Teoria das Cordas

Leiam este excelente artigo, em português, sobre a Teoria das Cordas.

A Teoria das Cordas também pretende ser uma “Teoria do Tudo”. A Teoria M é o seu seguimento lógico para solucionar alguns problemas.

A Teoria das Cordas (“String Theory“) tenta unificar a Teoria da Relatividade Geral, que descreve a força da gravidade, com a mecânica quântica, que descreve as interacções das restantes forças (electromagnética, nuclear fraca e nuclear forte) a escalas muito pequenas.
Apesar de ter nascido nos anos 60 a complexidade matemática da teoria tornou a sua aplicação à descrição de fenómenos físicos concretos difícil e os seus detractores criticam uma teoria que não é capaz de produzir resultados passíveis de verificação experimental.
Em Julho de 2009, as coisas podem ter mudado radicalmente agora. Um grupo de investigadores da Universidade de Leiden publicou um artigo na revista Science em que utiliza a Teoria das Cordas para contribuir para a explicação de um fenómeno que há muito deixa os físicos perplexos: a supercondutividade de materiais a altas temperaturas.