification System (AIS). Este satélite irá receber os sinais emitidos a partir de embarcações, aumentando assim as técnicas de monitorização da Guarda Costeira como parte das suas iniciativas de segurança nacional. O Obrcomm CDS-3 tem uma massa de 80 kg e foi desenvolvido pela empresa alemã OHB-System como empresa principal recebendo a colaboração da empresa russa PO Polyot (modelo do satélite) e da norte-americana Orbital Sciences Corporation (carga).

A bordo do lançador seguiram também cinco satélites Orbcomm genéricos (também denominados Orbcomm Quick Launch) desenvolvidos pelas empresas já referidas. Para além de desempenharem as funções habituais dos serviços Orbcomm (isto é, transmissão de mensagens e dados), os novos satélites irão também receber sinais para monitorização marítima.

Baseado no míssil R-14 desenvolvido por Yangel, o foguetão lançador 11K65M Kosmos-3M é um dos vectores mais bem sucedidos da frota de lançadores russos tendo uma taxa de sucesso superior a 95 % em 440 lançamentos. É um veículo a dois estágios que consome combustíveis hipergólicos sendo capaz de colocar 1500 kg numa órbita terrestre a 250 km de altitude com uma inclinação de 51,6º ou então uma carga de 775 kg numa órbita polar a 800 km de altitude.

Localizado na região de Astrakhan perto da cidade de Znamensk, o Cosmódromo de GTsP-4 Kapustin Yar foi o primeiro local de testes para o desenvolvimento dos mísseis balísticos soviéticos, sendo também utilizado para lançamentos orbitais. Os primeiros lançamentos de mísseis V-2 recuperados após a Segunda Guerra Mundial tiveram lugar em 1946. O cosmódromo foi ampliado nos anos 50 para testar as novas gerações de mísseis soviéticos. A partir de Kapustin Yar é possível alcançar órbitas com inclinações mínimas de 48º e máximas de 51º.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights