Jason-2 em órbita

A United Launch Alliance (ULA) levou a cabo o lançamento do satélite Jason-2 a partir do Complexo de Lançamento SLC-2W da Base Aérea de Vandenberg, Califórnia. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Delta-2 7320-10 (D334) às 0746:25UTC do dia 20 de Junho de 2008.

O satélite Jason-2 resulta de uma cooperação entre a NASA e o CNES para responder a uma demanda internacional para o desenvolvimento de veículos para estudar e observar os oceanos e o clima através de um sistema de observação global. O satélite deverá operar por 5 anos.

Com uma massa de 525 kg o Jason-2 transporta uma série de instrumentos de observação: o Poseidon-3, desenvolvido pelo CNES será utilizado para a medição das distâncias entre o satélite e a superfície oceânica e que será também utilizado para levar a cabo correcções precisas em relação à trajectória do sinal na ionosfera; o AMR (Advanced Microwave Radiometer), desenvolvido pela NASA para identificar o conteudo em água na troposfera; o sistema DORIS desenvolvido pelo CNES e que será utilizado para uma determinação orbital precisa; o sistema GPSP desenvolvido pela NASA que conjuntamente com o DORIS servirá para calcular a posição do satélite; o LRA (Laser Reflected Area) desenvolvido pela NASA e que tem por objectivo fazer uma calibração precisa de outros instrumentos para a análise de pulsações laser originadas no solo e reflectidas num conjunto de espelhos a bordo do satélite. O Jason-2 ainda transporta três instrumentos ‘passageiros’: CARMEN2, desenvolvido pelo CNES é um dosímetro que será utilizado para melhorar o conhecimento da radiação particularmente agressiva à altitude orbital em que se encontra o satélite; LPT (Light Particles Telescope), outro dosímetro que é contribuição conjunta da JAXA e do CNES, e o T2L2 (Transfert de Temps par Lian Laser), desenvolvido pela CNES e que será utilizado para sincronizar relógios remotos com elevada precisão.

O seguinte satélite da série, o Jason-3, deverá ser colocado em órbita no período de 2013 / 2014.

O foguetão lançador Delta-2 7320-10 é um veículo a dois estágios que utiliza três propulsores laterais de combustível sólido que são accionados a quando da queima do primeiro estágio e depois descartados. O lançador está equipado com uma ogiva de 10 pés (cerca de 3 metros) de diâmetro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights