Gliese 758

bdwarf

Gliese 758 é uma estrela de tipo solar, tipo espectral G8 na constelação Lira, situada a uma distância de 50 anos-luz. Estas características tornaram-na num alvo apetecível para as buscas de exoplanetas pelo método da velocidade radial. Infelizmente, apesar de vários anos de observações nada foi encontrado.

Em Novembro de 2009, um grupo de astrónomos utilizou o telescópio Subaru, no Hawaii, para obter imagens directas no infravermelho do que pensam ser uma anã castanha de tipo espectral T orbitando Gliese 758 a uma distância semelhante à distância Sol-Plutão. Com uma massa de 10 a 40 vezes a massa de Júpiter, a sua temperatura situa-se entre os 550 e os 640K, tornando-a na companheira mais fria jamais fotografada em torno de uma estrela de tipo solar.

glise758B
Esta imagem de Gliese 758 ilustra bem os avanços que têm sido feitos ao nível da instrumentação astronómica. Isto é especialmente notório nos sistemas de óptica adaptativa, cuja finalidade é a de tentar corrigir em tempo-real a distorção provocada pela atmosfera terrestre.
A dita foi obtida com um novo equipamento instalado no telescópio Subaru, no Hawaii, designado de “High Contrast Instrument for the Subaru next generation Adaptive Optics” (ou HiCIAO). A imagem da estrela foi parcialmente removida por software deixando ver dois corpos na sua proximidade.
O corpo B, demonstrou-se, é uma anã castanha ou um planeta com uma massa entre as 10 e as 40 vezes a de Júpiter (o valor exacto da massa depende da idade incerta do objecto), que orbita a Gliese 758. Reparem na escala no topo da imagem com os raios orbitais de planetas do sistema solar. A distância do corpo B a Gliese 758 é sensivelmente a mesma que a de Neptuno ao Sol !
A resolução é impressionante se tivermos em conta que se trata de uma estrela a 50 anos-luz.
Um outro corpo, C, poderá também pertencer ao sistema, mas por agora a sua natureza é incerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights