VB10b

Em Maio de 2009, foi descoberto o VB10bPrimeiro Planeta Astrométrico.
Foi descoberto o primeiro planeta a ser identificado inequivocamente por medições astrométricas em torno da anã vermelha VB10 (Van Biesbroeck 10), situada a 20 anos-luz na constelação Águia. O movimento do planeta (invisível) e da estrela em torno do centro de gravidade comum introduz perturbações no movimento aparente da estrela no céu nocturno. A medição dessas perturbações ao longo de vários anos permite determinar a massa do corpo perturbador e as dimensões da sua órbita.
Dois astrónomos do JPL (Jet Propulsion Laboratory) mediram durante 12 anos estas perturbações na VB10 e deduziram a presença de um planeta, VB10b, com cerca de 6 vezes a massa de Júpiter e que orbita a estrela a uma distância comparável à de Mercúrio relativamente ao Sol.

vb10b
A esta distância, e uma vez que a estrela é uma anã vermelha, o planeta não é um braseiro como os “hot jupiters” mas terá antes algumas semelhanças com o nosso Júpiter. Os astrónomos utilizaram o telescópio Hale de 5 metros do Monte Palomar para realizar as observações.
astrometry

Em Dezembro 2009, percebeu-se que o exoplaneta VB10b não existe.
A VB10 tem vindo a ser monitorizada, utilizando a técnica da velocidade radial no VLT (ESO Very Large Telescope, no Chile), por uma outra equipa de astrónomos. Esta equipa acaba de publicar um artigo em que analisa os dados obtidos para a velocidade radial da estrela e surpreendentemente não detectaram o planeta. Dada a fiabilidade provada da técnica da velocidade radial e a má reputação da técnica da astrometria (pelo menos a partir da superfície terrestre), este artigo parece dar um golpe fatal naquela que seria a primeira descoberta bona fide de um exoplaneta por astrometria.