Jogos Olímpicos no Espaço
Ainda teremos que esperar alguns séculos para vermos os Jogos Olímpicos a serem disputados fora da Terra. E que diferentes eles serão! Imaginem, por exemplo, como será um salto em altura na lua de Úrano, Miranda, com menos de 1% da gravidade da Terra!
Em vez de esperar alguns séculos, convido-vos a ler este artigo da Nancy Atkinson sobre quanto do espaço está desde já ligado aos Jogos Olímpicos de Beijing. Desde sapatilhas, passando por fatos de natação, até melhorias no Google Earth da área de Beijing.
Mas o mais emblemático ainda será o facto de vários astronautas terem carregado a tocha olímpica: Sheikh Muszaphar Shukor, o primeiro astronauta da Malásia; Fei Junlong, Nie Haisheng, e Yang Liwei, três taikonautas chineses; e, na foto, a cosmonauta Russa de 71 anos, e primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova.

Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários