RazakSAT em órbita

Liftoff_south_FULL_QQ9L7636-480x723

A companhia privada californiana SpaceX levou a cabo com sucesso o seu primeiro voo comercial ao colocar em órbita o satélite RazakSAT para o governo da Malásia. O lançamento teve lugar às 0335UTC do dia 14 de Julho de 2009 a partir da Ilha de Omelek, Atol de Kwajalein, Ilhas Marshell – Oceano Pacífico, e foi levado a cabo por um foguetão Falcon-1 na sua quinta missão (segunda bem sucedida).

O lançamento teve de ser adiado por mais de quatro horas devido devido às más condições atmosféricas e devido a problemas com o sistema de hélio do foguetão lançador.

Com uma massa de cerca de 200 kg, o satélite RazakSAT será utilizado para tarefas de detecção remota. Contendo uma câmara com uma resolução de 2,5 metros a preto e branco e uma resolução de 5,0 metros a cores, o satélite foi construído pela companhia ATSB. As imagens obtidas pelo RazakSAT serão utilizadas por companhias comerciais, agência governamentais e por institutos de pesquisa, sendo aplicáveis na agricultura, monitorização ambiental, exploração, gestão de florestas, desenho de mapas, gestão de transportes e planeamento urbano.

O plano original previa o lançamento de dois pequenos satélites, o InnoSAT e o CubeSAT, mas devido à necessidade de se intriduzir um sistema de supressão de vibrações, estes satélites serão lançados numa missão posterior que será levada a cabo por um foguetão Falcon-9 a partir de Cabo Canaveral em 2010.

Imagem: SpaceX

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights