Sol em fotos

Sundog
Sundog
Na tarde de 18 de Outubro de 2007 foi visível um forte “Sundog” em Lisboa, ou pelo menos aqui por Corroios.
Na imagem de cima, no lado direito pode ver-se uma espécie de 2º Sol envolto por um ligeiro arco-iris, a este fenómeno atmosférico dá-se o nome de “Sundog” e resulta na refracção da luz solar em pequenos cristais de gelo suspensos na atmosfera. Estes fenómenos ocorrem normalmente quando o sol se encontra baixo. No lado esquerdo da imagem pode ver-se a minha mão tapando o disco solar para reduzir o excesso de brilho proveniente do mesmo.
HP850 em 18-10-07 às 17h46 , a Exp: 1/649s F-9.7 ISO 100.

Raios Crepusculares
Raios Crepusculares
Imagem dos raios crepusculares captada nos Capuchos.
“Picture of the Day” no site da revista americana Astronomy. Vejam aqui.

Halo Solar
Halor Solar registado hoje por volta das 13h10
Dia 01-06-07 às 13h10, ao olhar para o céu podia ver-se um fenómeno um pouco raro, conhecido por Halo Solar. Tive a sorte de olhar para o Sol nesse momento e de ter uma pequena máquina fotográfica à mão, a qual utilizei para eternizar esse momento.

Ice Halo e o Cristo Rei
Ice Halo e o Cristo Rei
Dia 26-04-08, pelas 13h00 da tarde estava eu no Cristo Rei, em Almada, a tirar algumas fotos em famíllia, quando olho para o céu e vejo, meio “Halo Solar”, se assim se poderá dizer. Este, é um fenómeno atmosférico que ocorre devido à existência de pequenos cristais de gelo na atmosfera, que refractam assim a luz solar que os atravessa, provocando aquilo que parece ser um arco-iris. Estes “halos solares” têm normalmente 22º e ocorrem de forma circunscrita.

Pôr do Sol – Astronomy.com Picture of the Day
picture-of-the-day-astronomy-magazine-100409-front-net
A 10 de Abril 2009 uma imagem minha foi “Picture of the Day” no site da Astronomy.com. Trata-se de um pôr do Sol que fotografei 2 meses antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights