Universidade Internacional do Espaço

ISU

O membro da nossa comunidade Paulo Esteves, dá-nos a conhecer a International Space University, em Estrasburgo, França, onde é engenheiro:

“A ISU é uma universidade que visa formar os seus alunos interdisciplinarmente, em todos os aspectos relacionados com o espaço. Os alunos da ISU são sempre de backgrounds extremamente variados, sendo que este ano temos estudantes desde arquitectos até advogados, passando por designers graficos, economistas e gestores e, claro, cientistas e engenheiros.

Um dos maiores objectivos da universidade é que os seus alunos aprendam a falar todos a mesma “linguagem” de espaço, independentemente do seu background. A titulo de exemplo, no calendario das aulas desta semana encontram-se temas tão distintos como International Space Law, Deep Space Missions, Introduction to Space Life Science, Fundamental of Space Propulsion, etc. Claro que a uns não se faz mais que “rever materia” ou abordar muito por alto o seu tema de especialização, mas é fundamental que quem não tenha formação nesses temas adquira algumas noçoes sobre o assunto.

A ISU tem por base “o lema dos 3 Is”, como aqui é conhecido, de International, Intercultural & Interdisciplinar. Da mesma forma que os alunos teem backgrounds variadissimos, também as suas nacionalidades normalmente cobrem 4 ou mesmo 5 continentes, o que é um dos pontos fortes da universidade.
Quanto a portugueses, tambem existem.

Quanto a mim, estou a fazer um programa de estagio para a ESA que se chama Young Graduate Trainee, e fui colocado aqui na ISU durante 2 anos. As minhas funcoes passam por dar formacao maioritariamente tecnica aos alunos em Concurrent Engineering, Radio Astronomia e Comunicacao por Satelite utilizando a estacao de seguimento que temos aqui na universidade.

Apareço neste video juntamente com outro portugues:

A universidade tem 4 programas:
* Mestrado (MsC): duracao de 1 ano (setembro a setembro), toma lugar em Estrasburgo no campus central da ISU.
* Space Studies Program (tambem conhecido como Summer Session Program): duracao de 2 meses (Julho e Agosto) e nao tem sitio fixo, este ano foi acolhido pelo NASA Ames Research Center.
* MBA: duracao de ano e meio (inicio em Junho) decorre em 5 modulos de 2 semanas que tomam lugar em diversos sitios da Europa e Estados Unidos.
* Executive Space Course: duracao de 1 semana, visa proporcionar a profissionais do sector sem formacao especifica em espaco a formacao basica interdisciplinar essencial para progredir na carreira.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights