WR 140 – Workshop no Convento da Arrábida

Como divulgado na altura, teve lugar uma missão de cooperação profissionais/amadores (PROAM), durante 4 meses, de 01 de Dezembro de 2008 a 23 de Março de 2009, no telescópio MONS, observatório de Teide, Tenerife.

O motivo desta colaboração foi o estudo do sistema binário de ventos em colisão, WR 140, durante o periastro, fase em que a distância entre as duas estrelas foi, na momento de maior proximidade, de apenas 2 unidades astronómicas.

Nessa missão participaram nada menos de 7 amadores portugueses.

Na passagem de testemunho do grupo formado por Alberto, Filipe Alves, J. Ribeiro e Luís Carreira para o último grupo da missão surgiu a ideia de fazer uma reunião posterior, para análise dos resultados e para permitir o conhecimento pessoal de todos os intervenientes.

A ideia não caiu em saco roto e vai ocorrer um “workshop” em Portugal, mais concretamente no Convento da Arrábida, onde se pretende dar a conhecer os resultados obtidos, algumas conclusões e, eventualmente falar de colaborações futuras.

Inicialmente esta reunião seria de 6ªfeira, dia 28 de Maio adomingo, dia 30. Porém houve manifestação de interesse de vários profissionais em prolongar até ao dia 2 de Junho. Assim se fez e contamos com a presença de profissionais de vários pontos do mundo e não só de participantes da campanha ocorrida em Tenerife.

Uma página do anúncio do workshop pode ser acedida aqui: http://www.stsci.de/wr140/index.htm

Lá consta uma proposta de agenda e o nome de alguns dos participantes inscritos.

Pensamos que com esta iniciativa estaremos a dar um importante impulso à colaboração PROAM no futuro próximo. Esperamos também levar os profissionais a tomarem consciência de que a colaboração dos amadores pode valer a pena e motivar os amadores para a participação activa.

O grande motor desta organização é o José Ribeiro, com quem tenho o prazer de estar a cooperar.

Alberto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights