2 novas Super-Terras

61Virbcd

Em Dezembro de 2009, foi anunciada a descoberta, por uma equipa liderada por Steven Vogt (University of California, Santa Cruz) e Paul Butler ( Carnegie Institution of Washington), de 2 novas Super-Terras em torno das estrelas 61 Virginis e HD1461. Para além disso, ambas as estrelas têm sistemas com múltiplos planetas e são muito parecidas com o Sol.

61 Virginis é uma anã de tipo espectral G5, na constelação Virgem. Em torno desta estrela foram detectados nada mais do que 3 planetas com 5, 18 e 24 vezes a massa da Terra (Neptuno tem 17 vezes a massa da Terra), e períodos de translação de 4.2, 38 e 124 dias, respectivamente. O mais interior e menos maciço destes planetas é uma Super-Terra. O telescópio Spitzer também observou esta estrela e detectou um anel espesso de poeira a uma distância correspondente a 2 vezes a de Plutão ao Sol. Este sistema parece mesmo ter algumas afinidades com o Sistema Solar.
HD1461 é uma anã de tipo espectral G0, na constelação Baleia. Em torno desta estrela foi detectada uma Super-Terra com 7.5 vezes a massa da Terra e um período orbital de 5.8 dias. Existe pelo menos mais um planeta, possivelmente até dois, em órbitas mais exteriores neste sistema.

Os planetas foram descobertos pela técnica da velocidade radial combinando dados obtidos com os telescópios Keck, no Hawaii, e o Anglo-Australian Telescope (AAT), na Austrália.
Podem ler o anúncio original aqui.

A mesma equipa anunciou ainda a descoberta de um novo planeta em torno da estrela 23 Librae, na constelação Balança. Em 2000 tinha sido descoberto um planeta com um período de 258 dias e 1.6 vezes a massa de Júpiter em torno desta estrela. O novo planeta orbita a estrela com um período de 5000 dias e tem uma massa de 0.8 vezes a de Júpiter. Os parâmetros deste planeta necessitam ainda de ser mais refinados através de mais observações.